Uma adaptação da obra de Leigh Bardugo, Sombras e Ossos foi lançada na Netflix no dia 23 de Abril, conquistando seu lugar com sua trama, efeitos e vasto universo.
A trama é protagonizada por Alina Starkov (Jessie Mei Li), uma jovem cartógrafa que descobre ser uma Grisha, e tem o poder único de conjurar a luz do sol. A descoberta muda tudo não apenas para ela, como para todo seu país, Ravka. Isso porque as habilidades de Alina são a esperança de todos de que a Dobra, um enorme trecho coberto por escuridão e habitado por monstros que dividiu o país em dois. Malyen Oretsev (Archie Renaux), um rastreador que faz parte do Primeiro Exército de Ravka e amigo de infância de Alina, tem que encontrar seu caminho após a separação da dupla, após descobrirem que Alina é a Conjuradora do Sol e a levrem para o Pequeno Palácio.
O General Aleksander Kirigan (Ben Barnes) é um poderoso Grisha, onde ele consegue conjurar as sombras e, além disso, até transformá-la em lâminas letais. Líder do Segundo Exército, a divisão de lutadores Grisha de Ravka, o General Kirigan ajuda Alina a chegar ao Pequeno Palácio em segurança, e tem um grande interesse em Alina quando seus poderes de Conjuradora do Sol são revelados.
Como um descendente do Grisha que criou a Dobra das Sombras, Kirigan está determinado a destruí-la e, igualmente, redimir a linhagem de sua família.
Na série, ainda há outros núcleos que vão se desenvolvendo ao longo da trama. É apresentada a cidade de Ketterdam, introduzindo Kaz Brekker (Freddie Carter), Jesper Fahey (Kit Young) e Inej Ghafa (Amita Suman), onde esses se juntam para sequestrar Alina e faturar um milhão de Kruges. Outro núcleo também interessante é o de Nina Zenik (Danielle Galligan) e Matthias Helvar (Calahan Skogman), uma Grisha e um Drüskelle (caçadores de Grishas) que acabam se apaixonando após alguns infortúnios.
A série se desenvolve muito bem. Com 8 episódios em sua primeira temporada, com personagens cativantes em um universo cheio de coisas para descobri, ela peca em ser tão curta, pois com seu vasto e fascinante universo merecia mais episódios e mais temporadas.
OS GRISHAS
O universo de Sombra e Ossos possui muita magia, e as pessoas detentoras de poderes são chamadas de Grishas.
Os Corporalki possuem poderes relacionados ao corpo das pessoas, sendo divididos entre Curandeiros e Sangradores. As habilidades dos Curandeiros focam na cura, e os Sangradores possuem forças mais ofensivas e são legais em suas batalhas. Um Grisha muito raro na ordem Corporalki. Alfaiates têm a capacidade de mudar a aparência de uma pessoa, tornando-os excelentes por motivos cosméticos ou de espionagem. Atualmente, Genya Safis é o único alfaiate conhecido que existe.
Os Materialki são os Fabricadores, e também possuem uma divisão de seus poderes: os Durastes e os Alquimistas. Os Alquimistas são especializados em químicos, como misturas explosivas e venenos. Já os Durastes podem manipular vidro, metais, madeiras, plantas, pedras… qualquer coisa, em nível molecular, moldando a forma, textura ou composição de algum objeto.
Os Etherealki conta com os manipuladores dos elementos. Os Hidros manipulam a água, os Infernais o fogo e os Aeros o ar.
Ainda existem os Grishas com poderes raros, como o General Kirigan que pode conjurar as sombras e Alina Starkov que conjura a luz do sol. Eles entram na linha dos Etherealki.