O acervo da Cinemateca Brasileira compreende mais de 40 mil títulos e um vasto acervo, além de um patrimônio informacional online dos 120 anos da produção nacional.
27 de setembro, terça-feira
CURTA CINEMATECA: Pré-estreias
Sala Oscarito, às 20h, com ingressos distribuídos uma hora antes da sessão
A Cinemateca Brasileira apresenta, sempre na última quarta-feira do mês, a sessão CURTA CINEMATECA. Em setembro, três curtas-metragens são exibidos em formato de pré-estreia. Em comum, discutem a memória: ora abordando sua interface com a morte, ora com o desejo pela vida.
Cama feita, de Danilo Bastos Godoy
Píer, de Carol Marques da Costa, Luiza Marques da Costa
Privilégios, de Daniel Favaretto
PRÉ-ESTREIA GRATUITA
Terra de Deus, da diretora Hlynur Pálmason.
Com o programa de pré-estreias abertas ao público, a Cinemateca Brasileira oferece a oportunidade de assistir em primeira mão a uma série de filmes que ainda não foram lançados nos cinemas.
No dia 27 de setembro, às 20h, na sala Grande Otelo, a Cinemateca Brasileira faz mais uma parceria com a plataforma FILMICCA, distribuidora e streaming de cinema autoral e independente, para a pré-estreia da obra “Terra de Deus“. Exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, o filme é um drama psicológico realizado por Hlynur Pálmason, autor notável do cinema islandês contemporâneo. A obra capta, através de uma fotografia brilhante, a luta interna entre a religião e a nossa própria natureza brutal. Representante da Islândia no Oscar® 2024.
A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes da sessão.
28 de setembro a 08 de outubro, quinta-feira a domingo
II Mostra SAC: Espetáculo, Polêmica e Cultura
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.
A Sociedade Amigos da Cinemateca foi fundada em 1962 com o objetivo de articular o apoio dos poderes públicos e da iniciativa privada para obter os recursos materiais necessários para o desenvolvimento dos trabalhos da Cinemateca Brasileira. No núcleo dessa empreitada estavam Dante Ancona Lopez, Florentino Llorente e Paulo Sá Pinto – empresários do ramo de exibição cinematográfica de São Paulo –, e Rudá de Andrade, Conservador-Adjunto da Fundação Cinemateca Brasileira.
A SAC foi constituída oficialmente em 2 de julho de 1962. Seu primeiro presidente foi Dante Ancona Lopez, que também exerceu o cargo de diretor juntamente com Florentino Llorente, João Guilherme de Oliveira Costa e Rui Nogueira Martins. Rudá de Andrade era responsável pela orientação técnica, Jean-Claude Bernardet coordenava as publicações, enquanto Alexandre Wollner orientava a identidade gráfica.
A proposta de Dante Ancona Lopez era oferecer filmes de arte “que geram polêmica, que possuem um valor estético e apresentam um testemunho político-social”. Daí, o slogan “Espetáculo, polêmica e cultura” que reforçava o perfil da sala como um espaço de estímulo mais amplo à cultura cinematográfica.
Em 2022, em comemoração aos 60 anos da fundação da SAC, a Cinemateca Brasileira organizou uma mostra dividida em três recortes que emulava a prática de programação da época. Este ano, a Cinemateca realiza a segunda edição da mostra, dando sequência à proposta de trazer ao público filmes clássicos e raros, com estéticas audaciosas e significativo valor social, político e histórico. Serão novamente três programas: Filmes Nacionais, Filmes Internacionais e Honenagem a Djalma Limongi Batista.
30 de setembro, sábado
SÁBADO INFANTIL
A Cinemateca Brasileira realiza sessões dedicadas às crianças sempre aos sábados. São exibidos filmes brasileiros e estrangeiros, de diferentes períodos e estilos, de modo a fomentar a formação de público cinematográfico desde a infância.
15h: Perlimps
Brasil, 2022, 75 min, cor, livre
Direção: Alê Abreu
Sinopse: A jornada de aventura e fantasia de Claé e Bruô, agentes secretos de reinos rivais. Eles precisam superar suas diferenças e unir forças para buscar os Perlimps, criaturas misteriosas capazes de encontrar um caminho para a paz em tempos de guerra.
MERCADO DAS MADALENAS
Nos dias 30 de setembro e 1 de outubro – sábado e domingo – o Mercado das Madalenas retorna ao prédio histórico da Cinemateca Brasileira, na Vila Mariana. Figurando como uma das principais feiras criativas da cidade de São Paulo, o evento reúne cerca de 170 expositores das áreas de moda, acessórios, design, artesanato, bem-estar e gastronomia. Esta é a segunda vez que a feira acontece no local que em sua última edição de Dia das Mães atraiu um público de mais de 6 mil pessoas.
Mercado das Madalenas
Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana
Quando: 30 de setembro e 1 de outubro de 2023 | Sábado e Domingo, das 10h às 20h
Acessibilidade: Entrada acessível para cadeirantes
Pet friendly: Sim
Vallet no local: R$ 35,00 (carros) e R$ 30,00 (motos) | Bicicletário gratuito (11 vagas)