Crepúsculo (Twilight, no original) é uma história sobre a mitologia de vampiros e lobisomens da autoria de Stephenie Meyer, que recebeu o título de best seller mesmo sendo o primeiro livro publicado pela autora.
A saga Crepúsculo foi um marco em uma geração. Alguns podem odiar, outros amar, mas não tem como reconhecer que a obra foi um estouro quando o livro foi lançado, em meados de 2005. Logo, os demais livros da saga foram lançados, sendo Lua Nova (2006), Eclipse (2007) e Amanhecer (2008).
A trama acontece quando Bella Swan muda-se da ensolarada Phoenix para viver com seu pai, Charlie. Bella depressa descobre como seria monótona e entediante a sua vida em Forks, caso Edward Cullen, o misterioso rapaz que se senta a seu lado na aula de Biologia, não lhe despertasse tanta curiosidade. Quando um carro fora de controle está prestes a atropelar Bella no estacionamento da escola, Edward salva-a do perigo sobrenaturalmente, com força e agilidade anormal para um ser humano comum. A partir disso, a trama se desenrola e logo a história sofre várias mudanças e reviravoltas ao longo dos demais livros.
Em Lua Nova, a história gira em torno de Bella e de Jacob Black, um amigo de infância que se reaproximaram com a mudança de cidade de Bella. Logo, coisas estranhas acontecem e, por conta da sua descendência com a tribo Quileute, Jacob cria a capacidade de se tornar lobo. Tudo isso gera mais um turbilhão de emoções em Bella e cria mais um arco em sua saga. No decorrer dos demais livros, mais mitologias são apresentadas, mais histórias são contadas e a dinâmica segue bem fluída.
Em dezembro de 2008, chega aos cinemas a adaptação do primeiro livro da saga, onde Bella é interpretada por Kristen Stewart Edward Cullen é interpretado por Robert Pattinson e Jacob Black é interpretado por Taylor Lautner. A adaptação foi bem fiel aos livros, num geral, e acabou alavancando e dando muita visibilidade à saga de livros.
Nesse mês de fevereiro, todos os filmes da saga Crepúsculo vão estar disponíveis na Netflix.