Os mais aclamados filmes da noite, Parasita e 1917 levam juntos 7 estatuetas, e cada um se destaca, claramente, em um segmento.
Um filme é um conjunto de elementos técnicos, pessoais, e muito esforço combinado para dar vida a uma história. Tudo isso só é possível com muita criatividade, recursos e a dedicação de várias pessoas. E o Oscar 2020 premiou dois filmes que se destacaram durante a campanha da premiação, mas, cada um chamou a atenção por motivos muito diferentes.
O filme 1917, lançado pouco antes da apresentação dos indicados apostou em um tema conhecido, a guerra. O filme, mais do que uma história bacana, trouxe uma qualidade técnica com recursos imersivos e uma narrativa envolvente. A proposta de fazer a um filme em plano sequência, apresentando eventos em uma simulação de tempo real foi algo ousado e, com certeza, impressionou o público.
Sem dúvidas a qualidade técnica de 1917 foi notada e reconhecida, por isso o filme levou 3 estatuetas técnicas. Fotografia, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. Sim, 1917 levou melhores efeitos visuais, desbancando Vingadores Ultimado e Rei Leão, que vinham como os favoritos, principalmente por possuírem alguns dos melhores efeito que o dinheiro pode pagar atualmente.
Não vamos nos enganar, estas premiações não significam que o filme só tenha qualidade técnica, pois ele ainda foi indicado para as seguintes categorias: Melhor Direção (perdeu para Parasita), Melhor Cabelo e Maquiagem, Trilha Sonora Original, Design de Produção, Edição de Som, Roteiro Original (perdeu pra Parasita), e melhor Filme, que Parasita também levou.
1917 levou 3 estatuetas, de 10 indicações que teve, e três das que ele não levou, perdeu justamente para Parasita. Sem dúvidas, este foi um grande filme não levou mais prêmios por ter encontrado um adversário à sua altura, por isso não se engane, apesar de 3 premiações técnicas, 1917 concorreu e passou perto de vencer as categorias principais de conjunto da obra também.
Parasita, foi o filme com o maior número de indicações desta edição do Oscar, contou com 6 indicações, das quais, saiu vencedor em 4. Melhor Design de Produção e Melhor Edição foram as únicas que ele perdeu, mas levou 4 estatuetas que prestigiam o conjunto da obra, ou, 4 das principais premiações da noite.
Parasita levou Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor, Melhor Filme em Língua Estrangeira e Melhor Filme. O que isso significa? Primeiro que é a primeira vez na história da premiação que a Academia premia como melhor filme uma película gravada em idioma não Inglês, isso por si, é um feito por parte de Parasita, e histórico na indústria cinematográfica.
Raramente o melhor Diretor leva o Melhor filme, o que, muitas vezes soou como uma forma de dividir o prêmio de melhor filme entre mais de um indicado, então, chegou Parasita e levou Melhor Diretor para Bong Joon Ho, Melhor Filme, e também o Melhor Filme em Língua Estrangeira. Vemos aqui que Parasita não levou grandes prêmios técnicos, mostrando até que seu orçamento um pouco mais reduzido foi direcionado para outros aspectos onde a qualidade está mais atrelada ao talento, por isso, o filme com o melhor roteiro, que foi melhor dirigido e produzido fora das badaladas terras do Tio Sam, conseguiu arrebatar de forma sensacional o prêmio, talvez incontestável, de melhor filme do ano.