Filme acompanha histórias de personagens designados pelo Estado a fazer cumprir as linhas imaginárias das fronteiras brasileiras.
O documentário Linha de Frente, dirigido por Felipe Menezes e Gustavo Gama Rodrigues, chega aos cinemas brasileiros em 28 de setembro, com distribuição da O2 Play. A estreia ocorre exclusivamente na rede Espaço Itaú de Cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Linha de Frente conta as histórias de personagens designados pelo Estado a fazer cumprir as linhas imaginárias das fronteiras brasileiras, os mais de 16 mil quilômetros que dividem o Brasil de seus países vizinhos. Colocando suas vidas em risco diariamente, fiscais e agentes policiais se vêem em um fogo cruzado de organizações criminosas – que ignoram os traçados oficiais para criar uma nova camada de demarcações ainda mais nebulosas: a área de atuação de facções que disputam território em um conflito sangrento e duradouro.
“O Brasil está de costas para os outros países da América do Sul e o que se passa na longa e para lá de porosa fronteira com nossos vizinhos é algo que corre longe dos olhos da opinião pública ou dos meios de comunicação. Só foi possível realizar um documentário tão corajoso sobre algumas das nossas mais bem temperadas fronteiras devido a um trabalho de equipe muito responsável e bem-organizado. Ver hoje o resultado do trabalho realizado em campo traz de volta um pouco do frio na barriga do set e o sentimento delicioso de realização”, declara o diretor Gustavo Gama Rodrigues.
Linha de Frente é uma produção da Facto8/LB Entertainment e coprodução da Globo Filmes e GloboNews.
Ficha técnica
Companhia produtora: Facto8/LB Entertainment
Companhias coprodutoras: Globo Filmes e GloboNews
Companhia Distribuidora: Elo Company
Produtores: Rita Moraes; Felipe Braga
Produção Executiva: Felipe Duarte
Direção: Felipe Menezes; Gustavo Gama Rodrigues
Roteiro: Felipe Menezes
Argumento: Felipe Braga
Direção de Fotografia: Pedro França
Som Direto: Guilherme Algarve
Edição de Som: Thiago Braga
Montagem: Helio Vilela
Trilha musical: Gustavo Vellutini