Aqui vamos discutir acontecimentos do episódio 9×11 – Recompensa.
[Vale ressaltar, como o nome sugere, trata-se de uma crítica COM SPOILERS, o conteúdo a seguir reflete a opinião de seu autor. Sinta-se livre para concordar, ou discordar, total ou parcialmente, o importante é que sua opinião seja expressada com respeito e educação.]
Se você não gosta de spoilers, este é o último parágrafo deste texto que você deve ler, então, se quiser ver a crítica sem spoilers, confira este outro artigo. Agora, daqui pra frente, só siga se for forte o suficiente para suportar spoilers.
O episódio começa com um flash back, vemos a Carol com um cabelo médio, e vemos o cabelo da Carol começando a crescer, isso é uma referência ao comentário de Harry para Lydia, sobre o passado de sua mãe adotiva. Este trecho de flashback serviu apenas para reforçar a busca de Ezequiel por um quadro para fixar as diretrizes para convivência das comunidades, e também para fomentar mais os mistérios por trás do desentendimento entre Michonne e Maggie.
Lá em Hilltop, a negociação com a Alpha não tem nada de estraordinário. Eles apresentam os reféns, querem a Lydia, aparece uma horda de zumbis, tem todo o drama do bebezinho de uma sussurradora começar a chorar bem na hora que os zumbis aparecem, aí ela tem que deixar o bebê no chão para os zumbis comerem ele, porque como a Alpha disse, no mundo da morte tem que se viver em silêncio, se a mãe não consegue silenciar seu filho, os mortos o farão… É bastante significativo isso, e a mãe, mesmo triste, abandona o bebê. Mas, Luke avisa por sinais à Connie, que salva o bebê e nos coloca em uma cena claustrofóbica, onde vemos a jovem surda caminhando pelo milharal com um bebê, enquanto é atacada por zumbies, que não sabemos mais se são apenas zumbis ou sussurradores também. Então, o deus ex do episódio aparece e Daryl salva a garota com o bebê.
Bom pra resumir a Harry fugiu com a Lydia, mas depois de conversar com a Enid, Lydia resolveu se entregar, Alden e Luke foram devolvidos, e tudo ficou bem… Porém, ao final, descobrimos que o bebê resgatado ficou em Hilltop… E aí, será que os sussu deixarão isso quieto?
Já no núcleo do Reino, estão preparando as coisas para a Feira, então eles saem pra caçar alces. Após a caçada, Ezequiel resolveu ir a um cinema buscar uma lãmpada para o projetor deles. Como sempre, o plano para distrair os zumbis começa bem e alguma coisa tem que dar errado, é o diabolo ex machina, neste caso, foi o rádio que parou de tocar música. Mas, no final, ninguém morre, eles conseguem a lâmpada e a moldura para colocar o contrato de convivência entre as comunidades e voltam pra casa.
No fim das contas, o espírito de One Tree Hill, e This is Us baixo na série. Sob o som de música romântica, Ezequiem e Carol se beijam iluminados pelo projetor do cinema, Harry, impaciente, levanta-se da cama em Hilltop e sai em busca de Lydia. Daryl lê a cartinha desse garoto chato e sai para buscá-lo, mas Connie resolve ir junto, porque não acha certo as cosias serem como são… Enfim, foi um clima muito diferente do que estamos acostumados, foi interessante. Eu achei muito forçado, mas, vai ter muita gente que gostará.
Foi um episódio morno. Tivemos foco em uns sinais pintados de vermelho que em alguns momentos foram focados, mas não explicados, resta esperar o que vem nos próximos episódios. Pra mim, foi um episódio que teve barriga, e não um episódio de barriga, na série, vamos ver o quanto esta história vai se desenrolar ainda nesta temporada.