Fãs dos games de terror souberam o que isso significa lá em Resident Evil III, com Nêmesis e sua corja quase nos matando do coração. E, com o passar dos anos, diversos outros jogos foram nos aterrorizando cada vez mais em diversas plataformas, sempre se superando em questões de gráficos e jogabilidade.
Mas, se eu te disser que há um jogo totalmente pixelado e que te faz pular do sofá, você acreditaria?
Venham comigo e conheçam Imscared: A pixelated nightmare e entendam o que eu estou falando.
Sinopse: “‘Eu preciso de um coração para abri-lo’
Imscared é um jogo de metahorror em primeira pessoa, colocando-o em uma experiência surreal. Encontre chaves, abra portas e procure a saída para esse pesadelo. Mas eu preciso que você saiba, ele tentará enganá-lo quantas vezes puder.
Bem-vindo à experiência metahorror, aproveite a sua estadia!”
Imscared foi criado e produzido de maneira independente por Ivan Zanotti, e lançado na Steam em 31 de janeiro de 2016. Seus gráficos e jogabilidade simples realmente não chamam a atenção de quem passa pela loja a procura de algo diferente.
Mas, meus caros, este game dá medo sim, senhor! Isso porquê ele faz a famosa quebra da 4ª parede. Já na descrição do game somos orientados ao seguinte:
“Por favor, leia atentamente a explicação ao iniciar o jogo pela primeira vez, é realmente importante fazê-lo.”
Sem muitos detalhes, o programa do jogo cria uma pasta no seu desktop onde terá toda a “ajuda” que você precisará com o passar do tempo. E isso não é tudo!
No início, a explicação já termina com um pedido de desculpas:
“Eu realmente não queria fazer isso com você.
Perdoe-me”.
Trilha sonora tensa permeia todo o jogo; passos altos do seu personagem ecoam no seu fone; e muitos jumpscares.
O jogo não é complicado: WASD, E, Ctrl, Shift, mouse… Mas, de acordo com o progresso, arquivos .txt aparecem na pasta que o programa criou, uns com dicas, outros zombando de você.
“Slowly”
Há certos pontos em que você só avança se receber dicas de vídeos privados e mudar algo nos arquivos. Ou no seu computador. Sim! Ele mexe com a configuração do seu computador, chegando a abrir sozinho logo após você fechar o mesmo e ouvir sons estranhos.
O fim nunca é realmente o final do jogo. Quando você achar que acabou, leia com atenção os créditos ou os arquivos. Sempre há algo novo em Imscared.
Você pode conferir o trailer comemorativo aqui, onde, na descrição, há um sonetto criado por David De La Rosa.
O game está disponível apenas para Microsoft Windows, clicando aqui. Ele não possui suporte para o português, mas nada que um tradutor da internet não possa te auxiliar caso precise.
Lembre-se de aproveitar muito bem a experiência do jogo, pois uma vez concluído, não há como jogá-lo novamente…