Com o título merecido de Mestre do Terror, King vem há décadas nos entregando clássicos atrás de clássicos, como “O Iluminado” e “Carrie”, que foi seu primeiro grande sucesso como escritor. Ele transformou o estado do Maine no local mais horripilante dos EUA.
Do terror ao drama, e até mesmo esperança religiosa, Stephen King vem passeando por vários temas, mesmo que terror continue sendo sua marca registrada, histórias como “A Dança da Morte” são muito além de estar presa a um ou outro gênero.
Em “A Torre Negra”, por exemplo, onde acompanhamos a história do pistoleiro Roland, em uma cruzada onde encontra companheiros e todo tipo de inimigos, aqui King mostra sua capacidade em criar um universo compartilhado de suas histórias, e passear desde o western até fábulas como Rei Arthur, vampiros e magia. King eleva o nível de fantasia e mostra que o gênero não é infantil, abordando temas pesados como bullying, abuso infantil, assassinatos em série e uso de drogas, todos os seus livros usam muito dessas situações para aprofundar seus personagens e como elemento de terror. Existem poucos finais felizes em suas histórias, de sobrevivência sim, tem vários, mas King sabe explorar os traumas que impõe a esses personagens, vemos isso muito bem em “Doutor Sono”, sequência de O Iluminado, e quando você pensa que o personagem está no fundo do poço, King nos surpreende e mostra que esse poço é ainda mais fundo, como em “Pet Sematary”.
King talvez seja o autor de terror mais adaptado para cinema e tv, nos anos 80 e 90, pode-se dizer que 2 a cada 10 filmes lançados eram inspirados ou mesmo adaptados de obras do autor, e ele fez inúmeros cameos e até mesmo ajudou na produção de algumas, e pegou raiva de outras. Por isso em homenagem a seu aniversário, vou listar 6 filmes que poucas pessoas sabem serem adaptações de livros e contos de Stephen King.
1- Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994)
“Um Sonho de Liberdade” é um filme de prisão estrelado por Morgan Freeman e Tim Robbins. Considerando que é um filme de ficção histórica bastante simples, é surpreendente que ele seja adaptado de uma novela de Stephen King, e justamente por ter seu nome ligado ao horror, histórias como essa acabam sendo pouco relacionadas ao autor pelo grande público.
Apresentando um homem, Andy (Robbins), que é condenado por matar sua esposa e seu amante, apesar de seus protestos de inocência, o filme reflete sobre a natureza da criminalidade e da amizade. O personagem de Robbins torna-se amigo de Red (Freeman), pois ele sabe como obter coisas do mundo fora da prisão. Ao longo de décadas, a amizade deles cresceu e os planos de Andy começam a gerar frutos.
2- O Apanhador de Sonhos (Dreamcatcher, 2003)
“O Apanhador de Sonhos” é baseado no romance de King de 2001 com o mesmo nome, onde quatro amigos, que tinham poderes telepáticos desde que salvaram um menino quando crianças, se reúnem para uma viagem anual de caça. No entanto, os planos rapidamente dão errado quando vermes alienígenas pousam na floresta próxima e começam a matar ou possuir o grupo.
Uma unidade militar especializada em extraterrestres também está interessada em impedir a invasão alienígena e está no local. Escrever este romance ajudou King a se recuperar de seu acidente de carro em 1999.
3- Chamas da Vingança (Firestarter, 1984)
Temos aqui a maior precursora da personagem Eleven da série “Stranger Things”, da Netflix. Aqui, Andy e Vicky participaram de experimentos secretos quando jovens, durante o programa eles se apaixonaram, acabaram por se casar e ter uma filha. Charlie nasce com a estranha habilidade de causar incêndios com a força da mente. Logo, ela se torna alvo de uma enigmática agência do governo, chamada “A Loja”.
Mais uma história de King protagonizada por Drew Barrymore, acompanhos a tentativa do pai em proteger a menina, que seria usada como arma., oque falha quando acabam raptados. Acordando no interior d’A Loja, Andy e Charlie são separados durante meses e submetidos a turtuosos testes, contra a sua vontade e proibidos de se verem, até Andy conseguir una forma de escapar.
4- Colheita Maldita (Children Of The Corn, 1984)
“Children of the Corn ”, é um conto da coleção “Night Shift”. O conto das crianças macabras gerou uma franquia de terror contínua, sequência após sequência, umas bem ruins, infelizmente.
A história segue um casal que acidentalmente atropelou um menino enquanto dirigia por uma cidade abandonada em Nebraska. Eles logo descobrem que todos os habitantes com mais de 19 anos foram vítimas de um culto infantil pagão que adora uma entidade demoníaca que habita os campos de milho que cercam a cidade. Agora eles devem lutar por suas vidas ou se tornarão vítimas desse culto vicioso.
5- Lembranças de um Verão (Hearts in Atlantis, 2001)
O gentil e nostálgico filme de 2001, estrelado por Anton Yelchin e Anthony Hopkins, “Hearts in Atlantis” é baseado no conto melancólico “Low Men in Yellow Coats”.
No verão de 1960, Bobby de 11 anos faz amizade com o misterioso homem mais velho, Ted Brautigan, um inquilino enigmático que aluga um quarto na pensão da família da mãe de Bobby. Mal sabe o menino que o estrangeiro possui dons sobrenaturais, tem um passado assombrado e está sendo perseguido por homens sinistros, “baixos” e em casacos amarelos. King aqui fala sobre a geração Boomer, suas perspectivas e oportunidades perdidas.
6- Na Hora da Zona Morta (The Dead Zone, 1983)
Johnny Smith, interpretado por Christopher Walken, é um professor de literatura que estava prestes a se casar, quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao retomar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e sua noiva, Sarah Bracknell, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer. Mesmo escolhendo se isolar, é requisitado por um xerife na tentativa de encontrar um assassino de mulheres.
É um filme bastante subestimado, uma melancólica história sobre a maldição do destino. É um exercício bem interessante de realismo em meio a uma trama fantástica.
Existem ainda muitos outros filmes que foram adaptados de obras de Stephen King, nem todos bons, afinal são décadas de livros e contos, e o cinema está sempre pronto para novas adaptações, e o autor ainda tem muitas histórias para escrever.