Falcão e o Soldado Invernal é a nova aposta da Marvel Studios no Disney+, que surpreendeu a todos com o novo formato em séries dos heróis do UCM, começando com Wanda e Visão. Com sua estreia no dia 19 de março de 2021, a primeira temporada contendo seis episódios já é a estreia mais vista de todos os tempos na plataforma. Isso ocorre semanas depois de WandaVision se tornar a série mais assistida do mundo.
Falcão e o Soldado Invernal se passa algum tempo após os eventos de Ultimato e mostra os Sam Wilson (Anthony Mackie) e James Barnes – ou mais carinhosamente, Bucky (Sebastian Stan), tocando suas vidas depois do embate final contra Thanos.
A primeira cena de ação do episódio mostra Sam como Falcão em uma eletrizante missão no Oriente Médio. Ele precisa resgatar o soldado americano Joaquin Torres, que foi feito refém em serviço, dentro de um avião da força aérea americana, e consegue realizar o resgate com êxito. Joaquim é o responsável por apresentar o grupo terrorista Apátridas. O grupo quer acabar com as fronteiras e defende que os 5 anos nos quais metade da vida sumiu do planeta por conta do estalo de Thanos foi algo bom. Ao longo do primeiro episódio, descobrimos detalhes sobre Sam Wilson e Bucky que não haviam sido abordados em todos esses anos nas aventuras em que a dupla viveu ao lado de Steve Rogers.
O maior marco desse episódio foi Sam entregando o escudo do Capitão América para o governo americano, já abrindo a deixa para o segundo episódio, onde John Walker (Wyatt Russell) recebe o título de Capitão América e usa o escuto de Rogers.
O segundo episódio começa com John Walker num vestiário recebendo conselhos de seus colegas. Um deles é o seu parceiro de longa data Lemar Hoskins (Estrela Negra), que o adverte sobre a responsabilidade de assumir o posto de Capitão América. Bucky assiste uma aparição pública do Capitão América na TV, e vai ao encontro de Sam para pressioná-lo a retomar o escudo para si e fazer o que Steve Rogers queria.
Bucky e Sam se unem então para investigar os Apátridas. Durante a missão, são rastreados por Capitão América e Estrela Negra que chegam para dar um reforço. Muito mais que terroristas, os Apátridas são super soldados constituídos pelo soro que transformou Rogers e Barnes nos filmes Capitão América: O primeiro Vingador e Capitão América: O Soldado Invernal. O destaque aqui vai para a personagem Karli Morgenthau (Erin Kellyman), uma das lideranças do grupo.
De volta aos EUA, a série entra de forma mais explícita na questão do racismo quando Bucky apresenta Sam a Isaiah Bradley (Carl Lumbly), um homem negro que foi usado para tentar recriar o soro do Capitão América, quando Steve estava congelado no mar. Na saída da casa de Isaiah, a dupla é surpreendida por uma abordagem policial, onde os policiais perguntam a Bucky se Sam o incomoda, de uma maneira instigante, por ser uma discussão de um homem branco com um homem negro.O episódio termina com a aparição de Zemo (Daniel Brühl), o importante vilão de Capitão América: Guerra Civil. Segundo Bucky, é através dele que a dupla conseguirá entender os Apátridas.
No terceiro episódio, Bucky e Sam vão ao encontro de Zemo na prisão para obter pistas sobre a produção do soro para criar novos Supersoldados. Bucky decide então tirar Zemo da cadeia sem consultar Sam. Com o sucesso do plano, Sam se junta aos dois por confiar em Bucky.
Zemo os leva então para Madripoor, onde ele acredita que estão as respostas que precisam sobre o Mercador do Poder. O episódio ainda conta com o reforço de peso de Sharon Carter (Emily VanCamp), que vive de forma confortável no exílio, como vendedora de arte.
Eles então descobrem que existe um laboratório na Letônia. O Dr. Wilfred Nagel (Olli Haaskivi) foi recrutado pela HYDRA após o fracasso do Programa Soldado Invernal, e após a queda da HYDRA ele foi encarregado pela CIA de terminar a fórmula de engenharia do Dr. Erskine. Usando o sangue de Isaiah Bradley, Nagel atingiu esse objetivo. Nagel foi morto pelo estalo do Thanos exatamente quando teve sua descoberta: um soro melhor que o de Erskine. Inclusive, não requer máquinas para trabalhar ou alterar radicalmente o objeto em uma massa volumosa, apenas aumento de poder puro e tudo silenciosamente. Como seu trabalho foi esquecido por cinco anos até que o Blip o trouxe de volta, o Mercador do Poder financiou a mudança de Nagel para Madripoor, onde o novo soro foi produzido.
Zemo mata Nagel para interromper futuras produções do soro para a criação de novos supersoldados. No entanto, o novo soro ainda está por aí, pois Karli roubou 20 frascos do novo soro. Na parte final do episódio, Bucky encontra pedacinhos de informação em códigos pela cidade, que acredita ser para si. Ele se separa dos dois para seguir as pistas por um instante e encontra a guerreira de Wakanda Ayo, que está em busca de Zemo. Afinal, o povo de Wakanda não esquece que foi ele o responsável pela morte do Rei T’Chaka em Capitão América: Guerra Civil.
Sam e Bucky decidem ir atrás de Karli tentar uma conversa pacífica, contudo, John Walker e seu parceiro Lemar estragam os planos iniciais de Sam enquanto ele mantinha um diálogo profundo com a Apátrida. Durante a fuga da personagem, Zemo destrói todos os frascos que ela mantinha a salvo e atira contra seu corpo. No entanto, um deles ainda se mantém intacto e é recuperado por John Walker
Após o prazo de 8 horas ter se encerrado, uma grande luta envolvendo Sam e Bucky junto de John Walker, além de um grupo de Dora Milaje que está atrás do Barão, Zemo acaba escapando do local.
Karli então tenta conversar com Sam a sós, para mostrar seu ponto de vista (ou apenas esperar informações de onde o John Walker está, pois sua intenção é matá-lo). Bucky o acompanha, e Sharon Carter passa a localização do Walker para Sam. Karli vai atrás de onde está John, e então começa um embate. Durante a luta, Karli dá um soco em Lemar e o joga contra uma parede, matando-o acidentalmente. Isso desperta ainda mais a fúria de John Walker, pois Lemar era a única pessoa em que ele conseguia confiar, sendo o equilíbrio que John Walker precisava. Walker, tomado pornika força sobrehumana, persegue um dos membros dos Apátridas pelas ruas. O episódio termina com John Walker, um novo Supersoldado que, quando alcança o homem, o mata violentamente com o escudo do Capitão América, bem na frente de uma multidão de pessoas.
Finalmente, John Walker pode ser visto como um dos vilões na Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, que era o que muitos fãs esperavam ver em Falcão e o Soldado Invernal. Algumas coisas ainda precisam ser respondidas nos próximos episódios: como o governo dos Estados Unidos vai reagir após o símbolo americano matar alguém tão brutalmente em praça pública? Como será o desfecho do Walker agora que ele é um Supersoldado? Quem é o Mercador do Poder? Será que, após a fuga de Zemo, ele ainda vai continuar ajudando Bucky e Sam? Será que Bucky vai conseguir se redimir com Wakanda pela sua escolha de soltar o Zemo, após a morte do rei T’Chaka? N
Na próxima semana, será lançado o penúltimo episódio da primeira temporada. Apesar de serem episódios longos (com quase 1 hora de duração), os episódios são bem fluidos e mantém um ótimo ritmo, prendendo o telespectador do início ao fim.