Como de costume o Ressaca Friends, último evento de cultura japonesa do ano no brasil foi espetacular.Houveram muitos cosplayer como se é de costume, no entanto o evento esse ano parecia mais bem organizado, permitindo que interagíssemos e tirássemos nossas fotos mais livremente.
O concurso cosplay também foi muito bacana. Embora o palco não fosse enorme foi muito bem feito, com concorrentes de cosplayes incríveis. E se posso dizer os vencedores realmente estavam em outros nível (Infelizmente perdemos boa parte das fotografias do evento por problemas técnicos).
O local no entanto era um tanto quanto menor se comparado a edições anteriores, embora o evento fosse mais bem organizado, fato é que o lugar pequeno atrapalhou parte do decorrer do evento, sendo que muitas vezes alguns lugares ficavam tão congestionados que se tornava literalmente impossível de andar.
Um outro ponto que vale ser ressaltado foi uma mudança muito grande no foco do evento. Tipicamente, tanto o Anime Friends quanto o Ressaca Friends trazem muitas atrações internacionais, principalmente bandas por exemplo. Nesse ano o foco foi outro, trazendo ao invés disso, mais dubladores, mangakás e até um pouco de palestras sobre como as editoras brasileiras trabalham com a industria nipônica aqui no Brasil. De fato foi uma pegada mais seria, voltada a algo que poderíamos chamar de mais “profissional” e menos “entretenimento”. Alguns gostaram, outros não, pessoalmente acho que não há problema nenhum com isso, é até legal porque afinal de contas, temos o Anime Friends no meio do ano que serve justamente para a parte do entretenimento geral e já que o Ressaca ocorre apenas no final do ano, qual o momento melhor para trazer esses assuntos? Isso é claro, desde o momento em que shows, bandas e jogos não sejam totalmente deixados de lado.
Não sei dizer se foi impressão minha, mas outro aspecto que pareceu ter nesse evento foram as lojas, aparentemente houveram mais lojas, com mais conteúdos, totalmente voltados para a cultura otaku, com estandes enormes de mangás e light novels. Talvez isso se de devido ao fato de que todas as lojas estavam localizadas em uma só área. Como eu disse o evento foi mais bem organizado e o planejamento do local das lojas permitiu que ali houvesse um lugar destinado as compras, permitindo-se assim maior mobilidade para o publico.
De forma geral o evento foi bem bacana, tivemos varias atrações no entanto mais voltadas para palestras com criadores. O evento foi pequeno se comparado principalmente com o Anime Friends, e o local poderia ser melhor (lembrando que o evento forneceu transporte gratuito do metro até o local e para voltar também) mas não deixou de ser agradável, afinal é melhor algo menor e bem feito do que algo grande e desleixado. A interação entre a galera também estava legal e todo o público e funcionários foram todos muito respeitosos. E claro para quem gosta de cosplay e quer fazer aquelas comprinhas para completar sua coleção de mangás o evento estava ideal. Dou nota 8/10 para o evento. Só não chegou a 10 exatamente pelo local, afinal o Ressaca já não é mais um evento assim tão secundário e acredito que devam ter isso em mente para as próximas edições.
Bom é isso, de fato foi outro evento que guardarei em meu coração e lembrem-se que os ingressos para o Anime Friends 2020 já estão a venda, tanto na loja física (Anime Hunter em São Paulo) quanto na online.