A distribuição Linux Debian é uma das mais antigas e respeitadas no mundo. Deste projeto, vários acabam por surgir e duas famosas são o Ubuntu e o Raspberry Pi OS. A possibilidade de haver distribuições que continuam existindo e outras que ficaram pelo caminho é graças a filosofia do software livre onde o código fonte dos “programas” é aberto e qualquer um pode utilizar em alguma modificação. É claro que não é só isso mas, esse é o básico/genérico para um rápido entendimento.
Algumas distribuições Linux fazem uso de firmwares proprietários que o código fonte dele não é disponibilizado a ninguém ficando apenas internamente com a empresa. O Debian, conforme DioLinux, por ter como padrão o uso de apenas software livre, acaba tendo alguns problemas de usabilidade ou as vezes algum hardware ou software pode sequer funcionar em alguma distribuição Linux se não tiver os firmwares proprietários rodando.
A ISO oficial do Debian, não carrega consigo firmwares e software que não sejam livre (código fonte disponível) mas essa mudança pode estar próxima de acontecer. Uma votação irá ocorrer no mundo Debian e existem 3 propostas na mesa, conforme DioLinux:
1º Os firmwares serão incluídos e ativados por padrão durante a instalação caso sejam necessários, após a instalação, os firmwares não livres serão o padrão do sistema.
2º Os firmwares serão incluídos como uma alternativa, enquanto os firmwares livres serão o padrão do sistema.
3º O projeto irá disponibilizar mídias de instalação contendo os firmwares não livres para download, com a ISO oficial, de uma maneira que o usuário seja avisado que existem firmwares não livres na mídia de instalação baixada.
Conforme o DioLinux, a proposta 1 está sendo a vencedora. O impacto de usar um software que não seja livre é que ninguém saberá o que roda naquele programa ou firmware. Pode haver problemas de privacidade, segurança e será bem mais complexo de se observar e praticamente, deverá acreditar que a empresa está tomando todos os cuidados com os dados e informações.
Aguardemos os próximos capítulos.