A Sony anunciou no Playstation Blog um reajuste nos preços dos consoles Playstation 5, tanto a versão com leitor de Bluray quando a “All Digital”. Os reajustes giram próximos a 10% em algumas regiões, o que, em alguns casos, como nos Estados Unidos, condiz com a inflação registrada nos últimos meses, mas e no Brasil?
Segundo o jornalista Bruno Micali, a Sony Brasil não pretende reajustar os valores dos preços do PS5 vendido por aqui, o jornalista postou isso no Twitter
Galera, entrei em contato com o time do PlayStation Brasil e confirmaram pra mim que NÃO haverá aumento de preços do PS5 aqui. O reajuste, por enquanto, vale só pros locais mencionados pela Sony mesmo (Austrália, Japão, China, Canadá, Europa, Reino Unido, México).
Brasil tá fora!— Bruno Micali em: games, games, games. (@MicaliBruno) August 25, 2022
A ação da Sony, de aumentar os valores dos consoles chama atenção, porque, enquanto a atual geração aproxima-se de sua “meia-vida”, onde, geralmente esperamos por reduções nos preços, segue pela contramão do que estamos historicamente acostumados. Com o passar dos anos, a tecnologia e meios de produção se otimizam e isso impacta nos custos de produção, aparentemente, a crise global dos chips que afetou o mercado de Tecnologia (e os games), continua a ecoar e trouxe mais um de seus reflexos neste reajuste de preços.
Mas, será que as otimizações nos processos de produção não foram o suficiente para impactar nos preços e balancear com a inflação, causando a manutenção dos preços em vez de um oscilação? Ou será que a Dona Sony pode estar com um PS5 “slim” (uma versão mais capada), na agulha e pretenda lançá-lo com os preços antigos? Afinal, a história já nos mostrou que em ocasiões passadas a Sony chegou a adotar uma estratégia de ter prejuízos com a venda de consoles e focou em equilibrar a balança e conseguir um faturamento positivo com a venda de software. Por enquanto, nós brasileiros estamos livres deste aumento, e vamos aguardar os próximos meses para ver o desenrolar dessa situação global que tem impactando há um período já prolongado o mercado de Tecnologia.
Fontes: Playstation Blog e Game Vício