Os mais bem votados da seção Competição Novos Diretores irão concorrer ao Troféu Bandeira Paulista.
A Mostra Internacional de Cinema computa durante a primeira semana de programação os votos do público para os filmes que participam do evento. Os mais bem votados da seção Competição Novos Diretores irão concorrer ao Troféu Bandeira Paulista, uma criação da artista plástica Tomie Ohtake.
Nesta 47ª edição, 13 filmes mais bem avaliados pelos espectadores foram submetidos ao Júri, que nos próximos dias vai avaliar as obras e escolher os longas vencedores na categoria Melhor Filme. Os jurados também podem premiar longas em outras categorias.
Nesta edição, o Júri é composto por Bárbara Raquel Paz, Enrica Fico Antonioni, Lenny Abrahamson, Mariëtte Rissenbeek e Welket Bungué (saiba mais sobre os jurados abaixo). O diretor Emir Kusturica integraria o Júri, mas por problemas de saúde não poderá vir à Mostra.
Os vencedores serão anunciados no dia 1º de novembro, quarta-feira, durante a cerimônia de encerramento da 47ª Mostra no Espaço Petrobras, na Cinemateca Brasileira.
Na lista dos 13 títulos mais bem votados, alguns ainda podem ser vistos nos cinemas, conforme indicação a seguir:
- Asog, direção de Sean Devlin (Filipinas, Canadá | Ficção)
29/10: Espaço Itaú de Cinema Augusta Anexo 4, às 18h30
31/10: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5, às 15h30
- Da Cor e da Tinta, direção de Weimin Zhang (EUA, Brasil, China | Documentário)
27/10: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5, às 14h
- Exodus, direção de Abbe Hassan (Suécia | Ficção)
- Ousamos Sonhar, direção de Waad al-Kateab (Reino Unido | Documentário)
- Ouvidor, direção de Matias Borgström (Brasil | Documentário)
30/10: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1, às 16h
- Quando Derreter, direção de Veerle Baetens (Bélgica, Holanda | Ficção)
- Rapto, direção de Iris Kaltenbäck (França | Ficção)
31/10: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5, às 21h50
- Samuel e a Luz, direção de Vinícius Girnys (Brasil, França | Documentário)
1º/11: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5, às 18h
- Se Eu Pudesse Apenas Hibernar, direção de Zoljargal Purevdash (Mongólia, França, Suíça, Catar | Ficção)
- Shayda, direção de Noora Niasari (Austrália | Ficção)
29/10: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 1, às 21h45
- Tempo Esgotado, direção de Eve Duchemin (Bélgica, França | Ficção)
31/10: Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca 5, às 17h30
- Vale do Exílio, direção de Anna Fahr (Canadá, Líbano | Ficção)
29/10: Circuito Spcine Olido, às 16h
31/10: Cine Satyros Bijou, às 18h45
- Vampira Humanista Procura Suicida Voluntário, direção de Ariane Louis-Seize (Canadá | Ficção)
29/10: Espaço Itaú de Cinema Augusta Sala 2, às 15h30
31/10: Cinemateca Espaço Petrobras, às 19h
Sobre o JÚRI da 47ª Mostra
Bárbara Raquel Paz
Atriz e diretora, fez parte do grupo TAPA e do Parlapatões, em teatro de rua e circo, trabalhou em mais de 30 peças, trajetória que lhe rendeu vários prêmios e a Medalha Cavaleiro, Honra ao Mérito Cultural do Ministério da Cultura, em 2013. Na TV, atuou em diversas séries e novelas. No cinema, participou de vários curtas-metragens e longas, incluindo Meu Amigo Hindu, de Hector Babenco. Produziu e dirigiu programas de TV, curtas e o documentário Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, que estreou no Festival de Veneza 2019.
Enrica Fico Antonioni
Atriz e diretora italiana, viúva do diretor e roteirista Michelangelo Antonioni. Nasceu em Cavi di Lavagna, Itália e estudava arquitetura quando conheceu Antonioni. Enrica atuou nos filmes Identificação de Uma Mulher, Além das Nuvens, filme que Antonioni codirigiu com Wim Wenders em 1995, e em um dos episódios de Eros. É diretora dos documentários Making a Film for Me is to Live (1995) e Con Michelangelo (2005). Foi assistente do diretor em Profissão: Repórter e no documentário China.
Lenny Abrahamson
Diretor e roteirista irlandês, nascido em Dublin, indicado ao Oscar de melhor direção com o filme O Quarto de Jack (2015). É diretor dos filmes Adam & Paul (2004), Garage (2007), O que Richard Fez e Frank (2012) e The Little Stranger (2018). Na TV, assina a direção da série Prosperity, realizada em 2007 e da minissérie Normal People (2020), baseada no romance de mesmo nome de Sally Rooney e estrelada por Daisy Edgar Jones e Paul Mescal. Aclamada pela crítica, Normal People soma vários prêmios e indicações de melhor direção e elenco.
Mariëtte Rissenbeek
Diretora-executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Nascida na Holanda, estudou na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Trabalhou na Löhlein & Schonert, Tobis Film, Hofmann & Voges, Ziegler Film. Em 1998, abriu uma produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki. Em 2003, foi responsável pelas relações com festivais internacionais na German Films, a organização alemã para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada diretora-adjunta da German Films em 2006, passando a diretora-geral em 2011. Em 2019 selecionou 15 filmes que marcaram seus 16 anos na distribuidora alemã German Films para a 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, e participou de um bate-papo realizado no Espaço Itaú de Cinema – Augusta.
Welket Bungué
Ator e argumentista luso-guineense, graduado em teatro em Lisboa, com pós-graduação em atuação na Uni-Rio. Welket foi protagonista de Berlin Alexanderplatz, longa de Burhan Qurbani, lançado comercialmente em 2020. No Brasil, atuou em A Viagem de Pedro (2022), de Laís Bodanzky, Joaquim (2018), de Marcelo Gomes, e Corpo Elétrico (2017), de Marcelo Caetano.