Estratégias de gamificação evoluem com novas ferramentas digitais, tornando o aprendizado de um segundo idioma uma experiência lúdica e descontraída.
Ficou para trás o tempo em que os jogos de videogame eram responsabilizados por pais e educadores por desviarem o foco dos jovens sobre seus estudos. Graças à evolução tecnológica, os games se tornaram aliados no processo de ensino-aprendizagem, por meio da adoção de estratégias de gamificação como uma forma de engajar os alunos em sua jornada de estudos.
A gamificação se refere ao uso da estética e da mecânica dos jogos no processo educacional para aliar aprendizagem à diversão. Com as tecnologias digitais, é possível aplicar elementos de jogos online em plataformas exclusivamente voltadas para um aprendizado gamificado.
De olho nessa tendência, a rede de escolas de inglês Cultura Inglesa desenvolveu sua própria ferramenta de aprendizagem por games, a Plataforma de Experiência Gamificada, trazendo essa abordagem inovadora para o ramo do ensino de idiomas.
“O ensino de uma segunda língua tem especificidades na comparação com outras disciplinas. O conhecimento é construído por meio de estruturas gramaticais, mas depende de práticas utilitárias do dia a dia para sua consolidação. Pela plataforma, conseguimos unir gramática com utilidade prática de uma forma divertida e engajadora, fazendo nossos alunos desenvolverem a fluência no idioma de forma natural”, explica Leandro Rubim, Diretor de Produtos Digitais Acadêmicos da Cultura Inglesa.
Os estudantes matriculados em qualquer um dos cursos oferecidos pela Cultura Inglesa, seja no formato presencial ou remoto, com aulas ao vivo pela internet, têm acesso livre à Plataforma de Experiência Gamificada, que disponibiliza conteúdos complementares àqueles lecionados em aula.
Além de trazer aplicabilidades para o perfil de cada aluno, como escolha de temas de sua preferência e a criação de avatar, a ferramenta permite ao estudante visualizar, de maneira prática e intuitiva, a sua pontuação e posição em um ranking. Ela também dá acesso a atividades realizadas ao longo do curso e disponibiliza serviços de bibliotecas digitais, chat online (com bot e com professores) e administração financeira da matrícula do aluno.
Rubim explica que as atividades gamificadas fazem parte de um conceito particular no mundo da Educação, o “edutainment“, que traz experiências comuns no entretenimento para o contexto educacional. O objetivo é aferir o conhecimento por meio de atividades lúdicas, de fácil acesso e grande envolvimento afetivo, sobretudo entre os mais jovens.
“A gamificação é mais uma estratégia de ensino que integra nossa metodologia acadêmica, baseada na associação entre educação, tecnologias digitais e entretenimento. Nós acreditamos que, ao oferecer experiências estimulantes, dinâmicas e interativas, como é o caso dos jogos digitais, tornamos o próprio processo de aprendizagem mais leve e mais fluido, quase como uma atividade de lazer”, afirma o diretor.
Além de manter uma rede de escolas de inglês, a Cultura Inglesa possui um programa educacional voltado exclusivamente para o mercado de educação bilíngue em colégios de ensino básico, por meio de sua Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa. As escolas que implementaram esse programa também disponibilizam para seus estudantes as aplicações da Plataforma de Experiência Gamificada, devidamente adaptada para a experiência de aprendizagem de todas as disciplinas curriculares básicas, conforme o escopo padrão do ensino bilíngue.
As escolas parceiras ainda usam a ferramenta para extrair informações específicas para professores e gestores, como relatórios de engajamento e de completude, cadastros de atividades e de capacitações, dentre outras funções administrativas que impactam positivamente na experiência do aluno.
“As novas tecnologias transformam a Educação de forma irreversível. A questão é como usamos essas ferramentas em favor de novos formatos de aprendizagem e como a adaptamos de acordo com a dinâmica de ensino de cada disciplina. No caso do aprendizado da língua inglesa, a gamificação é um método funcional e envolvente, sobretudo em tempos de popularização dos jogos online, cujo idioma universal é o inglês”, conclui Rubim.
Sobre a Cultura Inglesa
Com quase 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 113 unidades espalhadas pelo País. A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.