O universo das animações está repleto de mulheres corajosas e destemidas. Hoje, traremos algumas das mulheres mais animadas que nós gostamos.
Este artigo foi escrito em parceria com o pessoal do Beco Literário, em uma programação especial, conjunta para a semana da mulher! Confira quem foi a empoderada das animações que o nosso parceiro escolheu para falar a respeito e inspirar vocês a curtir mais ainda estas animações.
Shana
Do anime Shakugano no Shana. A garota ainda muito jovem foi severamente treinada e compactou com o soberano Alastor (Conflagração no céu e na terra) assim adquirindo grande poder e independência.
Seu nome causa medo na maioria dos inimigos e os poucos que tentaram enfrenta-la, mesmo que lhe causassem dificuldades acabaram por serem derrotados. Ela é um ótimo exemplo de força, tanto bruta quanto emocional. Além do que é claro, sua inteligencia esta anos a frente de pessoas da sua idade.
Vale lembrar que ela foi a única Flame Haze capaz de enfrentar a Serpente do Festival (Deus da criação), mesmo que com dificuldade.
Erza
Uma das protagonistas do anime Fairy Tail. Também conhecida como Rainha das Fadas, Titania. Sem dúvida uma das personagens mais fortes da história inteira. Sua determinação inabalável criou um espaço muito grande no coração de todos os fãs da obra.
Ela é considerada por muitos a personagem mais forte da guilda e não é para menos, seus feitos de força, determinação e lealdade são simplesmente incríveis. Já houve um momento no qual ela foi torturada com magia de dor, que fazia com que até mesmo uma leve brisa de vento lhe causasse imensa dor. A tortura no entanto foi tão grande que ela chegou a perder os sentidos temporariamente e mesmo assim se levantou para lutar com sua inesquecível frase “A verdadeira dor, é perder os amigos!“
Erza também já foi considerada uma das mulheres mais bonitas dos animes, oque vamos combinar não é foi atoa.
Victorique de Blois
Pode se dizer que ela tem uma das histórias mais tristes dos animes. Nasceu unicamente para servir sua nação, cresceu confinada em um quarto escuro sem saber como o mundo era e sem receber nenhum afeto. Quando se tornou mais velha foi enviada a uma torre que na verdade era uma imensa biblioteca para poder acumular conhecimento. O presto era que ela fosse uma estudante da escola a qual a biblioteca pertencia e essa foi a maior liberdade que ela já recebeu até então.
Victorique é uma garota orgulhosa e honrada que ama doces. Seu passa tempo é resolver mistérios, no entanto por ser tão absurdamente inteligente acaba os resolvendo tão rápido que fica entediada logo em seguida.
Ela não é nada forte fisicamente, mas com certeza seu cérebro é o mais poderoso de todo o anime. Isso sem falar de todo o sofrimento que ela tem que aguentar e ainda se manter de pé. Se não fosse por ela seu amigo Kujo provavelmente já estaria morto.
Homura Akemi
Do aclamado anime Puella Magi: Madoka Magica, também conhecido como garota fofinha que acabam em mortes cruéis.
Homura tem o poder de volta no tempo e o usa incontáveis vezes para que possa salvar sua importante amiga Madoka. A casualidade que ela causa, mudando a linha do tempo incontáveis vezes faz com que Madoka tenha um potencial gigantesco para se tornar uma mahou shoujo (garota magica).
No entanto o poder de Homura se limita basicamente a isso, salta no tempo. Então ela usa de outros recursos para conseguir lutar, como armas de fogo e granadas. Ao final do anime é provável que ela seja a mahou shoujo mais forte depois de Madoka. Mas fato é que a determinação de Homura é inigualável e vemos que ela faria de tudo por sua amiga.
Morgiana
Do famoso anime Magi: the Labyrinth of Magic. Morgiana tem descendência dos fanalis, um tipo de humano ruivo com uma força física sobrenatural.
Por ser uma fanalis foi vendida como escrava ainda muito cedo até ser resgatada pelos outros dois protagonistas da série.
Morgiana já sofreu muito, mas deu a volta por cima, usando de sua força e magia que recebeu de Alibaba para ajudar na luta contra injustiça e reconstruir o reino com ele.
Ela é um exemplo de força física, emocional e lealdade.
Velma (Scooby Doo – 1969)
O desenho Scooby Doo existe já fazem alguns bons anos e continua recebendo lançamentos com variados croosovers. Alguns sendo interessantes e outros nem tanto mas o fato é que o desenho possui uma relevância inquestionável e que mora em nossos corações. No desenho, apesar do protagonismo que Salsicha e Scooby recebem, sem sombra de dúvidas, se não existisse Velma, a Máquina do Mistério não sairia ilesa dos mistérios e muitos (todos???) ficariam sem resolução. Velma demonstra o valor da inteligência, da observação, lógica e muitos outros aspectos em seu trabalho.
She-Ra (1985)
She-Ra é um desenho de 1985 e demonstra que se os homens poderiam ser representados pela sua força e combate a inimigos, She-ra também demonstra que as mulheres também podem ser poderosas e combaterem inimigos. Tem história triste de ser raptada quando criança e ser criada longe dos verdadeiros pais mas, quando descobre a farsa de sua vida, luta pela liberdade de seu povo.
Diana (Caverna do Dragão – 1983)
Caverna do Dragão é um desenho lendário com vários personagens marcantes e um destes personagens é Diana. Uma acrobata de extrema perícia, confiante e centrada. Muitas vezes ela surge com a líder em busca do objetivo de buscar o portal para casa.
Cheetara (Thundercats – 1985)
Cheetara é mais conhecida pela sua velocidade extrema, tem a capacidade de fazer leitura das pessoas, mais emocionalmente e madura da equipe. Além disso, tem poderes psíquicos, o que lhe confere premonições e visões além de ser extremamente competente em combate.
Carmen Sandiego
Carmen Sandiego é a ladra mais famosa dos videogames, surgiu em meados dos anos 1980, em um jogo chamado Where in the World is Carmen Sandiego?. O jogo tinha uma pegada investigativa, educativa e cheia de curiosidades. O sucesso foi tanto que nossa ladra recebeu um update em seu status e se tornou anti-heroína, ganhando inclusive um desenho animado nos anos 1990 com o mesmo nome do jogo, que chegou ao Brasil com o título traduzido para “Em que Lugar do Mundo está Carmen Sandiego?” A animação fez muito sucesso por nos colocar para acompanhar a trajetória de dois jovens detetives (já que se tratava de uma animação para todos os públicos), e estes detetives tinham tentavam barrar Carmen Sandiego e resolver algum crime. Atualmente, a Netflix criou uma releitura de Carmen Sandiego, onde a personagem foi remodelada e a história conta com maiores reviravoltas e o foco está na jovem Carmen, que viaja pelo mundo sendo seguida de perto por dois detetives que tentam prendê-la por roubar artefatos valiosos em várias localidades. Carmen Sandiego surgiu como uma vilã, virou anti-heroína e atualmente é retratada como heroína mesmo. Ao longo dos anos, esta mulher marcante conquistou seu espaço e o respeito da muita gente, o que lhe rendeu importante updates, e até uma mudança de vida e carreira. Até hoje saem jogos de Carmen Sandiego, e sua popularidade parece longe de ter uma queda. Com certeza estamos falando de uma das mais icônicas e transmidiáticas mulheres das últimas décadas. Só nos resta saber para onde vai Carmen Sandiego daqui pra frente?
Princesa Merida
Uma princesa que muda a visão do esteriótipo de “Princesa Disney”. Apesar de a casa do Mickey já ter dado alguns passos em relação à inclusão antes, ao adicionar a primeira princesa negra (Tiana, de A Princesa e o Sapo), Merida quebrou paradigmas e surgiu como a princesa que não queria ser protegida, era ela quem queria lutar e proteger sua família. Merida estreou a animação Valente, aonde ela aparecia querendo disputar em competições de arco e flecha, ela era aventureira, corajosa e destemida, em alguns momentos foi imprudente, o que colocou em perigo sua família e seu reino, que a levou a reflexão e no final das contas, mesmo com toda esta tensão, ela não desistiu de sua personalidade forte e sua postura altiva. Merida também ficou muito marcada pelos cabelos ruivos encaracolados, e pelas vestimentas atípicas para as princesas que conhecíamos até então, isso ficou marcado em muitas garotas que não se sentiam representadas pelas princesas sempre de cabelos lisos e vestidos grandes e armados, o que agradou a mães e filhas por todo o mundo. A Disney chegou a receber críticas após fazer um redesenho da princesa Merida, afinando sua cintura e diminuindo o volume de seus cabelos, mesmo assim, a personalidade forte permaneceu, e até hoje esta princesa é conhecida por puxar a mudança de paradigma para os comportamentos de princesas modernas.
Rainha Elsa
Apresentada inicialmente como princesa, na animação Frozen, Elsa de Arendelle é uma personagem inspirada no conto de fadas da Rainha da Neve. A garotinha com misteriosos poderes de gelo foi apresentada ao lado de sua irmã, a princesa Anna. O sucesso da animação Frozen foi tanto, que em pouco tempo foi lançada a continuação: Frozen 2. Elsa ganhou destaque por, mesmo sendo visivelmente uma princesa clássica, com seu vestido de seda e seu jeito frágil, durante a primeira animação revelou-se uma personagem poderosa, capaz de controlar o frio e o gelo, criando e dando vida a bonecos de neve, e mostrando que ter muitos poderes pode ser perigoso inclusive para pessoas próximas e que amamos. Elsa, em sua jornada mostra a importância de cuidar da família, e que o amor verdadeiro nem sempre é representado por um príncipe encantado, e que um final feliz pode ser estar junto dos amigos e da família. Na sequência Frozen 2, muita polêmica foi gerada com boatos de que Elsa seria a primeira princesa homossexual da Disney, mesmo assim, a animação foi um sucesso de crítica, pois sua história trazia elementos que agravam tanto às crianças quanto aos adultos, com lições e sutilezas que atendiam de maneira diferente todas as idades. No final das contas, ficou subentendido a alguns um afair, mas a Disney alega que Elsa é uma jovem rainha que carrega o peso de um reino nos ombros e poderes extraordinários, e no momento não está preparada para qualquer relacionamento. Ainda assim, a rainha foi considerada espontaneamente um símbolo da causa LGBT+ enquanto ensina às crianças de todo o mundo o valor da família e o quão divertido é ter um boneco de neve. Com lições simples, Elsa mostra que não poderes podem trazer problemas, e problemas podem ser resolvidos quando temos a família ao nosso lado.
Juniper Lee
Imagina que legal ter poderes mágicos e ser capaz de ver e combater monstros? Este é um sonho que crianças e adultos de todo mundo gostariam de realizar, e é exatamente isso o que Juniper Lee faz. Para conhecer um pouco mais dessa super-heroína muito poderosa e, literalmente, animada, confira o posto de nossos parceiros desta semana especial da mulher, o Beco Literário, com certeza você vão adorar saber mais sobre esta personagem super interessante!
Você conhece outras mulheres poderosas e animadas nas animações? Com certeza faltaram muitas para serem adicionadas a esta lista. Que tal você montar sua lista com algumas e montarmos um super listão nos comentários? Em breve poderemos trazer mais listas como esta, com mais mulheres marcantes!