Um mistério interessante e divertido, mas um pouco estranho.
[Vale ressaltar, como o nome sugere, trata-se de uma crítica SEM SPOILERS, o conteúdo a seguir reflete a opinião de seu autor. Sinta-se livre para concordar, ou discordar, total ou parcialmente, o importante é que sua opinião seja expressa com respeito e educação].
Entre Facas e Segredos trata de uma investigação sobre o assassinato de um famoso autor que foi encontrado morto em casa por sua enfermeira particular. Durante a investigação a família ainda tem que lidar com a leitura do testamento e presença de um famoso investigador que sempre descobre a verdade, mas está curioso, principalmente para descobrir quem o contratou para tentar solucionar este caso.
O filme lembra um pouco as histórias de Agatha Christie e nós espectadores dificilmente vamos assistir passivamente ao filme, porque conforme os interrogatórios acontecem, nós também vamos buscando pistas, entendendo mais sobre a família e levantando suspeitos enquanto tentando entender motivações e métodos que levariam à solução do caso. O filme não é daquele padrão de filmes interativos, que você deve escolher opções na tela para continuar a história, mas é bacana a maneira como ele nos abraça e nos coloca no centro da cena do crime e nos permite suspeitar, deduzir e palpitar à vontade sobre o caso.
Os visuais do filme são muito bons, a fotografia, figurino e direção de arte trabalharam muito bem em conjunto, nos entregando personagens reconhecíveis e marcantes. O enredo, na maior parte do tempo é bom, já que busca provocar interações entre vários personagens, nos familiarizando com eles, apresentando características e falando até nas entrelinhas. Há personagens mais comuns e alguns peculiares, mas todos são explorados para a resolução do caso, ainda que alguns, comodamente utilizados pelo roteiro para facilitar ou dificultar o desenrolar da história.
A primeira metade do filme é uma delícia de assistir, é como se estivéssemos brincando com um jogo de detetive em que estamos atrás de pistas e vamos sendo recompensados a cada pequena vitória, já a segunda parte começa a apresentar passos da solução e ao fim, o filme termina com uma solução um pouco acelerada, o que nos leva a uma sensação de que começamos com um passeio, decidimos aproveitar para fazer uma caminhada, e quando percebemos, já estávamos correndo, mas o pior de tudo é que parece que durante a caminhada ameaçou chover, demos uma corrida, conseguimos chegar ao objetivo, mas tomamos alguns pingos de chuva, só que neste caso, somos pessoas que não gostamos de nos molhar e estes pingos foram, de certa forma, um pouco frustrantes, mas, no fim do dia, estamos satisfeitos com a experiência e a atividade física realizada.
Se você for uma pessoa um pouco mais lenta, com mais dificuldades para compreender os passos da investigação, a lógica dos casos, não se acanhe, o filme será didático quando necessário para que você compreenda como a investigação chegou à sua conclusão. Já se você é um pouco mais ansioso e não gosta de ficar esperando até o último segundo para descobrir as coisas, não se preocupe, o filme vai te ajudar a compreender o que houve, e depois te explica como aconteceu.
Estamos diante de um filme muito bom, com atuações boas, ainda que o roteiro às vezes facilite ou dificulte a história conforme lhe convém, não é sempre que acontece, mas pelo menos 3 vezes houve uma conveniência de roteiro que a maioria das pessoas vai olhar e pensar “Ah, não acho que aconteceu isso”. Mesmo assim, o filme mantém um bom ritmo, entrega uma experiência gostosa e é muito satisfatório, é um bom filme e vale muito a pena assistir.
Review
Entre Facas e Segredos
Um suspense leve e divertido, com belos visuais e boas atuações, nos envolve e nos coloca no meio da investigação e permite que brinquemos de detetive. Entre Facas e Segredos tem um ritmo agradável, não é cansativo e termina em tempo de não nos cansar. Utiliza de personagens criativos e nem mesmo as conveniências de roteiro conseguem estragar a experiência. Eis um bom filme de investigação que nos surpreende de maneiras diferentes, na maioria das vezes, positivamente.
PROS
- Personagens criativos e diversificados;
- Ritmo agradável e enredo fluido;
- Visuais e figurinos que saltam aos olhos;
- Uma história simples contada de maneira criativa;
CONTRAS
- Tem um momento específico de conveniência de roteiro muito inconveniente.