Já houve um momento, nas histórias em quadrinhos, onde Batman já enfrentou o Capitão América, Superman enfrentou o Hulk e tudo isso sob a supervisão da Marvel e da DC.
O crossover é, basicamente, misturar personagens/universos de diferentes núcleos interagindo entre si. Quando eu era jovem (o que faz algum tempo) sempre surgia nas conversas de como seria se tal personagem de determinado universo se enfrentasse com outro ou, de alguma forma, interagissem para enfrentar um mal maior.
Então, várias idéias surgiam nessas conversas e uma delas aconteceu em 1996. Os personagens da DC e da Marvel se encontrariam para um duelo. A sinopse deste evento é a seguinte:
“Duas entidades, que são irmãs, conhecidas como Universo DC e Universo Marvel, se deram conta da existência um do outro. Eles desafiam um ao outro a uma série de duelos que envolvem os super-heróis de seus respectivos universos, com o universo perdedor, deixando de existir.”
Imagine uma criança/adolescente imaginar sobre as possibilidades de confrontos ou como seria esta história. Esse evento realmente chamou atenção ainda mais com o título de “O conflito do século“. No meio desses confrontos, os leitores poderiam votar em quem venceria determinados duelos. Eu não me recordo agora como ocorreu a votação mas, essa possibilidade, aumentou ainda mais o meu interesse em cima desta publicação.
Os personagens e seus duelos foram os seguintes (em negrito quem saiu vencedor):
As Lutas definidas pela Marvel/DC:
Thor Vs. Shazam
Namor Vs. Aquaman
Flash Vs. Mercúrio
Jubileu Vs. Robin (Tim Drake)
Surfista Prateado Vs. Lanterna Verde (Kyle Rayner)
Mulher Gato Vs. Elektra
As Lutas decididas pelos leitores (em negrito quem saiu vencedor):
Superman Vs. Hulk
Wolverine Vs. Lobo
Superboy Vs. Homem-Aranha
Tempestade Vs. Mulher Maravilha
Batman Vs. Capitão América
Muitos desses duelos são bem interessantes de se olhar, mesmo com os vários anos de evolução dos personagens. Namor vs Aquaman, Flash vs Mercúrio, Superman vs Hulk, Tempestade vs Mulher Maravilha e Batman vs Capitão América … ler esses confrontos, sem sombra de dúvidas, foi algo muito gratificante na época assim como toda a história foi interessante. No final, não houve vencedor entre as entidades. Obviamente que nenhuma das empresas iriam aceitar sair perdedora então, houve uma, digamos assim, “saída amigável para o desfecho”.
Revisitando essa HQ atualmente, confesso que ver um duelo entre Superman e Hulk ser finalizado em 3 páginas é de se entristecer. A história ainda continua muito boa assim como a parte gráfica. A premissa que fizeram transformando a empresa DC e a Marvel em entidades é algo interessante mas os confrontos serem finalizados tão rápido é algo que causa decepção.
Na opinião deste que vos escreve, esse crossover, serviu bastante como um assunto nas conversas ao longo dos tempos e vários outros foram (e são) pensados junto com amigos e colegas. Infelizmente crossovers deste tipo, atualmente, parecem distantes de existirem novamente mas, “O conflito do século: DC versus Marvel” sempre será lembrado pelo impacto que causou na vida de muita gente em ver seus personagens de diferentes empresas interagirem entre si.