[CRÍTICA COM SPOILERS] – YOU (Netflix)

Adaptação do livro de Caroline Kepnes, YOU estreou na Netflix após seus dez episódios da primeira temporada terem sido exibidos no canal americano Lifetime.

[Vale ressaltar, como o nome sugere, trata-se de uma crítica COM SPOILERS, o conteúdo a seguir reflete a opinião de seu autor. Sinta-se livre para concordar, ou discordar, total ou parcialmente, o importante é que sua opinião seja expressada com respeito e educação.]

Antes de seu primeiro episódio ir ao ar, a série já havia sido renovada para uma segunda temporada. Posteriormente, foi anunciado que o segundo ano seria produzido exclusivamente pelo serviço de streaming, transformando a Netflix em sua emissora oficial de transmissão. Com tanta expectativa envolvida, YOU veio com a promessa de ser o novo sucesso, assim como ter um bom material –  o que ela cumpre de forma surpreendente.

A trama começa com Joe Goldberg (Penn Badgley), um gerente de livraria nova-iorquino inteligente e, digamos… peculiar. Nesta livraria, ele conhece Guinevere Beck (Eliabeth Lail), uma jovem bonita e aspirante a escritora, onde Joe cria uma obsessão insana e inexplicável sobre ela.
Levado pela seu instinto psicopata, Joe usa o meio mais comum para conseguir informações sobre sua “amada”: a internet. Como qualquer jovem de hoje, ela posta tudo: locais onde frequenta, com quem está, onde estuda e por aí vai, facilitando ainda mais as pesquisas do nosso stalker.

Durante os primeiros episódios, ele fica observando mais de longe, onde é possível que ele conheça suas amigas, Anikka, Peach, e Lynn. A obsessão é tanta que ele chega a invadir o apartamento de Beck (!!!). Por meio ao acaso (não tanto ao acaso, pois ele estava por perto) Joe salva nossa querida Beck de ser atropelada pelo trem. Ato heroico, você deve pensar. Até seria, se ele não usasse a oportunidade para roubar seu celular e invadir ainda mais a privacidade da personagem.

Mesmo a vida de Beck sendo um livro aberto na internet, sua vida é composta de várias mentiras: umas significantes e outras nem tanto, envolvendo até a morte de uma pessoa. Não tendo a vida que ela demonstra ter, a série mostra que ela faz de tudo pra se misturar com suas amigas e a classe mais favorecida de Nova Iorque.

O mais interessante sobre a série é que ela não fica só focada nos personagens principais. Tem toda uma trama envolvendo a amiga de Beck, Peach Sallinger (Shay Mitchell). Sendo esnobe, rica, prepotente e controladora, Peach é aquele tipo de personagem que qualquer um ama odiar. Ela torna a aproximação de Joe mais complicada, o que deixa o nível de estresse do personagem ainda mais elevado, levando-o a tomar decisões terríveis. Podemos dizer também sobre sua afeição por seu vizinho Paco, uma criança apaixonada pelos livros que Joe leva para ele ler, mas que também tem a vida perturbada por seu padrasto violento e pela sua mãe usuária de drogas. Se tem uma pessoa por quem Joe realmente tem um afeto real, não obsessivo, esse alguém é Paco.

O desfecho da primeira temporada da série é surpreendente, onde vários elementos são deixados pelo caminho (sem atrapalhar o final) para a segunda temporada ser trabalhada em conjunto com a primeira, não sendo apenas uma temporada separada da outra.

E justamente por conta dessa interação de histórias, a série não fica entediante nem monótona. Você sempre quer saber o que vai acontecer no próximo episódio. A produção vai ficando cada vez mais intensa com as desconfianças e descobertas, traçando assim atitudes também desesperadas de seus personagens. E é assim que o desenvolvimento vai acontecendo em sua trajetória.

YOU trabalha todos os elementos de forma descontraída e atual, mostrando o poder que a internet e as redes sociais expõem uma pessoa. É uma série onde seu psicológico vai ser trabalhado ao extremo, que não te faz torcer por qualquer personagem e, ao mesmo tempo, te faz querer saber mais sobre eles, fazendo com que você pense sobre suas próprias atitudes no mundo digital (e no mundo real também).

Confira o trailer da primeira temporada de You, da Netflix:

Fernanda Martin

Professora, escritora, nerd, amante de livros, séries e gatos. Instagram: @martchiin

%d blogueiros gostam disto: