Um dos personagens mais famosos da DC é o Batman (depois do Superman, é claro). Este personagem e os seus “rivais” ou arqui-inimigos moldaram muito do que acontece hoje em dia nas mais diferente mídias. Em comemoração a este dia, trago a vocês os, conforme minha visão, melhores dos melhores conteúdos lançados nas mais variadas mídias … o que inclui filmes, desenhos, séries, “gibis”/quadrinhos e jogos. Se ainda não teve a possibilidade de se divertir com esses títulos, fica a indicação para você. Vamos a eles:
JOGO – Batman: Arkham Asylum (2009)
Por muito tempo, o melhor jogo do Batman na minha visão era o The Adventures of Batman and Robin, de Super Nintendo, lançado em 1994. Tinha bons gráficos, o jogo era bem colorido mas era bem difícil quando eu joguei a primeira vez na minha infância. Muitos anos foram passando e ele ainda se mantinha como o melhor jogo até que em 2009, lançou o jogo Batman: Arkham Asylum.
A história, os gráficos, a jogabilidade … simplesmente incríveis e se tornou o melhor jogo do Batman. Demorou muito tempo mas apareceu um jogo que superou o anterior em minha memória. E claro, foram lançados mais dois jogos seguindo a história então, eu acho que você deveria jogar a trilogia para aproveitar tudo. Claro que também vale visitar o jogo de 1994 que eu citei.
SÉRIE – Batman (1966)
Quando eu era criança, eu lembro de ver essa antiga série passando na TV e eu me divertia muito e a importância histórica dela é muito grande. Quase todos os personagens sofreram queda de popularidade em sua história e essa série ajudou a levantar o Batman em um desses momentos de baixa. Claro que a série é de outros tempos … o Batman atualmente está em um momento mais “dark” então, pode soar estranho para muitos.
Se soar estranho, eu indico a série Gotham. Eu achei a produção muito interessante e competente e “ela segue essa linha mais atual do Batman”.
“Gibi”/HQ/Quadrinhos – Batman – A Piada Mortal (1988)
Batman já teve inúmeros quadrinhos ou “gibis”, já enfrentou diversos inimigos e uma das que eu gosto bastante foi “The Darkness & Batman”, que é um crossover entre Jack Estacado e Bruce Wayne. Apesar disso, não tem como, na minha concepção, não colocar como o melhor “gibi” do Batman sendo o clássico Batman – A Piada Mortal. O impacto dessa obra no personagem é imenso e eu não quero escrever muito a respeito para não dar spoilers ou qualquer outra coisa. Apenas leia e veja por si mesmo os motivos. Também existe o desenho que também é válido conferir.
FILME – Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
Batman já teve diversos filmes bons e alguns questionáveis. Teve a visão de Tim Burton onde o Batman/Bruce Wayne foram interpretados por Michael Keaton mas, o melhor filme do Batman de todos os tempos até este ano de 2022 é Batman: O Cavaleiro das Trevas onde o personagem Coringa é magistralmente interpretado por Heath Ledger. As pessoas estavam apegadas ao estilo do Coringa que foi feito pelo Jack Nicholson e quando viram o “novo Coringa”, muitas reclamações aconteceram. Enquanto para as pessoas mais jovens as reclamações na Internet parecem algo novo, eu te digo que não é e, para quem reclamou, quando o filme foi lançado, várias das reclamações cessaram. A nova roupagem do Coringa foi muito bem construída e a interpretação foi tão impactante que Heath Ledger venceu um prêmio Oscar Póstumo por justamente essa atuação. Se quiser assistir, eu recomendo ver a trilogia Nolan do Batman que tem Batman Begins antes deste filme. Não é obrigatório mas se quiser, é bom. Também deixo a recomendação do filme Batman de 2022 estrelado por Robert Pattinson.
DESENHO – Batman: A Série Animada (1992)
Nos desenhos, outra obra que já é bastante antiga. Batman a série animada é de um competência ímpar. É um desenho que graficamente é muito bonito, as histórias contadas são excelentes e esse desenho criou uma personagem que está em alta: Arlequina. Então eu diria que vale a pena conferir alguns episódios.
Mas, eu sou alguém que está um pouco cansado do Batman ser Bruce Wayne e suas 525 versões ao longo do tempo. Eu espero um próximo passo quando o Bruce Wayne estiver velho demais para lutar e aí um jovem assumir seu lugar. Eu estou aguardando, na verdade, Terry McGinnis assumir o manto do Batman. Isso aconteceu no desenho Batman do Futuro (1999). Esse desenho é importante porque Bruce Wayne está aposentado e se torna o mentor deste jovem. Isso é algo novo. A mesmice as vezes cansa se não tiver nenhum tipo de incremento.