O primeiro jogo da série Street Fighter, é pouco lembrado. Eu mesmo só vim jogar ele muito tempo depois. O lançamento deste primeiro ocorreu no dia 12 de Agosto de 1987. Confesso que ele é um jogo problemático e não tenho qualquer nostalgia ou apego com este título mas, ele é importante por ser o início de tudo. As ideias base estavam lá, alguns personagens que são clássicos estavam presentes e isso demonstra o valor do jogo para o futuro.
Mas então, eis que em 1991 acontece um evento colossal desta franquia: o lançamento de Street Fighter II: The World Warrior. Esse deve ter sido o jogo que muitos devem ter tido o primeiro contato, que é o meu caso. Que jogo espetacular. Gráficos incríveis, jogabilidade formidável … são inúmeros elogios que podem ser feitos a este jogo. O impacto de lançamento é simplesmente um marco para os jogos de luta. Eu lembro de jogar muito este jogo nos fliperamas. Onde quer que eu fosse, quase qualquer boteco ou “mercadinho”, tinha uma máquina de Street Fighter II. Tinha até mesmo algumas máquinas modificadas que existia o Hadouken duplo e muitas outras coisas bizarras mas, ao mesmo tempo, incrivelmente divertidas.
Depois vieram vários outros jogos como Street Fighter Alpha, Street Fighter 3, personagens da franquia aparecendo contra outros personagens clássicos (X-Men vs. Street Fighter) e vários outros jogos muito bons mas também houveram pérolas nem tão aclamadas assim como o jogo Street Fighter The Movie, que é baseado em um filme muito do questionável …
Mas o fato é que Street Fighter é uma das maiores franquias de jogos de todos os tempos e seu impacto é enorme. Aproveitando, a Capcom está desenvolvimento mais um jogo desta incrível franquia … Street Fighter 6. Espero que seja um sucesso estrondoso e que venda milhões de cópias. Sucesso e vida longa a Street Fighter e a Capcom !!!