Considerado a surpresa do Oscar, vamos tentar entender um pouco mais deste filme que não se sabe muito além do nome.
O Filme Sul-Coreano Parasita dirigido por Bong Joon-ho chega ao Oscar 2020 concorrendo em 6 categorias, dentre elas a categoria Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Filme, onde disputa com grandes títulos como “Era Uma Vez em… Hollywood” de Quentin Tarantino, “Joker” do diretor Todd Phillips, entre outras grandes obras. Mas por que o filme “Parasita” pode ser considerado um dos grandes favoritos?
Atenção, o conteúdo abaixo contém SPOILERS. (Prometo que vou tentar não exagerar).
O filme Parasita está concorrendo á 6 categorias no Oscar 2020. Além das citadas já acima, o filme está também indicado nas categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção De Arte e Melhor Edição. Lembrando que Parasita já ganhou um Globo De Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, onde arrancou aplausos da plateia, e seu diretor Bong Joon-Ho fez um discurso motivador sobre a aceitação de filmes estrangeiros no mundo cinematográfico. “Quando superarmos as barreiras de legendas, vocês conhecerão muitos filmes incríveis”, disse ele.
Sem mais delongas, vamos falar sobre o filme. Afinal, sobre o que é o filme Parasita?
Parasita narra a história da família Kim, uma família humilde e pobre, comandada pelo pai Ki-taek, junto de seus filhos Ki‑jung e Ki-Woo e a sua esposa Chung-Sook. Para conseguirem sobreviver, todos os integrantes da família trabalham com montagem de embalagens para uma pizzaria, onde claramente não é o suficiente para o sustento da família. A trama se desenrola após a visita de um amigo de Ki-Woo, onde o mesmo avisa-o sobre uma oportunidade de trabalho na casa de uma família rica, os Park, onde Ki-Woo poderia dar aulas particulares de Inglês a filha mais velha do casal. Ki-Woo aceita a proposta de trabalho, e a partir daí já podemos notar que a família Kim estava disposta a fazer algumas coisas um tanto quanto “ilegais” para conseguirem sair da miséria em que viviam, já que nesse momento a irmã de Ki-Woo que sabe mexer com edições, falsifica certificados de formação em faculdades, para que seu irmão consiga o trabalho na casa da rica família Park.
E assim, seguimos com Ki-Woo indo para sua entrevista de trabalho na casa da família, e agora somos apresentados aos Park, formada pelo casal, Sr. Park e sua esposa Yeon-Kyo, junto de seus dois filhos. Logo notamos que se trata de uma família extremamente rica, totalmente o oposto da família Kim, e podemos dizer que é exatamente sobre isto que o filme Parasita é, uma crítica sobre a tamanha desigualdade social entre a população Sul-Coreana, e uma crítica pessoal do diretor sobre o sistema capitalista implantado no país, onde isso é representado pelos Kim e pelos Park.
Após conseguir o trabalho, Ki-Woo logo nota que a anfitriã da casa Yeon-Kyo, é uma mulher extremamente ingênua e que vive apenas de aparências, importando-se apenas com status social. Ki-Woo então engana Yeon-Kyo e faz com que a mesma contrate Ki-Jung para também dar aulas particulares ao filho mais novo do casal, sem ela saber que tratava-se de sua irmã. E assim, já temos metade da família Kim infiltrada na casa dos Park.
Com a tamanha ingenuidade de Yeon-Kyo, não foi muito difícil para os irmãos conseguirem fazer com que seus pais também conseguissem um emprego na mansão Park, bastaram forjar algumas situações na casa, para que os funcionários dali fossem demitidos, e conseguirem darem lugar ao seus pais. E com toda essa falcatrua armada, no decorrer do filme somos colocados em situações inesperadas, descobrindo segredos que aquela mansão guarda, e vendo até onde os Kim são capazes de chegar para conseguirem sair da condição em que vivem.
Por fim, posso dizer que a forma que essa crítica social é mostrada em Parasita se trata de algo totalmente inovador e surpreendente (O final desse filme vai te deixar louco), temos duas famílias totalmente distintas no núcleo da trama, e ao longo do filme somos levados ao cotidiano de ambas, e isso faz com que nos coloquemos no lugar delas, e nos faça se sentir parte do filme.
Dizer o real conceito de Parasita seria algo “totalmente inaceitável”, pois esse filme nos dá totalmente a liberdade de uma interpretação própria. Os Kim são só uma família de trapaceiros e os Park são somente vítimas? Os Kim apesar de suas falhas, são uma família tentando dar seu jeito para sobreviver mediante a tamanha desigualdade? Isso é algo que cada telespectador terá ao assistir essa obra de Bong Joon-Ho. Mas algo que todos não podem negar é que Parasita é um filme extremamente inovador e um grande concorrente ao Oscar 2020.