Ford vs Ferrari foi lançado em Novembro de 2019 e é um dos concorrentes ao Oscar 2020. Será que, na visão desta pessoa, ele tem atributos que o levem a ter a oportunidade de vencer o Oscar de melhor filme ??? Veremos a seguir nesta série que analisará alguns filmes que estão concorrendo a algum prêmio do Oscar 2020.
Para contextualizar, vamos a sinopse do filme:
“Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.”.
A proposta do filme é contar como que a Ford irá construir um carro para conseguir vencer a Ferrari em uma das corridas mais famosas do mundo: as 24 Horas de Le Mans. Ele demonstra o processo de testar o carro, encontrar falhas que devem ser corrigidas, melhorias que podem ser feitas, relacionamento bom entre alguns dos personagens principais/importantes mas também alguns razoáveis. Têm alguns que tem aquela pitada, digamos assim, um pouco além da conta dos relacionamentos entre pai e filho, marido e mulher entre outros.
O filme cumpre a proposta. Não é um esplendor, tem falhas de alongamento de história, muita coisa que, na minha visão, poderia ter alguns cortes mas funciona bem.
O aspecto visual é o melhor ponto do filme. Ver carros de corrida antigos/clássicos, as tomadas das corridas são boas, os acidentes são convincentes, o aspecto visual das ruas, roupas etc transmite a, digamos assim, “impressão correta dos eventos do filme relacionado ao ano em que ocorre”. Obviamente que tem algumas cenas desnecessárias mas a mais, “inconveniente”, é a que um carro vai ultrapassar o outro e tem uma olhadinha entre um piloto e outro. Desnecessárias estas cenas.
A parte relacionada ao som, ela cumpre o papel. As músicas que tocam estão bem localizadas em bons pontos do filme e o barulho dos carros é excelente. Havia uma boa harmonia no quesito sonoplastia.
A parte do entretenimento é um pouco complicada. Eu assisto corrida de carros, conheço a marca Ferrari e Ford e foi muito bom ver um pouco melhor a história dos eventos das 24 Horas de Le Mans. Mesmo o filme tendo problemas de duração/alongamento desnecessário de eventos foi tranquilo assistir. Houveram momentos de dispersão mas quando as corridas efetivamente ocorriam ou havia diálogo entre os personagens principais, a atenção voltava a existir. Agora, a contra parte, é ter a impressão que se a pessoa não gosta das corridas e não tem, digamos assim, “certa afinidade do que significa as duas marcas para a história dos carros”, o entretenimento não é garantido (mas pode ser) e talvez possa até mesmo gerar o evento “quero meu dinheiro de volta”.
O fator replay também pode ter divisões. Tendo o conhecimento das marcas, ele pode até ser revisto mas só algum tempo depois. Não é um filme que muda uma indústria, não tem novos conceitos e não é memorável ao ponto de rever ele outras vezes na busca de detalhes perdidos ou outros aspectos. Quem não tem a afinidade, só uma vez já basta.
Fonte: Sinopse Adoro Cinema
Review
Ford vs Ferrari é um bom filme e tem seu valor para o público que tem certo conhecimento/gosto por carros mas já pra quem não tem, ele pode entreter mas também pode ser, digamos assim, "esquecível pra sempre" ou "vi, foi legal mas 2 dias depois nem me lembro mais". Ser indicado ao Oscar 2020, na minha visão, ele até faz sentido mas se não tivesse sido indicado como por exemplo, na categoria melhor filme, não ia fazer falta. Aliás, ele deve estar na premiação de melhor filme muito mais pelo evento histórico que a Ford proporcionou, daquele "orgulho americano", do que por suas qualidades e particularidades. Ele até pode ganhar o prêmio de melhor filme mas se ganhar, já opino que tem filmes muito melhores.
PROS
- Amantes de carros podem gostar do evento histórico retratado
- Aspecto visual muito bom
- Corridas de carros bem dirigidas
CONTRAS
- Se não tiver prévio conhecimento pode não divertir
- Pode se tornar arrastado em alguns momentos