Os 5 jogos marcantes que a Rockstar Games já criou.
A Rockstar é uma grande empresa do mundo dos jogos. Possui vários jogos já lançados que possivelmente você, no mínimo, já deve ter ouvido falar. De tantos jogos lançados, recebi a seguinte missão: escolher os 5 jogos que eu acho os mais impactantes desenvolvidas por ela, não podendo repetir as franquias (não posso colocar mais de 1 GTA) e os jogos tem de serem desenvolvidos por ela e não apenas distribuidos (L.A. Noire que, para Xbox 360/PS3, foi desenvolvido pela Team Bondi). Seguindo essas regras, a organização dos jogos será por data de lançamento.
Manhunt (2003)
Manhunt é um jogo de ação, com elementos de stealth e muita violência. Nesse jogo controlamos um personagem que foi sentenciado a morte e no dia de sua execução ele recebe uma “segunda chance”. A medida que jogamos, estamos fazendo parte de um filme snuff, que são filmes que mostram mortes ou assassinatos reais de uma ou mais pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais. Apesar da violência, ele possui muito mais do que apenas isso. Tem uma historinha relevante, boa jogabilidade e na época, um jogo marcante/impactante. A sua sequência, Mahunt 2 também é válida para ser jogada mas, em termos de impacto de lançamento, é inferior ao “Mahunt original”.
The Warriors (2005)
Este jogo foi baseado em um filme de mesmo nome e que no Brasil ficou com título de “os selvagens da noite”. Ele é um jogo estilo Beat ‘em up em 3D. Como um bom beat em up, tem muita “porradaria” com armas brancas e também com socos e chutes. Esse jogo tinha um pequeno problema na câmera quando se está jogando em coop que de vez em quando causava uma irritação mas não impacta tão negativamente o jogo. Depois de um tempo, se acostuma e isso nem mais é lembrado.
Bully (2006)
Bully é apelidado de “GTA de escola”. Tem como personagem principal um estudante Jimmy Hopkins que enfrenta valentões, prega peças, sai na porrada com outros alunos entre outras inúmeras coisas que podem se feitas. Foi um jogo muito marcante e com muita polêmica. Ele foi banido do Brasil em 2008 e voltou a ser comercializado de forma oficial apenas no ano de 2016. Como é marca da Rockstar, o jogo foi excelente. Tudo funcionava muito bem e proporcionava muita diversão na escola, de maneira segura.
Red Dead Redemption (2010)
Este aqui, possivelmente, é o melhor jogo com temática velho oeste já lançado. Gráficos excelentes, jogabilidade incrível, história envolvente, liberdade para explorar … simplesmente um jogo que vale a pena jogar mesmo ele já tendo mais de 8 anos, ele continua extremamente relevante.
Antes de ir para o principal jogo (que você já deve saber qual é mas vou manter um falso suspense) vale a pena citar dois jogos que são bons mas, que não causaram o impacto como os citados nessa lista. O primeiro é o Midnight club 3: Dub Edition. Em termos fáceis é um jogo de corrida excelente, muito divertido e competente em sua proposta. Só não entrou na lista porque a série Midnight Club, como um todo é muito boa mas não me impactou tanto assim quanto os outros jogos.
E outra citação importante, é o jogo Max Payne 3. Uma jogabilidade excelente, gráficos ótimos, história incrível e um personagem com muita bagagem e carismático poderia ter sido um lançamento muito maior se não fosse o detalhe de que a cidade de São Paulo não é muito bem retratada no jogo. O jogo é excelente mas, essas diferenças entre o que é real e o que é ficção usada no jogo, diminuiu um pouco o impacto do jogo. Eu sei que a cidade não precisa ser fiel e que tem a “liberdade artística” mas, quando eu vi que teria fases em São Paulo eu esperava que seria bem próximo do real.
Grand Theft Auto V (2013)
Um jogo espetacularmente rentável para a Rockstar e o motivo é simples: ele é exemplar na proposta, recebe atualizações com certa frequência e é extremamente divertido de se jogar. Até hoje, 5 anos após o lançamento, ele costuma figurar na lista de jogos mais vendidos em algum mês batendo de frente com lançamentos. Tem um modo história muito bem construído, personagens marcantes, jogabilidade exemplar, gráficos incríveis … ele é um jogo que as outras empresas deveriam usar como exemplo de qualidade.
Se você ainda não jogou mas tem a oportunidade, jogue porque o tempo gasto no jogo será muito bem aproveitado. Apesar de eu ter jogado e muito o GTA San Andreas de PS2, esse jogo impactou muito mais do que qualquer outro GTA já lançado.