Você que é assinante da Netflix, já experimentou o Netflix games? Eu experimentei no lançamento e o único jogo que me foi um pouco interessante foi aquele do Stranger Things, e então tive a decepção ao perceber que os joguinhos eram genéricos e nem todos tratavam dos conteúdos da produções que eu gostava de assistir no streaming. Acredito que esta não tenha sido uma reação exclusiva minha e muitos de vocês tenham tido a mesma experiência, isso é, se vocês sabiam que era possível baixar alguns joguinhos para o seu celular só por serem assinantes da Netflix (pois é, muita gente não sabia e não sabem disso até hoje).
O catálogo inicial cresceu e, segundo o Tecnoblog, atualmente são 25 games e as intenções da Netflix são de expandir para 50 títulos até o final do ano, porém, o site de tecnologia traz também dados de que cerca de 1% dos assinantes da Netflix curtem seus jogos. E aí, o que podemos tirar disso, uma vez que a Netflix tem perdido muitos assinantes após os aumentos de preço praticados nos últimos anos? Será que os jogos serão a salvação pra as finanças da empresa, ou será que oferecer este “conteúdo extra”, não é apenas mais uma estratégia para justificar mais aumento de preços no futuro?
Nós já gravamos um podcast onde discutimos sobre serviços de streaming, seus preços e a questão de propagandas, ainda não ouviu? Então aproveitei e ouça para ver nossa opinião sobre o assunto. Mas e agora que a Netflix está perdendo público, fazendo todo um retrabalho interno e até se rendendo ao que ela disse no passado que jamais faria, que era “exibir anúncios”, será que continuar investindo em jogos, algo que tão pouca gente utiliza, será mesmo uma boa ideia? Eu continuo achando uma perda de tempo, um gasto extra de dinheiro e um pretexto para aumentar ainda mais os preços no futuro, mas e para vocês o que vocês acham?
Vale ressaltar que há a possibilidade da Netflix querer facilitar o licenciamento de suas obras para estúdios e parceiros desenvolverem mais jogos. Aí sim faria sentido, explorar o Netflix Games para jogar games dos filmes e séries que nós gostamos, não joguinhos genéricos aleatórios. Segundo a CNBC, entre as produções baseadas no conteúdo original Netflix, pode vir Queen’s Gambit Chess, jogo de xadrez baseado em O Gambito da Rainha. Vale lembrar que os jogos devem ser baixados pela sua loja de aplicativos, não ficando integrados ao aplicativo da Netflix, o que, com certeza dificulta mais pessoas de saberem da existência dos jogos, isso me beira o ridículo e me faz pensar a cada dia que eu poderia (e preferia) estar pagando menos para poder assistir às minhas séries (que provavelmente serão canceladas), do que pagar um valor tão alto para “poder jogar um pouco de jogos aleatórios”.