Você conhece o Studio Ghibli?
Responsável pelos melhores filmes de animações do Japão, o estúdio está sediado em Koganei, Tóquio. Fundado em 1985, o estúdio já produziu mais de 20 filmes, dentre eles o que leva o nome da matéria de hoje: O Serviço de Entregas da Kiki.
Majo no Takkyūbin (魔女の宅急便 Brasil: O Serviço de Entregas da Kiki /Portugal: Kiki – A Aprendiz de Feiticeira) é uma animação japonesa de 1989 produzida, escrita e dirigida por Hayao Miyazaki. Foi o quarto filme lançado nos cinemas pelo estúdio Studio Ghibli.
O filme ganhou o prêmio Animage Anime Grand Prix em 1989. O Serviço de Entregas da Kiki foi baseado na novela de mesmo nome de Eiko Kadono.
Foi o primeiro filme que o estúdio Studio Ghibli lançou sob a parceria com a Disney; ela fez a dublagem em inglês do filme em 1997 e ele foi lançado oficialmente nos Estados Unidos em 23 de maio de 1998, no Festival Internacional de Filmes de Seattle.
Kiki é uma bruxa de 13 anos em treinamento, vivendo em um vilarejo onde sua mãe é a perita local em ervas. É uma tradição entre bruxas fazer uma viagem de um ano sozinhas quando elas completam 13 anos. Na abertura da história, Kiki voa em direção à cidade grande com seu gato preto e melhor amigo Jiji.
Kiki chega, então, à cidade portuária de Koriko. Depois de um começo difícil, por causa de sua insegurança, a garota faz amigos e encontra um lugar para morar. Mas ela possui somente uma habilidade de bruxa: voar em uma vassoura, coisa que ela não é ainda totalmente proficiente. Com isso, ela resolve abrir um serviço de entregas.
A jovem bruxa vivencia reviravoltas e passa por preocupações de adolescentes. Ela é perseguida por Tombo, um garoto local louco por aviação e que desenvolveu um respeito genuíno sobre a capacidade de voo de Kiki.
De acordo com Miyazaki, o filme abraça a independência e a confiança entre as jovens adolescentes japonesas. Indo além do tema sobre a idade, seu trabalho lida com a natureza da criatividade e talento, e a dificuldade central que cada pessoa encontra em si mesma ao crescer e se tornar um indivíduo único, seja através da sorte, trabalho árduo ou confiança.
Agora que você já conhece mais do filme, já separe a pipoca para assistir à mais essa obra prima do Studio Ghibli!