Serviço de Streaming vem ganhando espaço em festivais e levou duas estatuetas no Oscar 2020.
Você já ouviu falar de um site, app ou serviço de streaming chamado Netflix? Gente, imaginem um lugar aonde você procura um filme ou uma série e pronto, tá lá pra você assistir (às vezes não). Então, essa é a Netflix (Ohhhh que legal…).
Nos últimos anos a Netflix vem investindo muito em produções originais, por algum tempo suas séries recebiam elogios, enquanto seus filmes eram estigmatizados, gerando burburinhos e menes nas internet, mas, as coisas parecem estar melhorando e os Filmes da Netflix atingindo a qualidade de suas séries.
Ao todo, A Netflix teve 24 indicações no Oscar 2020, que foram:
A Vida em Mim, competindo na categoria de Melhor Documentário em Curta Metragem, quem venceu foi Learning to Skateboard In a Warzone (If You’re A Girl).
Indústria Americana que competiu ao lado do brasileiro Democracia em Vertigem, na categoria de Melhor Documentário, e este foi o primeiro prêmio da Netflix na noite, vencido por Indústria Americana.
Klaus competiu com Perdi Meu Corpo, na categoria de Melhor Animação, e quem venceu foi Toy Story 4.
E agora chegamos aos grandes títulos, vamos começar com História de um Casamento, o drama quase cômico teve 6 indicações, que foram: Melhor Trilha Sonora Original (que foi pro Coringa), Melhor Roteiro Original (vencido por Parasita), Melhor Atriz Coadjuvante, que ele mesmo venceu com Laura Dern. Melhor Atriz (Scarlett Johansson foi vencida por Renée Zellweger em Judy: Muito Além do Arco-Íris), Melhor Ator vimos Adam Driver, mas (quem venceu foi Joaquin Phoenix por sua atuação em Coringa). E História de um casamento também competiu para Melhor Filme, e como sabemos, quem venceu foi Parasita.
Dois Papa concorreu para Melhor Roteiro Adaptado, mas perdeu para Jojo Rabbit, na categoria Melhor Ator Coadjuvante, Anthony Hopkins foi vencido por Bradd Pitt em Era Uma Vez Em… Hollywoood e na categoria de Melhor Ator, o Papa Francisco de Jonathan Pryce acabou vencido pelo Coringa de Joaquin Phoenix.
Por fim, o maior indicado do estúdio, O Irlandês, este saiu de mãos abanando, mesmo tendo sido indicado em 10 categorias, acabou perdendo em Melhores Efeitos Visuais e Melhor Fotografia para 1917, Melhor Ator Coadjuvante contou com duas indicações: Al Pacino e Joe Pesci, ambos desbancados por Bradd Pitt em Era uma Vez Em… Hollywood, que também levou Melhor Design de Produção, outra categoria na qual O Irlandês competia. Melhor Figurino quem levou foram as Adoráveis Mulheres, na categoria de Melhor Edição (quem venceu foi Ford Vs Ferrari), o Melhor Roteiro Adaptado, ficou com Jojo Rabbit, e por fim, Melhor Diretor e Melhor Filme, quem levou foi Parasita.
Como estúdio, Netflix foi campeã em indicações, mas como estatuetas, levou apenas 2, em algumas das indicações, é possível concordarmos facilmente com os vencedores, como Melhor Filme para Parasita, Joaquim Phoenix como Melhor Ator e até mesmo Melhor Figuro das Adoráveis Mulheres. Mas ainda assim fica aquele gostinho amargo quando vemos Animação e Ator Coadjuvante perdendo, ainda que para ótimos filmes, sem dúvidas, mas eram algumas das principais apostas, ou pelo menos, as mais críveis chances da Netflix levar.
Anda assim, a estatueta de Melhor Documentário para Indústria Americana e Melhor Atriz Coadjuvante para Laura Dern, são vistas com bons olhos, ainda mais se observarmos que este foi um Oscar muito diversificado, e tirando O Irlandês, e talvez Star Wars IX, que saíram de mãos abanando, todos os grandes indicados tiveram seu reconhecimento e prêmio de consolação.
Ainda não podemos afirmar que a Academia não gosta da Netflix, mas o estúdio vem ganhando seu espaço e gerado ruído, papado prêmios e sendo reconhecido. Se você não é do tipo de pessoa que vá muito ao cinema, ainda tem boas opções originais para assistir no serviço de streaming, e outros títulos vencedores para recordar.
E sua torcida, como foi? Achou justo o resultado? Queria mais prêmios para a Netflix, ou você acha que Netflix não é cinema e nem deveria concorrer? Deixe sua opinião nos comentários!