Atmosfera, Utopia Tropical e Fala, Tu estão na Première Brasil, uma das principais vitrines do cinema brasileiro; evento acontece de 5 a 15 de outubro.
Três filmes distribuídos pela O2 Play, da O2 Filmes, estão selecionados para a Première Brasil da 25ª edição do Festival do Rio, um dos mais importantes festivais cinematográficos do país. São eles: Atmosfera, de Paulo Caldas, Utopia Tropical, de João Amorim, e Fala, Tu, de Guilherme Coelho.
A Première Brasil realiza sessões e debates presenciais com as equipes dos filmes e leva ao público uma oportunidade única de conhecer o cinema brasileiro que estará nas telas dos cinemas durante o próximo ano. O evento acontece de 5 a 15 de outubro – mais informações no site oficial.
Atmosfera, de Paulo Caldas, está na Competição Novos Rumos. A trama acompanha Edmundo, um homem que vive isolado no meio da natureza, caseiro de um sítio em São Paulo. A presença da sua mãe assombra-o com poesias e memórias do sertão onde nasceu. A linha tênue entre a lembrança e o delírio leva Edmundo a um mergulho na fantasia. Ao se deparar com a morte, o caseiro-poeta busca dar significado à vida. O filme tem no elenco principal João Miguel, Milhem Cortaz e Zezita Matos.
Utopia Tropical, de João Amorim, está selecionado para a Competição Longas Documentários. Com 70 minutos de duração, o filme é embasado em conversas entre o linguista e ativista político americano Noam Chomsky e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim. Com a ajuda dos intelectuais, Utopia Tropical lança um olhar crítico sobre a ascensão e queda dos regimes de esquerda na América Latina nos últimos anos.
Já Fala, Tu, de Guilherme Coelho, terá sessões especiais em comemoração aos 20 anos de seu lançamento. O filme foi vencedor dos prêmios de Melhor Documentário e Melhor Direção em 2003, quando competiu. Fala Tu acompanha o cotidiano de três moradores da Zona Norte carioca que, em comum, têm a paixão pelo rap. O filme é testemunha dos sonhos, dramas e transformações vividos pelos personagens. Faz-se, assim, uma crônica do Rio de Janeiro de hoje.
Atmosfera, Utopia Tropical e Fala, Tu chegarão aos cinemas brasileiros em 2024 com distribuição da O2 Play.
Serviço
Festival do Rio 2023
De 5 a 15 de outubro de 2023
O evento é apresentado pelo Ministério da Cultura, pela Shell e pela Prefeitura do Rio. Tem patrocínio máster da Shell através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e apoio especial da Prefeitura do Rio, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultura.
Realização: Cinema do Rio e Ministério da Cultura / Governo Federal
Sobre a distribuidora O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão – Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.
Mais informações no site da O2 Play.