A série do Loki está chegando ao fim, e aproveitamos para relembrar outros filmes e séries que abordam o famoso tema da Viagem no tempo, assunto bastante abordado quando se trata de fantasia/sci-fi, e que é capaz de render histórias muito, muito boas. Vamos à lista:
De volta para o futuro
Clássico de Robert Zemeckis, conta a história de Marty Mcfly, garoto dos anos 80 que viaja no tempo através de um carro bem estiloso, o DeLorean. A franquia virou sinônimo de viagem no tempo, e nos dois filmes seguintes vemos o conceito expandido (principalmente no 2, quando Marty viaja ao “futuro” de 2019). No terceiro filme, ele volta até o velho oeste para resgatar seu amigo, o Doutor Brown.
Donnie Darko
Talvez o longa mais complexo e confuso de nossa lista, aborda um conceito bem original para viagem no tempo e universos alternativos. Após a queda da turbina de um avião destruir o quarto de Donnie, ele começa a receber visitas de um misterioso e sinistro homem-coelho, que afirma que o mundo acabará em 28 dias, a menos que o protagonista faça alguma coisa. Com trilha sonora sensacional, o filme é um clássico do gênero mindblowin’ (filmes que precisam de um curso para serem entendidos).
Dark
Uma das séries mais conceituadas e complexas da Netflix, foi anunciada em sua estreia como uma versão alemã de Stranger Things. Ledo engano. DARK é uma série complexa, profunda e com múltiplas camadas, daquele tipo de trama que você só vai entender o que acontece no começo lá pelo final da série. Graças a seu ritmo bem lento, ele não irá agradar a muitos, mas certamente é uma das maiores surpresas no que diz respeito a produções de ficção científica nos últimos tempos.
Interestelar
Não poderíamos deixar de lado a ficção espacial do diretor Christopher Nolan (Trilogia do Batman), bastante elogiada justamente pela precisão em tratar de conceitos científicos. A viagem no tempo aqui se aplica em especial quando os astronautas se aproximam de um buraco negro, onde o tempo passa muito mais rápido (a cada hora se passa um ano na terra), e ao final do filme temos um belo plot Twist que, apesar de fugir um pouco do realismo, se encaixa na teoria das cordas.
Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban
O longa mais subestimado da franquia é também o único que aborda o conceito de viagem no tempo, de forma bem similar a De Volta para o futuro, aliás. O objeto mágico Vira-Tempo rende a sequência mais interessante do filme, onde Harry, Rony e Hermione viajam alguns dias antes para reverter eventos trágicos. Também possui um belo Plot Twist em seu final que é muito importante para a formação do personagem, em especial seu amadurecimento.
Vingadores: Ultimato
É claro, não poderíamos deixar de mencionar um dos longas mais recentes da lista. O último filme dos Vingadores mostra as consequências da vitória de Thanos, e o restante dos heróis lutando para reverter a situação. Diferentemente de outros filmes dessa lista, este é o que mais extrapola a suspensão de descrença em vários níveis, mas ainda consegue criar uma trama bem legal de viagem no tempo, revisitando diversos momentos icônicos do MCU, como a batalha de Nova York contra os chitauri. Apesar de diversos furos que ficaram “sobrando” ao final do longa, é um recurso muito bem utilizado, no contexto geral.
Star Trek
A Viagem no tempo é um conceito que foi abordado N vezes na série, tanto na clássica, quanto nas séries que vieram depois, como A Nova Geração e Discovery, principalmente, que inclusive trata de versões paralelas/malignas dos personagens em realidades alternativas. No filme de 2009, dirigido por J.J Abrams, os Romulanos do futuro viajam de volta ao passado para realizar sua vingança, e acabam alterando a linha do tempo, criando uma nova história para os tripulantes da USS Enterprise. O filme ainda conta com o memorável encontro entre o Spock jovem (Zachary Quinto) e o do futuro, vivido pelo lendário Leonard Nimoy, em um de seus últimos papéis para o cinema.
A máquina do Tempo
Inspirado na ficção de H.G Wells, o livro conta a trágica jornada de um cientista que cria uma máquina do tempo na tentativa desesperada de salvar a vida da mulher que ama, sem perceber contudo, que isso geraria um grande paradoxo (ele criou a máquina do tempo para salvar sua amada, se ele a salvasse, isso não aconteceria).
Extrapolando os limites de uma simples história de romance, o filme explora ainda um futuro distópico onde a humanidade paga por abusar dos recursos naturais, e vai mais além, ao abordar o surgimento de um novo mundo surgido das cinzas do anterior. Filme imperdível.
O homem do futuro
Claro, não poderíamos deixar de fora o exemplar brasileiro da lista. Na trama vemos Wagner Moura (o Capitão Nascimento de tropa de Elite) como um cientista lutando para voltar no tempo e ter uma segunda chance com a mulher que ele ama. Mesclando ficção científica com comédia romântica, é um filme divertido e cativante, e vale muito a pena, graças em grande parte aos talentos dos atores, sobretudo o carisma de Wagner Moura. Recomendado.
E aí? que achou desta lista? Muitos filmes ficaram de fora, como Exterminador do Futuro, TimeCop, entre diversos outros, o que deixaria esta lista enorme, realmente. E você? Qual filme você acha que faltou nesta lista? Qual é seu preferido? Conte pra gente nos comentários!