Projeto nacional traz um time de super-heróis com uma pegada brasileira para quadrinhos, cardgames e até mesmo um jogo para celular. Veja a matéria completa para saber mais!
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=0MS91_1wb8I?feature=emb_logo]
O projeto FORÇA BR, criação de Chris Pereira, é um belo projeto com objetivo de trazer os heróis – todos de autoria de Chris – para o cenário nacional. Os personagens, que surgiram inicialmente em HQs, agora chegam com tudo em um vindouro jogo para celular (android e Iphone), e futuramente um jogo de cartas e também um possível RPG de mesa, com classes, quests e tudo que um RPG tem direito. Contudo, um projeto ambicioso como esse não sai de graça, e por isso ele está em financiamento coletivo, arrecadando dinheiro para viabilizar a produção de todo este conteúdo citado acima.
Você pode acessar a campanha para conhecer melhor o trabalho e as recompensas através do link https://apoia.se/projetoforcabr
Para nos contar mais sobre FORÇA BR, seu criador nos concedeu uma entrevista exclusivíssima, que vocês podem conferir abaixo:
The Geek News: Olá! Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo pelo projeto, FORÇA BR traz personagens sensacionais, que se encaixam dentro do conceito clássico de super-herói sem deixar de lado a cultura e o folclore brasileiros. Conte-me uma breve história sobre como surgiu o projeto, e os desafios para tornar este sonho em realidade.
Chris Pereira: Agradeço! O Projeto Força BR nasceu a décadas atrás como um sonho infanto-juvenil ao criar seus próprios personagens. Cheguei a tentar desenhar uma revista em quadrinhos e mais adiante escrever um livro, mas nenhum dos dois foi concluído por falta de tempo e talento (risos). Como gostava muito de jogos de RPG (interpretação) resolvi então adaptá-los para um sistema conhecido da época (Marvel Super Heroes da TSR 1991) e jogar com eles, mas o que também não aconteceu (risos). Com o passar dos anos todo esse material ficou guardado (e devidamente organizado) e minha vida profissional me distanciou por muito tempo deste universo que eu havia criado.
Um dia, alguns amigos e eu jogamos alguns jogos de tabuleiro e foi quando pensei: Por que eu não crio um jogo também? Já que tinha um universo inteiro pronto! Então desenterrei meus personagens, os atualizei e criei um sistema de regras simples para jogar com eles. Depois de muitos testes, percebi que o sistema estava muito bom, mas eu deveria encontrar uma maneira de apresentar aqueles personagens para os novos jogadores. Resolvi então retomar a ideia inicial dos quadrinhos.
A partir deste momento, passei a trabalhar ativamente em TODAS as minhas horas vagas (desde 2017) nessa ideia, que aos poucos foi deixando de ser um trabalho amador e foi se tornando um projeto profissional. Passei a contratar vários profissionais (muitos recusaram) para atuarem em cada aspecto que eu mesmo não poderia, reunindo assim um grupo com mais de 30 pessoas (até agora) para tornarmos esse sonho uma realidade.
The Geek News: Cada um dos personagens traz características próprias. Fale sobre como surgiu cada um, e qual personagem você mais se identifica, e porquê.
Chris Pereira: A primeira coisa que procurei levar em consideração a respeito da criação deles, foi a relação com nossa cultura. Existem inúmeros aspectos brasileiros que podem ser explorados para a criação de personagens interessantes. Aqueles que foram baseados em lendas ou histórias, tiveram sua devida adaptação ao cenário para serem condizentes com o universo e originais ao mesmo tempo. O primeiro personagem que criei foi o O.R.D.E.M. (Capitão Ordem) que sofreu algumas mudanças para torná-lo mais moderno, mas seus conceitos básicos se mantiveram os mesmos.
Sobre minha identificação pessoal com meus personagens, diria que cada um deles possui algum aspecto pessoal meu, explorando potencialidades e inseguranças. Possuindo pontos fortes e fracos, torna-os mais complexos e imprevisíveis. Além da dificuldade em superar seus desafios pessoais, terão também ao trabalharem em equipe e receber ordens. Explorar nossas dificuldades sempre será um tema interessante.
The Geek News: No momento, você possui revistas em quadrinhos e um projeto de videogame para celular. Por favor, conte-nos mais sobre o game e quais projetos você tem em mente para o futuro.
Chris Pereira: Quando estava trabalhando no jogo de tabuleiro, percebi que este universo poderia ser explorado de várias maneiras diferentes, abrindo assim novas possiblidades (e públicos) a serem alcançadas utilizando os mesmos personagens. Neste momento, fui procurado por alguns profissionais na área de jogos digitais, e me foi apresentado uma ideia interessante de um jogo simples para celular. Jogo este, que serviria como divulgação do projeto atingindo assim mais pessoas.
Além dos quadrinhos, jogo de tabuleiro e game para celular, estou trabalhando em um novo sistema de RPG (jogo de interpretação), jogo de cartas (Card Game) e meu maior objetivo é sem dúvida nenhuma uma série animada. Em vista que já temos uma rica história para contar, profissionais desejando essa oportunidade, o que nos falta agora será a captação de recursos financeiros, pois praticamente tudo o que foi feito até agora, foi patrocinado por mim mesmo. Essa é a importância do apoio real das pessoas que ainda sentem muita dificuldade em acreditar em projetos nacionais. Tudo o que nós precisamos é de uma oportunidade de mostrarmos o nosso trabalho.
The Geek News: Por último, deixe seu recado para o pessoal, especialmente para todos aqueles que estão ingressando no mercado de quadrinhos/jogos no Brasil.
Chris Pereira: Acredito que tenham basicamente duas coisas para serem levadas em consideração para todos aqueles que pretendem entrar nesse ramo. São elas: FOCO e PERCISTÊNCIA. Se você não tiver um objetivo claro lhe orientando até onde quer chegar, outras pessoas poderão levá-lo a lugar algum. Ao mesmo tempo que deve manter uma linha e ter muita sabedoria para diferenciar críticas positivas das negativas (sim, elas serão MUITAS). A partir deste ponto veremos o quão perseverante você é e até que ponto você estará disposto a se sacrificar para alcançar seus objetivos.
Outros aspectos importantes que nunca deveremos ignorar é o conhecimento mínimo sobre o mercado que pretendemos entrar, bem como a atenção especial ao marketing. Levando em consideração esses elementos, você provavelmente já saberá se o seu produto será aceito, ou se terá a penetração esperada para garantir seu sucesso. Faça uma pergunta a você mesmo: Quem compraria meu produto?
Vamos nos dar a oportunidade de prestigiar o mercado nacional.