O que há por trás dos cancelamentos das séries Marvel na Netflix

Vamos entender um pouco melhor o que está por trás dos cancelamentos das séries Marvel na Netflix.

Olá pessoal, como tá as coisas? Curtiram a terceira e última temporada de Jessica Jones? Então, essa semana ainda eu volto e comento com vocês, mas agora vamos entender os cancelamentos das séries Marvel da Netflix, pois sei que pegou muita gente de surpresa.

Inicialmente todos acharam que as séries seriam canceladas para que pudessem ter sua continuidade no Disney+, serviço de streaming da dona da Marvel, porém, recentemente descobrimos que isso não vai rolar.

Se você esteve preso em Volmir e não ficou sabendo, a Netflix cancelou todas as séries da Marvel, isso sem ao menos ter terminado de lançar as já gravadas, como foi o caso de Jessica Jones.

Sabíamos que isso iria acontecer quando a Disney anunciou sua própria plataforma de streaming, mas o que mais surpreendeu é que isso não ocorreu por pedido da Disney, mas por vontade própria da Netflix. Na verdade, pegou a Disney de surpresa também, a ponto de alterar cenas em Vingadores: Guerra Infinita, onde seriam citados os Defensores e que iriam integrar, consequentemente, Vingadores: Ultimato, pois uma ordem da Disney é que a Marvel integre mais as séries e os filmes.

A decisão da Netflix veio para gradativamente ir retirando o catálogo Disney de sua plataforma sem que seu público sinta a perda. Caso ela desse continuidade nas séries, isso seria mais difícil, além de o público ficar pedindo “tal produção” ou “aquela outra série”.

Mas a Disney não poderia dar continuidade? Infelizmente não, pois o contrato com a Netflix já previa caso isso ocorresse. A Disney não pode usar estes personagens em produções televisivas, com distribuição por streaming, mídia física, sinal por satélite, sinal por cabo ou UHF durante 5 anos após o anúncio de cancelamento. Isso explica também o motivo do anúncio precoce de cancelamento de algumas séries.

Logicamente, a Disney está em negociações com a Netflix para poder comprar os direitos de transmissão das séries canceladas, com a finalidade de disponibilizar em seu catálogo, além de continuar as séries rentáveis, como é o caso de Demolidor, Jessica Jones e O Justiceiro. Lembrando que Punho de Ferro e Luke Cage só tiveram continuidade por questões contratuais, já que não caíram nas graças do grande público e foi constantemente massacrado pela crítica.

O elenco das três séries citadas como rentáveis estão de prontidão para gravar suas próximas temporadas, o que pode sinalizar que as negociações estão avançando. Mas isso só o futuro dirá.

O que vocês acharam disso tudo? Vamos colocar um pouco de esperança de ver Castel e o povo de Hell’s Kitchen em novas aventuras? Mas é isso por hoje, até a próxima, tchau!

Raúl Souza

Coach de Carreira, Professor, Palestrante, Geek, Cinefilo e revendedor Jequiti e Ambev... Pois não existe mulher feia, existe mulher que não conhece os produtos Jequiti, ou o homem que bebeu pouco mesmo...

%d blogueiros gostam disto: