Estreou hoje na Netflix o filme “Para Todos os Garotos Que Já Amei: PS. Ainda Amo Você”, sequência do sucesso “Para Todos Os Garotos Que Já Amei”. O filme continua contando a história de Lara Jean com seus dilemas amorosos, mas dessa vez com conta com novos personagens na trama.
A história começa com Lara Jean já namorando Peter Kavinsky, dando continuidade ao relacionamento deles que se iniciou no primeiro filme, mas agora teremos a presença de John Ambrose, um garoto o qual Lara Jean tinha feito uma carta quando era apaixonada por ele, mas que nunca obteve resposta… Até o momento.
Antes de começar a falar da história, vamos falar sobre algo que notamos logo de cara nos 2 filmes, a direção de arte. O visual excessivamente colorido em todos os aspectos do filme, compõe a intensão que as cenas querem passar, começando pelas roupas e o quarto de Lara Jean. Tamanha a importância das cores no filme, podemos perceber em que determinado momento, quando Lara Jean se encontra absolutamente “perdida” e confusa, as cores de sua roupa e os cenários que a cercam perdem as cores também, sendo retomada logo após Lara Jean encontrar as respostas para seus impasses.
A direção de fotografia também está bem presente, facilmente notamos que os planos foram milimetricamente calculados para darem um aspecto bonito no filme, o que funcionou, apesar de eu não entender o porque da repetição de planos perfeitamente enquadrados mostrando pratos e comidas sobre alguma mesa.
Sem mais demora, vamos falar sobre o filme.
Logo no início podemos notar que Lara Jean continua tendo seu comportamento um tanto quanto infantil, mas compreensível dada a sua idade (16) e sua inexperiência com relacionamentos. Na sequência somos apresentados ao namoro “perfeito” de Lara Jean e como seu relacionamento com Peter parece ser “mágico”, o que é posto logo em dúvida, depois que Lara Jean recebe uma carta de John Ambrose, sua “antiga” paixão de infância. Já nessa cena, vemos a reação de Lara Jean e como ela fica confusa em relação ao seu sentimento por John, quando pensa em responder a carta dele, o que já nos levanta a questão: “Lara Jean não estava completamente apaixonada por Peter Kavinsky”?
A forma como o filme tenta fazer Lara Jean e John se encontrarem e ficarem juntos, chega a ser patética. Primeiro coincidentemente somente os dois se inscrevem para um trabalho voluntário em um lar de idosos, e se isso já não bastasse, o filme faz com que gradativamente Peter, que até então era o namorado “perfeito”, se torne um “otário”, facilitando a aceitação do público e a afirmação que Lara Jean precisava para se aproximar mais ainda de sua antiga paixão. Os adjetivos de “cara ideal” passam a ser todos de John, com diversos momentos nostálgicos e românticos que o casal passa a relembrar.
Em “Para Todos Os Garotos Que Já Amei 2”, podemos apreciar “mais do mesmo”, o filme não é muito diferente do primeiro, causa as mesmas sensações, apesar da presença de novos personagens. Afirmo com toda a certeza que a melhor personagem deste filme é Stormy, que vive no lar de idosos que Lara Jean se voluntariou. Stormy é o personagem cômico desse filme, ocupando o posto que até então era da irmã de Lara Jean, Kitty, que ainda tem seus momentos bem humorados no filme, mas nada muito relevante. Stormy ajuda Lara Jean a encontrar as respostas para seus dilemas, e mostra que na vida precisamos nos arriscar para saber realmente o que queremos.
No final, como já esperado, tudo dá certo, Lara Jean encontra a resposta que precisava para entender que todo esse confuso sentimento que sentiu por John Ambrose era inferior ao que ela sentia por Peter, e Peter volta a ser o cara perfeito.
O filme não é de todo ruim, pelo contrário, você até simpatiza com os personagens, se diverte em alguns momentos e espera que tudo termine bem, mas acho que isso já é algo previsível para se sentir ao ver uma comédia romântica, roteiristas desse gênero de filme devem ter um combinado sobre como é importante que todos os clichês possíveis estejam presentes. Recomendo muito este filme, ou qualquer outro de comédia romântica que esteja no catálogo da Netflix, todos eles vão te causar o mesmo sentimento.
Review
Para Todos Os Garotos Que Já Amei: Ps. Ainda Amo Você
Para Todos Os Garotos Que Já Amei: Ps. Ainda Amo Você é um filme bem "sessão da tarde", está repleto de clichês e situações previsíveis. Apesar de não ser muito diferente do primeiro filme, vale a pena assistir caso goste do gênero. O filme conta com momentos divertidos, cômicos, reflexivos e românticos, o que vale a experiência.
PROS
- Boas Atuações
- Boa Direção De Arte
- Personagens Coadjuvantes Cativantes
- História Amável
CONTRAS
- Previsível
- Situações Forçadas
- Totalmente Clichê