Hoje, dia 15 de Outubro, é comemorado o Dia do Professor. Considerando a importância desses profissionais na vida de qualquer um, a data definitivamente merece ser lembrada e reconhecida. O The Geek News (TGN para os íntimos) não poderia deixar de listar os professores mais icônicos que marcaram – e marcam até hoje – a cultura geek.
Prof° Dewey – Escola de Rock
Dewey Finn (Jack Black) no disfarce de professor substituto acaba sendo uma figura de inspiração para seus alunos. Extraindo o melhor deles do seu jeito irreverente e descontraído, usando métodos certamente nada convencionais. Dewey mostra que para ser um bom professor não precisa se encaixar num estereótipo, basta ser você mesmo.
Prof° Jennifer Honey – Matilda
O clássico de 96 é um dos filmes que traz a mais doce das professoras. Jennifer Honey (Embeth Jean Davidtz), trabalhando para a tirana e cruel diretora Trunchbull, mostra o quanto uma professora faz a diferença na vida das crianças, e que mesmo diante do sistema mais difícil de trabalho, que a gentileza, amor e criatividade podem florescer e mudar o rumo da educação e da vida dos alunos.
Ted Mosby – How I Met Your Mother
Ted Mosby (Josh Radnor) é um arquiteto que já teve sua própria empresa e já trabalhou em outras companhias, mas acaba como professor de Arquitetura. Ele começa sua carreira como professor na universidade, preocupando-se em definir seu “tom” como professor. Ele tenta ser severo primeiro e depois bom, mas depois de 20 minutos, ele percebe que acabou na sala de aula errada no seu primeiro dia. Isso nos mostra que nunca estamos velhos quando queremos nos reinventar e descobrir novas oportunidades na vida.
Walter White – Breaking Bad
Walter White (Bryan Cranston) é um químico nato e um dos fundadores de uma bilionária empresa, porém vendeu suas partes nas ações por razões pessoais, tornando-se um professor de química infeliz e desiludido. Após ser diagnosticado com câncer pulmonar nível 3, resolve fabricar metanfetamina para garantir a segurança financeira de sua família após sua morte. Claro que esse não é o melhor exemplo de professor dessa lista, mas temos que admitir que Heisenberg é um personagem marcante de umas das melhores séries já produzidas.
John Keating – Sociedade dos Poetas Mortos
O filme se passa no ano de 1959, e a trama envolve um ex-aluno da renomada Academia Welton que torna-se professor de poesia e, então, é chamado para substituir um professor aposentado de Literatura na Academia Welton, famosa por sua rigidez e tradição dos valores burgueses e conservadores. John Keating (Robin Williams), um professor nada convencional, confronta os valores ultraconservadores da Welton e busca valorizar a expressão artística e a liberdade de seus alunos, aspectos limitados pela própria instituição.
O Professor – La Casa de Papel
Sergio Marquina, vulgo O Professor (Álvaro Morte) é o líder do grupo dos assaltantes da Casa da Moeda da Espanha. Ele é um homem de quem pouco se sabe e que gosta de ter calculado nos mínimos detalhes. É o cérebro de toda operação.
Professores de Hogwarts – Saga Harry Potter
Não podemos ter uma lista de professores marcantes sem citar os professores de Hogwarts, a famosa escola de magia e bruxaria. Professores icônicos, sombrios, misteriosos, cada um com sua singularidade. Alvo Dumbledore começou sua carreira em Hogwarts como professor de Transfiguração, e logo se tornou Diretor de Hogwarts. Minerva McGonagall, responsável pela arte de Transfiguração, foi professora dedicada às necessidades de seus alunos e foi a maior força docente contra os Comensais da Morte e Voldemort. Severo Snape, professor de Poções e Defesa Contra a Arte das Trevas, além de ser Diretor da Casa de Sonserina, é um dos professores mais marcantes da Saga de Harry Potter, tendo uma das melhores reviravoltas na trama e fazendo nosso ódio se tornar em amor e lágrimas no fim.
Charles Xavier – X-men
O renomado Professor X não só fundou os X-men, como também ensinou cada um deles a usar seus poderes e que valia a lutar por um mundo que os odiava e temia. Scott, Jean, Homem de Gelo e Fera foram apenas os primeiros de muitos mutantes que Charles ainda adotaria como alunos, sempre disposto a provar que ainda valia a pena acreditar na bondade humana. Seu sonho, iniciado no Instituto Xavier, já passou por muitos percalços ao longo dos anos, mas permanece vivo até hoje.
Henry Jones Junior – Indiana Jones
Henry Jones, ou Indiana, para os íntimos, ficou famoso como um corajoso arqueólogo e aventureiro que lutava para recuperar artefatos históricos e impedir que estes caíssem nas mãos erradas. O que muita gente se esquece, é que ele também lecionava sobre arqueologia na Universidade, além de ser Historiador e especialista em línguas antigas, habilidades que lhe eram muito úteis em suas viagens. Jones, que sempre deixava várias alunas apaixonadas, era um bom professor, mas sempre admitiu que preferia bancar o aventureiro do que ficar preso em uma sala de aula.
John Kimble – Um tira no jardim de infãncia
Este aqui é um caso de “professor por obrigação”. Em “Um tira no jardim de infância”, o detetive John Kimble (vivido por Arnold Schwarzenegger) está procurando um traficante fugitivo, e passa a dar aulas em uma escola para crianças de seis anos, tentando descobrir qual das mães pode ser a ex-esposa de Cullen, na tentativa de descobrir seu paradeiro. O que ele não esperava era que seu maior desafio era lidar com as crianças numa sala de aula, coisa muito mais complicada que combater o crime. Ao fim da história (SPOILERS A SEGUIR), Kimble consegue prender o bandido, e, claro, acaba gostando tanto da escola que decide virar professor pra valer.
Will Graham – Hannibal
Se ser professor já é algo difícil, imagine dar aulas sobre psicopatia e transtornos mentais. Will Graham, criminólogo da série Hanniball (no filme, vivido por Edward Norton, na série de tv, por Hugh Dancy), presta apoio ao FBI graças a seu enorme talento e sua grande empatia para compreender a mente dos chamados psicopatas e serial killers, conceito que tenta ensinar aos alunos em suas aulas. Intelectualmente talentoso, Graham é o responsável pro auxiliar na captura do famoso assassino Hannibal Lecter.
Professor Utônio – As Meninas Superpoderosas
Imagine ser professor e ainda pai de 3 meninas com superpoderes. Este é o desafio do Professor Utônio (Utonium, no original), inteligente cientista criador do elemento X que deu poderes sobre-humanos à sua criação, Docinho, Lindinha e Florzinha. Além de ser o responsável por experimentos revolucionários na área da ciência e elaborar complexas teorias científicas, ele ainda cuida das meninas com todo amor e carinho, sendo, além de um bom professor, um exemplo de pai coruja.
Essa foi uma pequena homenagem aos professores, profissão que forma toda as outras profissões. Que possamos sempre reconhecer esses seres humanos que se dedicam para nosso crescimento pessoal e profissional.
Essa publicação foi uma colab realizada pelos integrantes do TGN