O que aconteceria se algumas coisas diferentes ocorressem com nossos heróis favoritos? What If traz respostas para essa pergunta.
[Vale ressaltar, como o nome sugere, trata-se de uma crítica SEM SPOILERS, o conteúdo a seguir reflete a opinião de seu autor. Sinta-se livre para concordar, ou discordar, total ou parcialmente, o importante é que sua opinião seja expressa com respeito e educação].
Embora o Universo Cinematográfico da Marvel tenha se tornado popular pelos filmes que funcionam como grandes episódios de uma série, o universo da Marvel é marcado por muitas histórias alternativas que eram lançadas de tempos em tempos, mantendo personagens, poderes e histórias atualizadas. E agora, com a chegada das séries no Disney Plus, parece que estamos recebendo um gostinho dessa renovação, dessa vez nas telinhas.
É interessante a forma como What If… constrói sua história, iniciando os episódios com uma narração e seguindo o episódio do dia, muito parecido com o que temos nos quadrinhos, um narrador onisciente sem muito destaque, que acaba nos surpreendendo em algumas ocasiões.
Cada episódio nos conta uma história alternativa sobre algum herói, como Capitão América, Doutor Estranho, Thor e outros. Temos uma animação de muito bom gosto e alta qualidade técnica apresentada aqui, e as implicações dessas realidades alternativas afetam diretamente o universo de cada personagem, o que é muito bacana, já que, muitas vezes, imaginamos realidades alternativas, mas com as mudanças afetando apenas o personagem sozinho, e quando vemos transformações nas histórias e mudanças tão drásticas, seja em personalidades quanto enredo, somos então fisgados pelas histórias contadas em What If…
É uma pena a série ser tão curta, mas, se quiserem lançar novas temporadas, não creio que seja problema algum, pois conteúdo a Marvel tem de sobra, manter a qualidade técnica, para uma empresa como a Disney, não me parece ser um problema também, então só nos resta esperar por mais histórias alternativas dos nossos heróis preferidos.
Review
What If...
A Marvel está deixando a gente sonhar com o multiverso e nos presenteia com esta obra prima. As histórias vão além de trocar um sexo de personagem, ou uma morte ou outra, elas realmente mostram a transformação dentro de cada universo e nos entrega uma narrativa coesa e que deve agradar a muitos fãs. A qualidade técnica da série é padrão Marvel e por serem episódios curtinhos, garantem um ótimo entretenimento rápido.
PROS
- Originalidade das histórias;
- Ser uma animação permite maior liberdade criativa;
- A convergência das narrativas;
CONTRAS
- Ser uma série curta;