Assassin’s Creed Odyssey é um jogo do gênero Ação/Aventura/RPG, em terceira pessoa e lançado em 5 de outubro 2018. Para contextualizar, vamos a uma sinopse do site da Ubisoft:
“Escreva sua própria odisseia épica para se tornar um herói lendário de Esparta. Lute pelo seu destino num mundo prestes a ruir. Influencie como a história se desenrola num mundo em constante mudança, moldado por suas escolhas”.
A proposta do jogo é realizar uma quantidade enorme de missões, entrar em combates, obter equipamentos melhores, pontos de habilidade, recursos, evoluir o seu personagem/equipamento/barco e repetir isso. A quantidade de missões neste jogo é uma questão complicada de se comentar. Em muitas, tem uma história com personagens bem interessantes, passando o que deve ser feito mas em outras nem tanto e aí causa o problema de se tornar algo cansativo. Outro problema é que como o mapa é gigantesco, fazer todas as atividades é algo entediante. No momento de escrita desta review, eu joguei quase 70 horas e “não tive forças” para fazer boa parte das atividades no mapa. A Ubisoft pegou pesado nesse jogo.

O visual do jogo é ótimo. A Ubisoft fez um trabalho primoroso nos cenários, nos personagens principais, nas construções, no barco e em vários outros aspectos. Acertaram e muito nesse quesito.
A parte relacionada ao som é também um fator de enorme elogio. O som dos animais, o barulho nas florestas, conversas ao fundo acontecendo, barulho das espadas/escudos nos combates, barulho dos navios etc fazem você se envolver de maneira espetacular dentro do mundo proposto. E fica os parabéns pela ótima dublagem que trouxeram para este jogo.
O entretenimento é outro ponto complicado. Se houver foco nos objetivos/missões principais e até mesmo em algumas coisas secundárias, você terá uma experiência agradável com uma pitada de cansativo. Terá boas histórias, personagens principais interessantes, com algumas batalhas navais relevantes, “loot de equipamento justo” mas agora se quiser fazer todas as atividades, em todos os locais do mapa as coisas serão entediantes ao extremo. A Ubisoft as vezes passa do limite e preenche o mapa com coisas que causarão uma repetição enorme.
O fator replay é algo que é baixo. Pelo tempo que se demora para ver o final do jogo, acredito que uma “jogada de maneira longa” é suficiente. Fazer várias missões secundárias e principais, se envolver em combates dos mais variados tipos testando as habilidades etc e, se a pessoa conseguiu fazer todas as atividades do mapa ao menos uma vez (ou a quantidade obrigatória para ver o final), não vejo qualquer motivo para fazer uma segunda jogada ou fazer tudo o que tem no mapa. Mesmo tendo a opção de “new game+”, eu sequer cheguei a testar ela por já estar cansativo. Por mais que se tenha um sistema de escolhas no jogo, sinceramente, eu não tenho a menor vontade de jogar de novo para ver o resultado que elas causariam.
Review
Contando com ótimos gráficos, personagens íconicos, uma excelente história, combate competente e apesar de alguns deslizes, sem sombra de dúvidas, Assassin's Creed Odyssey honra a história da franquia. Você tem de jogar Assassin's Creed Odyssey.
PROS
- Excelente gráfico/direção de arte
- História envolvente
- Diversão garantida
- Excelente jogabilidade
CONTRAS
- Mapa imenso com atividades repetitivas
- Coletáveis em excesso
- Algumas missões são pouco desenvolvidas/desinteressantes