Uma das maiores surpresas de 2020, Parasita é um filme Sul-Coreano que chegou com tudo ao Oscar com várias premiações na bagagem de outros eventos. Com uma história incomum e bem criativa, Parasita vem ganhando o coração de todos ao redor do mundo.
O filme tem como foco a família Ki-taek. Desempregados e morando em uma espécie de porão, a família tenta sobreviver com o pouco que têm. Tudo muda quando Ki-woo consegue, por acaso, um emprego como tutor na casa dos Park, uma família rica. Com seu novo emprego, Ki-woo, junto com sua família, começa a arquitetar planos para que todos, um a um, consigam trabalhar para a família.
Parasita é um dos queridinhos para ganhar a premiação mais importante do Oscar e deixar sua marca então não deixem de assistir a grande promessa do ano. Para incentivar você que está lendo isso, trouxe alguns fatos e curiosidades da produção do filme para mostrar que ele merece todo a vibração que está recebendo:
- A primeira e uma das maiores curiosidades sobre Parasita é que o roteiro foi escrito originalmente como uma peça! O diretor e roteirista Bong Joon Ho comentou sobre isso em uma entrevista: “quando eu estava escrevendo a história, eu pensei sobre a peça, mas as imagens e tudo aquilo já estavam em um quadro. Talvez seja porque, quando eu era um garoto pequeno, eu escrevia, desenhava desenhos, e assistia a um monte de filmes, talvez seja apenas eu. Eu comecei com a peça, mas quando terminei isso… Acabei escrevendo um roteiro. Então isso aconteceu naturalmente.”
- O título original do filme foi “The Décalcomanie” (Detalque).
- A casa da família de Kim e as casas vizinhas foram construídas em um set que funciona como um tanque de água. O departamento de arte também visitou casas abandonadas que estavam condenadas para coletar materiais para o filme.
- O primeiro andar e o jardim privativo da casa dos Park foram construídos em um terreno baldio em Jeonju, Coréia do Sul. Uma tela verde foi colocada na parte de cima e o segundo andar foi adicionado digitalmente. Cada quarto da casa foi montado em um estúdio.
- Bong tirou inspiração de sua vida. Ele trabalhou como tutor para uma família rica quando ele estava na faculdade e usualmente sentia como se estivesse “espiando-os”. O menino que ele estava ensinando na época chegou a mostrar a sauna privada da família para ele, e Bong Joon Ho incluiu isso no filme.
- Ambos Choi Woo-shik e Song Kang-ho não faziam ideia do que o filme seria e aceitaram seus papéis. Ambos os atores já haviam trabalhado antes com o diretor em outros projetos e confiaram totalmente nele.
Choi trabalhou com Bong em Ojka e Song trabalhou com ele em Memories of Murder The Host, e Snowpiercer.
- Park So-dam também não sabia sobre o que o filme seria antes de concordar em participar dele. Tudo o que Bong disse durante sua primeira reunião foi que ela deveria interpretar a filha de Song e que ela poderia recusar se ela quisesse.
- Bong estava muito ansioso para saber se Song gostaria do roteiro de Parasita. Ele chegou a dizer que, se Song não aprovasse, ele teria matado o projeto. Bong disse: “Não há alternativa. Apenas ele poderia fazer esse papel.”
- A palavra “ram-don” foi criada pelo tradutor do filme e é um prato que consiste em dois tipos diferentes de macarrão instantâneo: feijão preto e frutos do mar condimentados.
O prato é atualmente chamado de jjapaguri e foi muito difícil de traduzir porque é uma combinação de duas marcas.
- Quando o pai está olhando para os documentos falsificados, ele na verdade diz “Seoul National University”, mas a legenda diz “Oxford”. Isso acontece porque Bong e o tradutor concordaram que, para que a piada funcionasse, as audiências estrangeiras teriam que entender a piada imediatamente.
- Diferente de muitos diretores, Bong normalmente demonstrava a performance para os atores, para que eles tivessem apenas que seguir as demonstrações.
- Bong não percebeu que ele incluiu tanta água quando escrevia o roteiro, mas ele disse que isso se conecta com o tema do filme. Ele disse na TIFF “ mais do que a água ser importante, a água corre de cima para baixo, e eu acho que esse é o elemento trágico e dramático no filme”. Ele disse “a água sempre flui dos ricos para os pobres, nunca flui de outra forma.”
- Lee Jeong-eun – que interpreta a primeira empregada – também dublou Okja no filme de Bong com o mesmo nome.
- A música que Kim Ki-jung e Kim Ki-woo cantam antes de entrar na casa dos Park é, na verdade, uma música coreana comum usada para ajudar as crianças nas escolas a memorizar.
- A pressão da água foi testada na cena na qual Kim Ki-jung fuma um cigarro no alto do banheiro cheio. Eles tinham que determinar quão forte seria a água de esgoto. Bong disse à GQ “a equipe de efeitos especiais preparou muita água para criar essa cena.”
Parasita está concorrendo ao Oscar de melhor filme, diretor, filme estrangeiro, roteiro original, direção de arte, e melhor montagem.