Será que a Sony está pensando em devolver os direitos sobre Homem-Aranha para Marvel?
E aí, pessoal, como vocês estão de teorias hoje? Eu, já há algum tempo estava pensando numa possibilidade interessante para o Mercado de entretenimento, envolvendo a Sony. Então, peço que vocês entendam tudo o que vou apresentar aqui como mera teoria, afinal, não há nada confirmado sobre os planos futuros da Sony, então, como sonhar não paga imposto (pelo menos não por enquanto), vamos sonhar com o melhor para o futuro, tanto da Sony, Marvel e de todos nós, consumidores.
Dividirei este artigo em duas parte, primeiramente, a parte histórica, esclarecendo um pouco sobre a parte do Homem-Aranha, e após isso, tratarei da teoria em si, onde abordarei as questões que eu acho que estão motivando a Sony a trabalhar em tantas adaptações de suas franquias de games para filmes e séries. Então, se você já conhece a história do Homem-Aranha, pode pular para a segunda parte do artigo e vamos trabalhar juntos nesta teoria, me digam nos comentários se concordam com alguma coisa ou se acham eu estou viajando gostoso.
O HOMEM-ARANHA CAIU DA PAREDE NOS COLOS DA SONY
Primeiramente, para quem não sabe, a Sony detém os direitos de explorar artisticamente o Homem-Aranha e personagens criados nos quadrinhos, isso ocorreu no fim da década de 1990, quando a Marvel estava ruim das pernas e precisando de caixa, e como o foco dela àquela época eram os quadrinhos, saiu vendendo para estúdios diversos os direitos de seus personagens, sendo assim, a Sony ficou com o Homem-Aranha, a Fox com os X-Men e alguns outros casos por aí. Isso explica o motivo dos filmes da Marval não terem apresentado antes o Homem-Aranha e nem terem utilizado outros personagens famosos como os X-Men, nem poderem utilizar termos como “mutantes”.
No passado tivemos 5 filmes do Homem-Aranha, a trilogia inicial com Tobey Maguire e mais dois filmes de uma nova trilogia que viria com Andrew Garfield, porém, somente os dois primeiros filmes foram lançados até o momento (e parece que dificilmente o terceiro chegará ao público). Depois de um tempo, no filme Capitão América 3: Guerra Civil, o cabeça de teia apareceu pela primeira vez em um filme da Marvel, isso foi um trabalho conjunto da Disney com a Sony, um acordo comercial milionário onde a Sony cedia os direitos de uso do Homem-Aranha, enquanto poderia explorar o “Aranhaverso” e então começou uma saga de produzir filmes sobre os vilões do “teioso”, enquanto Tom Holland fazia um terceiro “revival” do amigão da vizinhança, lá no quintal da Disney.
Com o lançamento de Homem-Aranha Longe de Casa uma disputa entre Disney e Sony se intensificou pelos direitos de uso do personagem. Nós aqui do TGN tratamos sobre este assunto, desde o conflito de interesses por parte da Sony, a mão-de-vaquisse da Disney e o que isso poderia interferir nos planos da Marvel para o futuro. Em resumo, a Sony queria mais dinheiro, a Disney tinha o dinheiro, mas não queria pagar, a Marvel queria dar maior protagonismo para o Homem-Aranha como substituto do Tony Stark, o Homem de Ferro, mas parece que ficou ressabiada e acabou agindo com mais cautela quanto a este plano.
Depois de tudo isso, vida que segue, Homem-Aranha segui na Marvel, a Sony continuou com os filmes de vilões e hoje, ao menos fora dos bastidores, para nós, o público em geral, tudo parece tranquilo e resolvido, mas nos bastidores, a situação parece não estar totalmente resolvida, e se este impasse continuar e a tensão aumentar, provavelmente quem vai sofrer seremos nós, os fãs.
E A SONY, TEM NOVOS PLANOS NA MANGA?
Então, aparentemente a Sony percebeu que possui uma mina de ouro nas mãos, com suas franquias de jogos maravilhosos e resolveu começar a investir em produções além dos games (talvez os filmes de vilões de Homem-Aranha e suas repercussões nem sempre tão boas tenham colaborado para a nova empreitada).
https://youtu.be/VHNzi1CjDb0
Atualmente temos The Last Of Us sendo aclamada como o suprassumo da adaptação de games para séries. Eu nunca joguei o game, mas escrevi minha opinião sobre o que achei logo dos dois primeiros episódios e estou gostando. Além dessa série, sabemos que há outras obras da Sony que receberão adaptações, como Horizon, Godo f War, Gran Turismo e outros. E aí que chega a minha teoria, se o sucesso de The Last Of Us se confirmar, e a Sony descobrir aí um mercado com grande rentabilidade, será que ela vai querer ainda mais dinheiro para deixar o Homem-Aranha com a Marvel, ou será que ela pode achar mais vantajosos receber um aporte para ceder completamente os direito sobre o teioso para a Marvel e começar a focar em um “Sonyverse” com foco em suas produções originais e adaptações das franquias que já fazem sucesso em seu console?
Na minha opinião, os US$10 Bilhões que a Sony queria, mas a Disney não quis pagar no passado, hoje seria um problema facilmente solucionado e talvez a Disney pagaria sem maiores problemas. Mas e aí, será que a Sony ainda estaria disposta a fazer esta negociação? Eu não posso afirmar que sim, mas com o provável sucesso de The Last of Us, se a Sony emplacar mais um grande sucesso, como Godo f War, Horizon ou Gran Turismo, eu acho que sim, a Sony toparia vender os direitos do Homem-Aranha de volta para a Marvel/Disney, talvez por um valor maior que US$10bi, mas venderia, pois um caixa fortificado com este valor, “da noite pro dia” seria um ótimo sinal para acionistas e possibilitaria continuações, novas obras e maior qualidade em seus produtos, caindo no círculo prazeroso do lucro e dividendos.
Os jogos exclusivos da Sony e suas franquias são reconhecidas na comunidade gamer e agora estão sendo conhecidas pela comunidade não-gamer, e o público em geral parece estar curtindo muito a série de The Last of Us, e isso pode apresentar suas obras para um novo público que pode querer saber mais e buscar isso onde? Nos consoles da empresa, o que a alavancaria um pouco mais no mercado de games.
Atualmente a Sony está em uma cruzada contra a Microsoft devido a compra da Activision Blizzard, onde a Sony alega que que o sucesso de seus consoles está relacionado à franquia Call of Duty, mas a Microsoft pediu para a Sony apresentar documentos sigilosos no processo, que podem conter planos futuros da empresa e a Microsoft parece querer utilizar estes planos futuros contra a própria Sony. Será que a Microsoft também acredita que a dona do Playstation estaria de olho em outros mercados, como sugerido aqui, o “Sonyverse” com filmes e séries?
E o que você acha de toda essa história? Mais alguém acha no mínimo suspeito a Sony querer partir só agora para a produção de filmes e séries de suas propriedades nos games? Será que ela não fez isso antes por causa da tecnologia? Se levarmos em consideração o que James Cameron precisou fazer para lançar o primeiro filme Avatar e fez novamente agora com Avatar O Caminho da Água, será que a Sony só pensou em fazer isso agora por conta da evolução tecnológica? Será que no processo contra a Microsoft, descobriremos mais sobre os planos da Sony? São muitas questões que nos impedem de afirmar uma coisa ou outra, mas o que vocês acham? Vamos conversar e brincar de futurologia um pouco.