Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, nós do TGN elaboramos um conteúdo especial para vocês. Hoje falaremos sobre as mulheres mais marcantes nos games, seja por sua história, pelo seu desempenho ou personalidade marcante. (ou pelas skins que todo mundo gosta de usar :p)
Este conteúdo faz parte da nossa programação especial do Mês da Mulher, e está sendo desenvolvido em parceria com o Beco Literário, que conta com muito mais do que livros, mas conteúdo dinâmico para você que é curioso adora se informar. Então, vamos ver quem são estas poderosas mulheres dos videogames!
1. LARA CROFT – Tomb Raider
Quem gosta um pouco de games com certeza já ouviu falar dessa personagem. Lara Croft é protagonista de Tomb Raider. O jogo caracteriza-se em uma série de tumbas, calabouços, pirâmides e outros lugares, onde Lara vai em busca de tesouros e relíquias arqueológicas, enquanto enfrenta vários inimigos (além dos próprios lugares em que ela se encontra.
Lara Croft é uma arqueóloga britânica extremamente atlética e inteligente. Ela revolucionou a imagem da mulher nos jogos, em uma época em que garotas eram princesas e precisavam ser salvas. Ela chegou com sua determinação, e colocou sua marca nos jogos de luta antes protagonizados por homens em sua maioria.
Tomb Raider tem alguns recordes no Guinness World Records, entre ele Heroína dos Videogames de maior sucesso e Personagem feminino de videogame mais reconhecido. Não é a toa que Lara Croft é referência em personagens femininos marcantes até os dias de hoje.
2. SAMUS ARAN – Metroid
Não podemos falar de Lara Croft sem falar dela: Samus Aran é a protagonista da série Metroid, da Nintendo. Ela é uma das primeira protagonistas femininas do universo dos games.
Samus Aran (Samusu Aran, em japonês) foi a única sobrevivente do planeta K-2L, quando os piratas espaciais dizimaram sua terra, e foi criada por uma raça alienígena. Ela foi enviada para um treinamento, onde ganhou sua Power Suit aos 14 anos. Sua armadura é feita pela Chozo, raça alienígena que a acolheu, e ela é feita com base em seu esqueleto. Ela se tornou uma caçadora de recompensas, lutando contra os Metroids.
Ela é uma das poucas personagens a não ter um apelo sexual (afinal, ela usa uma armadura que cobre seu corpo). Por usar a armadura, muitos acreditavam que era um personagem masculino, o que foi desmentido no final do primeiro jogo.
3. CLAIRE REDFIELD – Resident Evil
Claire Redfield é uma civil de personalidade forte e marcante da saga Resident Evil. Irmã de Chris Redfield, membro dos S.T.A.R.S. com quem ela aprendeu a manejar armas e ferramentas. Quando seu irmão desapareceu, ela decide largar sua vida confortável e parte em busca do paradeiro de Chris, em Raccoon City. Quando ela chega na cidade, fica impressionada com a destruição do local, e decide se transformar em uma ativista ao descobrir sobre o bioterrorismo que aconteceu no local.
Com o lançamento de Resident Evil 2, ela acaba se tornando uma das protagonistas do game. Ela continua sua busca por seu irmão desaparecido, mas ao chegar na sede da polícia de Raccoon City, ela descobre que seu irmão está investigando a sede da Umbrella (indústria farmacêutica responsável pelo vazamento do vírus que infectou a cidade, chamado de T-vírus). Por ser apenas uma civil, ela demonstra uma capacidade sem igual no manuseio de armas e resolução de problemas.
4. JILL VALENTINE – Resident Evil
Falando ainda de Resident Evil, não podemos deixa de falar da protagonista Jill Valentine. Ao contrário de Claire, com seu gênio forte e impulsividade, Jill demonstra uma capacidade única em se manter calma sobre condições extremas e tem um raciocínio rápido em situações perigosas. Ela é uma parceira leal de seus companheiros da S.T.A.R.S., uma Unidade de Contenção BioHazard – unidade de contenção de riscos biológicos -, principalmente a Chris Redfield.
Jill sofreu uma lavagem cerebral, causando um impacto físico, apesar de lhe proporcionar superforça e agilidade fora do comum. Apesar de se desvincilhar dessa lavagem, ela manteve o seu estado de força e agilidade, tornando-se um supersoldado.
Claire e Jill são duas personagens icônicas e marcantes na saga. Apesar de terem personalidades opostas, as duas se destacam na história, e são até hoje umas das personagens femininas mais famosas do games.
5. ALOY – Horizon Zero Dawn
Aloy é uma caçadora em um mundo pós-apocalíptico de Horizon Zero Dawn, jogo exclusivo da Playstation. Nesse mundo, os humanos já não são a espécie dominante, e os robôs dominam as ruínas das antigas civilizações. Ela é uma jovem de uma tribo onde não há muito conhecimento tecnológico comparado a outras tribos. Sua curiosidade e interesse em conhecer as máquinas e suas tecnologias que ali habitavam, levou-a a descobrir utilidades na tecnologia que encontra, entendendo seu funcionamento. Ela consegue, ainda, descobrir como domar as máquinas e montá-las.
Aloy é orfã e tem um crescimento doloroso. Ao lado de Rost, um pária da sociedade que foi designado a instruir ela. Apesar de ser durão, o amor de Rost por Aloy é real, chegando a cuidar dela como se fosse sua própria filha e ensinando-lhe técnicas de caça e sobrevivência.
Apesar de muito sofrimento, Aloy cresce e desenvolve uma alta sensibilidade e compaixão para quem precisa. É uma guerreira forte, mostrando que sabe usar um arco e flecha como ninguém mas, ao mesmo tempo, é sensível e prudente em suas decisões.
6. ELLIE – The Last of Us
Ellie é uma personagem secundária em The Last of Us e protagonista do próximo jogo da saga The Last of Us Part II . No primeiro jogo, o personagem Joel é encarregado de acompanhar Ellie pelos Estados Unidos pós-apocalípticos, na tentativa de criar uma cura potencial para uma infecção à qual Ellie é imune.
No jogo, Ellie não é apenas uma sobrevivente: por ser imune ao vírus, ela também representa uma possibilidade de cura. Ela nasceu em meio a esse mundo contaminado e isso tornou sua infância e juventude muito complicadas, mas é possível ver toda sua doçura, coragem e habilidade ao jogar.
7. CHUN LI – Street Fighter
Chun Li é uma das personagens mais famosas dos jogos de luta até hoje. Ela foi a primeira mulher que apareceu na franquia de Street Fighter, já que no primeiro game da franquia só tinha lutadores homens.
Ela é um personagem bastante feminino, com suas curvas e roupas, porém possui uma jogabilidade bem técnica, onde acaba se sobressaindo em quase todas as situação de luta, pois sua agilidade é seu ponto forte.
Muitos acham que Chun-Li foi a primeira personagem feminina em jogos de luta, mas isso é um mito. Antes dela, temos a Typhoon Gal (ou Garota Tufão) no game para fliperamas Onna Sanshirou da Taito lançado em 1985. Ela pode não ter sido a primeira mas, de longe, foi a mais popular. Graças a ela, todos os jogos de luta após Street Fighter tiveram uma ou duas mulheres no elenco, coisa que naquela época era um tabu.
8. MAX CAULFIELD – Life is Strange
Maxine Caulfield é a protagonista jogável de Life is Strange. Ela é uma aspirante a ser fotógrafa com 18 anos de idade na Blackwell Academy.
Depois de salvar sua amiga de infância, Chloe Price, de ser morta por Nathan Prescott em um dos banheiros da escola, ela descobre que possui a habilidade de voltar no tempo e até mesmo de pará-lo. Ela começa a ter premonições perturbadoras sobre o futuro e deverá assumir a responsabilidade de evitar que sua cidade tenha um destino destrutivo. Ao mesmo tempo em que luta para entender as implicações do seu poder, ela precisa aprender rapidamente quais consequências virão ao interferir no tempo e espaço.
9. LIGHTNING – Final Fantasy XIII
Lightning, cujo nome verdadeiro é Claire Farron, é a protagonista de Final Fantasy XIII. Ela é a narradora e personagem temporária em Final Fantasy XIII-2 e volta como protagonista e única personagem permanente em Lightning Returns: Final Fantasy XIII.
Em Final Fantasy XIII, Lightning tenta salvar sua irmã mais nova Serah, mas se envolve em uma trama que põe em perigo sua casa, Cocoon. Em Final Fantasy XIII-2, Lightning serve como um cavaleiro para proteger a deusa Etro em Valhalla de seu rival predestinado, Caius Ballad. No conto de conclusão Lightning Returns: Final Fantasy XIII, Lightning é escolhida para ser o Salvador pelo deus Bhunivelze, encarregada de salvar as almas das pessoas antes do fim do mundo.
Lightning é a segunda protagonista feminina em um jogo da série principal, sendo a primeira muitas vezes considerada Terra Branford de Final Fantasy VI. Ela ainda é modelo da famosa marca francesa Louis Vuitton.
10. THE BOSS – Metal Gear Solid 3 – Snake Eater
The Boss, também conhecida como The Joy, A Mãe das Forças Especiais, Mercury Lady e Voyevoda, (Russo para “Senhora da Guerra”), foi a “última criança dos Philosophers” e mentora de Naked Snake. Ela foi fundadora líder da Cobra Unit, onde era conhecida como “The Joy” (“A Alegria”), entretanto, quando eles foram dissolvidos ao final da Segunda Guerra Mundial, ela ganhou o codinome de “The Boss”. Junto com Naked Snake, ela desenvolveu a técnica CQC (Close Quarter Combat) (Inglês para “CCD – Combate a Curta Distância”).
A Operação Snake Eater se passa nas florestas da União Soviética. O ano é 1964 e a Guerra Fria está cada vez mais viva. Um agente da CIA com codinome Snake é enviado para resgatar Sokolov, um cientista soviético que está desenvolvendo um tanque nuclear. Acompanhando o agente está a sua lendária mentora The Boss, que o ensinou todas as técnicas de combate e espionagem a Snake, personagem principal do jogo.
11. SENUA – Hellblade: Senua’s Sacrifice
Senua é a protagonista do jogo Hellblade Senua’s Sacrifica, um jogo que envolve mitologia nórdica e celta, distúrbios mentais e uma jornada ao submundo de Helheim. Jogo muito aclamado teve a atriz Melina Juergens premiada no The Game Awards em 2017 por sua performance no papel de Senua. E o que teve de tão especial nesta performance? A entrega da atriz e a cativante história da personagem! Venha descobrir um pouco mais sobre esta poderosíssima guerreira e o que a torna esta grande personagem com o pessoal do Beco Literário, que têm uma matéria especial sobre ela para vocês!
Tem alguma personagem marcante que não está na lista? Conta pra gente quem não pode faltar pra você!
GIRL POWER!