Gosick é um anime de 2011 adaptado de uma light novel com um total 13 volumes lançados.
Sinopse: A história de GOSICK acontece no ano de 1924 em uma pequena nação européia, a fantasiosa Saubure. O anime se concentra em Kazuya Kujo, o terceiro filho de um Soldado Imperial Japonês, que estuda por intercâmbio na Academia Santa Margarida, onde as lendas urbanas e histórias de terror são assunto comum. Lá ele conhece a Victorique, uma garota linda e misteriosa que nunca aparece nas aulas e passa todo o seu tempo na biblioteca, devorando todos os livros ou resolvendo mistérios que os detetives não conseguem resolver. Acompanhem Kujo e Victorique enquanto eles se esforçam para resolverem todo o tipo de mistério assustador.
O anime começa aparentemente leve, com vários elementos de humor e mistério. Mas, já a partir do episódio dois, começamos a ver o lado mais “pesado” da série, onde testemunhamos o primeiro assassinato de fato e as habilidades dos protagonistas. Kazuya não começa sendo o protagonista mais ideal de todos, mas sempre faz seu dever como tal; não possui muitas habilidades que se destacam, mas sabe o que fazer quando a hora chega. É provável ser o personagem que mais amadurecerá ao longo do anime. Victorique, por outro lado, é uma garota muito inteligente, apesar de desconhecer o mundo e como ele é. Não se torna uma garota ingênua por isso, e guarda muitos segredos que são importantíssimos para os eventos que estarão por vir.
Da metade em diante, a história começa a ficar muito mais séria, desenvolvendo mais o relacionamento dos protagonistas e de certa forma ficando mais “pesada” e corrida.
O mundo no qual o anime se passa é fictício, mas possuí várias referências do mundo real e fatos históricos.
O anime possui uma ótima animação, história, trilha sonora e desenvolvimentismo. Entretanto, a história começa um pouco devagar e, ao final, fica um pouco acelerada.
Nota pessoal: 9/10
Versão em Vídeo