No dia 05/05, foi estabelecido como sendo o dia mundial da senha. Esta data foi criada para mostrar, discutir, informar, melhorar e entre outros aspectos relevantes a respeito da importância do uso de senhas seguras e eficientes na Internet. Inúmeros vazamentos ocorrem quase que diariamente onde credenciais dos usuários (id, nome, celular, senha, email) são vazadas na Internet ou alertas são dados por empresas ou especialistas de segurança.
A escolha da senha, deve ser feita de maneira eficiente ou o usuário deve utilizar um gerenciador de senhas para criar ou armazenar de forma segura as suas credenciais. Conforme Canaltech (1), as 10 senhas que foram mais utilizadas no Brasil em 2021 foram as seguintes:
123456
123456789
Brasil
12345
102030
senha
12345678
1234
10203
123123
Para a criação de senhas, existe uma série de regras que melhoram a qualidade da senha e, conforme Canaltech (1), as dicas são as seguintes:
Não utilize informações pessoais para gerar senhas, utilize senhas diferentes para cada serviço, ative a verificação em duas etapas, evite salvar senhas no seu navegador, gerencie suas credenciais por meio de cofres de senhas, utilize uma VPN ao se conectar em redes públicas ou desconhecidas, nunca envie senhas via mensagem ou e-mail e cuidado com sites de phishing.
Apesar de todas essas informações, o futuro reserva uma inovação/evolução com relação a senhas. Apple, Google e Microsoft, em conjunto, estão, conforme Canaltech (2) trabalhando em “sistemas que permitam a autenticação sem as credenciais tradicionais em seus serviços de forma segura e menos vulnerável a vazamentos e comprometimentos”. basicamente o smartphone seria utilizado para efetuar os logins nos serviços, utilizando um sistema de padrões de desenho ou mesmo biometria, por exemplo.
Agora, é aguardar para ver o resultado das novas implementações com relação as senhas e se isso pode ser o fim deste “elemento” que acompanha a todos, especialmente, no mundo virtual.
Fonte: Canaltech (1), Canaltech (2) e Techbit.