Newsletter
TGN
  • Livros & Quadrinhos
  • Filmes & Séries
  • Games
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Toca
Sem resultados
Veja todos os resultados
TGN
  • Livros & Quadrinhos
  • Filmes & Séries
  • Games
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Toca
Sem resultados
Veja todos os resultados
TGN
Sem resultados
Veja todos os resultados
Propaganda
Home *Destaques

Livro VIKINGS: NIDHOGG – Entrevista com Eduardo Kasse

Escritor brasileiro nos conta um pouco sobr sua mais nova obra

RafaelporRafael
08/10/2020
em *Destaques, Lançamentos, Livros & Quadrinhos
Reading Time: 8 mins read
A A
0
Livro VIKINGS: NIDHOGG – Entrevista com Eduardo Kasse
0
COMPARTILHAMENTOS
197
VIEWS
CompartilheTwitter

E hoje temos uma entrevista EXCLUSIVA com o autor da série de livros e quadrinhos VIKINGS, que teve início em 2018. Publicados pela Editora Draco, os livros logo migraram para HQs, e hoje o talentoso escritor Eduardo Kasse nos conta um pouco mais sobre seu processo de escrita, o mercado literário, e claro, sobre estes famosos guerreiros nórdicos, que hoje aparecem em diversas mídias. Então, prepare seu hidromel, afie seu machado e confira esta entrevista, antes que o Ragnarok chegue! SKOL!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=JOgiPKoo4Aw?feature=emb_logo]

The Geek News: Olá! Primeiramente, conte pra gente como surgiu a ideia da série de livros, e seu interesse sobre o tema dos vikings e toda a cultura nórdica.

Eduardo Kasse: Olá, tudo bem? Obrigado pelo convite! Vamos lá: desde quando eu estava escrevendo o meu primeiro livro, O Andarilho das Sombras – https://eduardokasse.com.br/temposdesangue/a-serie/o-andarilho-das-sombras/, a mitologia nórdica sempre teve presente nos meus escritos, apesar de não ser o foco da Série Tempos de Sangue.

Então, quando eu a finalizei em 2016, com o livro Ruínas na Alvorada – https://eduardokasse.com.br/temposdesangue/a-serie/ruinas-na-alvorada/, eu decidi que o tema central da minha próxima saga seriam os vikings, os nórdicos. E, em 2018, lançamos o primeiro livro Vikings – Berserker (https://vikings.eduardokasse.com.br/vikings-berserker) onde um bando de jovens sonhadores comete imensa afronta a um poderoso jarl. Um crime passível de severa punição, até mesmo de morte. Mas nem os mais sábios poderiam prever os verdadeiros desígnios dos deuses.

Enfim, antes mesmo de iniciar a minha carreira de escritor, sempre fui um aficionado por mitologias e a nórdica me empolga bastante. Por isso decidi seguir por essa jornada na Saga Vikings – https://sagavikings.com.br

The Geek News: Como foi o processo de pesquisa? Fale um pouco sobre as dificuldades em seguir um rigor histórico numa obra que exige isso, e quais suas inspirações na hora de escrever.

Eduardo Kasse: Todo processo de pesquisa sempre é longo. E eu trabalho de duas formas: antes de iniciar o processo de escrita eu estudo todo o “universo” que fará parte da obra. Seus povos, costumes, cultura, mitologias, formas de batalhar, economia, produção agrícola, tecnologias e por aí vai.

Depois, conforme eu avanço na história, faço pesquisas pontuais do tipo:

· Esse personagem real estava vivo nessa época?

· Como eram as roupas durante o inverno naquele local?

· Existia essa fruta naquela região?

· Esse Santo já era Santo?

· Essa tecnologia já tinha sido inventada?

Ou seja, analiso tudo aquilo que me fará criar uma narrativa o mais precisa possível e que, acima de tudo, crie uma imersão legal nos leitores.

Agora uma curiosidade: durante o processo de escrita eu simplesmente paro de assistir, ler e ouvir tudo aquilo que é relacionado com a história que estou criando. Ou melhor dizendo, eu paro de consumir entretenimento desse tema. Ponho a minha atenção em livros, artigos, vídeos e podcasts com o foco acadêmico e informativo. Essa é a maneira que encontrei para não “contaminar” a minha escrita com muitas influências externas.

Sobre as minhas inspirações. Tenho diversas, mas eu vou citar cinco autores que sempre me trazem boas experiências, principalmente durante a criação da Saga Vikings: Bernard Cornwell, Steven Pressfield, Tolkien, Ken Follet e Edward Rutherfurd.

The Geek News: Além da série de livros, tem também as HQs, também publicadas pela Draco, em parceria com o desenhista Carlos Sekko. Conte pra gente como foi transpor esse universo dos livros para a nona arte.

Eduardo Kasse: Quando terminei o primeiro livro, Vikings – Berserker, tive a ideia de uma história curtinha, uma cena de batalha. Conversando com o Raphael Fernandes e com o Erick Sama, editores da Draco, decidimos criar um quadrinho de vinte páginas. Daí nasceu a HQ Vikings – Noite em Valhala – https://vikings.eduardokasse.com.br/vikings-noite-em-valhala/, que foi agressivamente desenhada pelo Carlos Sekko – https://twitter.com/CarlosSekko

PostsRelacionados

Oscar - Credits: Academy of Motion Picture Arts and Sciences

Vencedores Oscar 2023

13/03/2023
4
[CRÍTICA] Pinóquio por Guillermo del Toro (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Pinóquio por Guillermo del Toro (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Tudo o Que Respira (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Tudo o Que Respira (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Causeway (Passagem) (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Causeway (Passagem) (SEM SPOILER)

Lancei-a na CCXP18 e vendi centenas de exemplares (juro que me assustei com o tanto de caixas que precisava repor todos os dias). E por essa boa repercussão (tivemos muitas resenhas, feedbacks e mensagens nas redes sociais), decidimos continuar a expandir o universo dos livros (os quadrinhos trazem histórias independentes, com arcos fechados) e lançamos Vikings – Morte ao troll – https://vikings.eduardokasse.com.br/vikings-morte-ao-troll em 2018, uma história maior, com 64 páginas, prefácio do Fernando Caruso – https://twitter.com/SuperCaruso e posfácio da Juliana Ponzilacqua – https://twitter.com/_ponzuzu. Também foi uma campanha muito bem-sucedida no Catarse.

Guerreiros caçam criatura na HQ Vikings: Morte ao Troll

E confesso que adorei ver os personagens criarem vida pelo traço pesado e sujo do Carlos Sekko. É muito empolgante ver um roteiro ganhando rostos, movimentos e, claro, ver braços e cabeças voando pelas páginas. E aguarde: ainda teremos novidades…

Vikings | Como a série do History firmou os nórdicos na cultura pop

The Geek News: Ultimamente temos uma onda de obras inspiradas neste rico período histórico das invasões vikings, desde a série do History, até o novo game da série Assassins Creed, passando por diversos livros e filmes. Como você acha possível se destacar em meio a tanto material lançado?

Eduardo Kasse: Para mim o mais importante é escrever com vontade, com tesão e com verdade. Só assim é possível encantar e cativar os leitores. Em toda a minha carreira (iniciada profissionalmente em 2012), nunca pensei em criar por modismos, mas sim para contar boas histórias. E isso depende muito de gostar e de acreditar no tema.

Acho ótimo haver diversas obras com essa pegada. Isso gera interesse e faz as pessoas quererem conhecer e consumir mais sobre o tema. Todos que fazem bem-feito ganham!

The Geek News: Conte sobre a questão do financiamento coletivo, seria esta a melhor opção para lançar uma obra? Diante do fechamento de diversas livrarias pelo país, qual o melhor meio para um escritor/quadrinista continuar lançando suas obras e vendendo?

Eduardo Kasse: Estamos vivendo duas rupturas importantes: o fechamento das livrarias e a pandemia. Na primeira ruptura, a gente perde espaço de exposição do nosso trabalho, das nossas obras. Na segunda, além das perdas financeiras (isso sem falar nas questões de saúde e das lamentáveis mortes) que muitos brasileiros tiveram, temos o cancelamento dos eventos presenciais. E isso é um gargalo ENORME para os escritores e quadrinistas!

Ainda temos as vendas online e os eventos virtuais, contudo, nada supera o cara a cara, o bom papo, o contato. E os eventos presenciais, os Artist’s Alley são essenciais para criar esse relacionamento.

Assim, o financiamento coletivo é uma alternativa essencial para continuarmos a produzir e os leitores continuarem a ter boas histórias. É um processo ganha-ganha. É um novo método de negócios sustentáveis e de valor: eu tenho uma história. Você tem o interesse em lê-la. Vamos unir forças para fazer acontecer!

Aliás recomendo a todos esse TED Talks da Amanda Palmer:

https://www.ted.com/talks/amanda_palmer_the_art_of_asking

The Geek News: Por último, conte um pouco sobre o novo livro da série, e quais os planos para o futuro, e deixe aqui seu conselho para aqueles que estão começando seu caminho na escrita ou nos quadrinhos.

Eduardo Kasse: Vikings – Nidhogg é o livro que encerra a Saga que se iniciou em Vikings – Berserker. Por séculos eles foram temidos. E as pessoas se desesperavam quando os viam chegar em seus longos navios com feras entalhadas na proa. Mas esse é um passado cada vez mais distante.

Início dos anos 1000 da era cristã. Os nórdicos, os pagãos, estão vivendo o seu ocaso e muitos já deixaram de cultuar os Deuses para se ajoelhar diante da cruz. Os mais velhos contam e cantam histórias de um passado glorioso, quando eles batalhavam sorrindo, seja pela alegria de destroçar o inimigo ou pela esperança de banquetear no Valhala.

Mas será que os Deuses de Asgard ainda olham pra os seus fiéis guerreiros? Você pode apoiar esse livro no Catarse! https://www.catarse.me/vikings2

Sobre os planos? De mais concreto é que ainda teremos outras HQs. E, talvez, algumas histórias spin-off. Não sei se contos, noveletas ou mesmo algum romance (só Skuld, a norna que representa o futuro, sabe!).

E por fim deixo a dica para os novos escritores: escreva com o coração, crie com a alma e acredite no seu trabalho. Não pense nas suas histórias somente para “agradar ao público” ou mesmo foque nos temas da moda “porque isso vende”. Não! Crie com a sua verdade e acredite nos seus escritos, pois só assim você entrará em sintonia e sinergia com os leitores.

Obrigado pelo convite e até breve!

Compartilhe isso:

  • Twitter
  • Facebook
  • WhatsApp
  • Telegram
Tags: Autorautor nacionalBerserkercampanha catarsecampanha de financiamento coletivocatarseeditora dracoEntrevistaentrevista exclusivaescritorfinanciamento coletivoliteraturaQuadrinhosvalorize o autor nacionalviking - morte ao Trollvikings
CompartilheTweetEnviar
Propaganda
Post Anterior

5 motivos para assistir Itaewon Class

Próximo Post

Confira como ficaram as chaves das quartas de final do Worlds de League of Legends 2020

Posts Relacionados

Oscar - Credits: Academy of Motion Picture Arts and Sciences
Eventos

Vencedores Oscar 2023

13/03/2023
4
[CRÍTICA] Pinóquio por Guillermo del Toro (SEM SPOILER)
Críticas

[CRÍTICA] Pinóquio por Guillermo del Toro (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Tudo o Que Respira (SEM SPOILER)
Críticas

[CRÍTICA] Tudo o Que Respira (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Causeway (Passagem) (SEM SPOILER)
Críticas

[CRÍTICA] Causeway (Passagem) (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Glass Onion Um Mistério Knives Out (SEM SPOILER)
Críticas

[CRÍTICA] Glass Onion Um Mistério Knives Out (SEM SPOILER)

[CRÍTICA] Top Gun Maverick (SEM SPOILER)
Críticas

[CRÍTICA] Top Gun Maverick (SEM SPOILER)

Próximo Post
Confira como ficaram as chaves das quartas de final do Worlds de League of Legends 2020

Confira como ficaram as chaves das quartas de final do Worlds de League of Legends 2020

  • Populares
  • Comentários
  • Recentes
[ENQUETE] Melhor Jogo Indie da BGS 2022 do site THE GEEK NEWS

[ENQUETE] Melhor Jogo Indie da BGS 2022 do site THE GEEK NEWS

07/10/2022
[CRÍTICA sem spoiler] Vingadores Ultimto

[CRÍTICA sem spoiler] Vingadores Ultimato

29/04/2019 - Atualizado em 29/12/2019
Satsuriku no Tenshi: Uma história sobre assassinos.

Satsuriku no Tenshi: Uma história sobre assassinos.

01/11/2018 - Atualizado em 29/12/2019
Mapa Oficial da BGS22

Mapa Oficial da BGS22

29/09/2022
Pôster promocional da série, inspirado na capa do quadrinho

[CRITICA] – The Boys (COM SPOILERS!)

21/08/2019
[ESPECIAL CCXP18] Guia para CCXP - Parte 1

[ESPECIAL CCXP18] Guia para CCXP – Parte 1

Horror Expo 2019 | Lendário cineasta americano Mick Garris confirmado!

Horror Expo 2019 | Lendário cineasta americano Mick Garris confirmado!

História De Um Casamento – CRÍTICA SEM SPOILER

História De Um Casamento – CRÍTICA SEM SPOILER

Activision Game Pass

Activision Blizzard é comprada pela Microsoft

Vote no casemod mais criativo da Campus Party 2018 #CPBR11

Vote no casemod mais criativo da Campus Party 2018 #CPBR11

Stray Souls - Credits: Jukai Studio

Stray Souls é anunciado

18/03/2023
GhostWire: Tokyo - Credits: Tango Gameworks

Ghostwire: Tokyo está chegando ao Xbox Series S/X

17/03/2023
Oscar - Credits: Academy of Motion Picture Arts and Sciences

Vencedores Oscar 2023

13/03/2023
RoboCop: Rogue City - Credits: - NACON/Teyon

Jogo RoboCop: Rogue City ganha primeiro gameplay

10/03/2023
Cyberpunk: Edgerunners: Credits - Netflix e CD Projekt RED

Cyberpunk: Edgerunners é o melhor anime do ano, conforme Crunchyroll Anime Awards

07/03/2023
Propaganda

Resumo Semanal

Assine

* campo obrigatório

Receba notícias!

Digite seu endereço de e-mail para assinar este site e receber notificações de novas publicações!

Junte-se a 664 outros assinantes

FACEBOOK

FACEBOOK
  • TERMOS DE USO
  • POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
  • Política Editorial
  • Linha Editorial
  • Contato
  • Trabalhe conosco

Copyright© 2016-2022 The Geek News - Seu portal de notícias geek/nerd e cultura pop. Um produto ©Reconhecida.

Sem resultados
Veja todos os resultados
  • Livros & Quadrinhos
  • Filmes & Séries
  • Games
  • Tecnologia
  • Eventos
  • Toca

Copyright© 2016-2022 The Geek News - Seu portal de notícias geek/nerd e cultura pop. Um produto ©Reconhecida.

Nosso site usa cookies. Ao continuar navegando você está concordando com nossa política de privacidade. Política de privacidade e Cookies.
 

Carregando comentários...