A Viúva Negra morreu e o filme vai contar a história da personagem. Será que há algo que possa nos surpreender neste filme?
[Vale ressaltar, como o nome sugere, trata-se de uma crítica SEM SPOILERS, o conteúdo a seguir reflete a opinião de seu autor. Sinta-se livre para concordar, ou discordar, total ou parcialmente, o importante é que sua opinião seja expressa com respeito e educação].
Depois de anos, finalmente a Marvel resolveu lançar um filme de origem da personagem Viúva Negra, algo que os fãs pediam há anos, mas a dona Marvel parecia não confiar o suficiente na personagem, e agora, durante a pandemia, resolveu lançar um filme de fan service, mas ainda se deu mal, já que a estreia não pôde ser feita nos cinemas.
Como se trata de uma história de origem, então temos aqui um grupo de garotas que foram treinadas para serem agentes secretas, mas além disso, temos uma espécie de conflito familiar, com personagens inéditos, e trazendo assim um pequeno ar de frescor à história da personagem.
O universo do filme é redondinho, bem fechado e amarrado em si, e realmente funciona bem como um filme de origem, seguindo a fórmula Marvel, ou seja, uma jornada do herói, e mesmo sem a personagem possuir super poderes, nem raios, nem muitas outras coisas que que demandem shows de efeitos visuais, mas isso não torna o filme menos interessante, já que tem boas doses de ação, investigação e humor.
A revelação de novos personagens nos ajuda a superar um pouco a falta de momentos épicos e grandiosos como os ocorridos em Vingadores Ultimato, e isso parece cair muito bem na história, além do momento em que o mundo real vive, com a pandemia, impedindo que grandes produções reúnam um elenco e equipe de produção possam ser reunidas.
Acompanhar a história de Natasha Romanova é uma aventura muito gostosa, mesmo sabendo do destino trágico da personagem, vemos que ela tem muito mais profundidade e história do que aquilo que foi mostrado nos filmes anteriores. Além disso, vemos que não há apenas uma Viúva Negra, e o quanto que Natasha lutou para tentar salvá-las.
O empoderamento feminino é presente neste filme, ao mesmo tempo em que utiliza alguns homens como apoio para favorecer este empoderamento, o filme tenta não desmerecê0los totalmente, mas, por fim, meio que parece um filme dos anos 1990 às avessas. Ao contrário de Capitã Marvel, temos um filme sobre uma personagem com profundidade e história para ser contada, não apenas uma brecha para justificar um deus ex-machina para ajudar no enfrentamento de uma grande ameaça cósmica.
Review
Viúva Negra
Embora tardio, este filme de origem é um marco importante para a Marvel, trazendo a origem de uma heroína habilidosa e bem escrita. O filme emociona e nos faz torcer pela personagem, mesmo já sabendo seu destino, porém, consegue nos fazer enxergar de maneira diferente alguns eventos de filmes anteriores, além de abrir algumas possibilidades para eventos futuros no Universo Cinematográfico da Marvel.
PROS
- Aprofundamento de personagens;
- Apresentação de muitos novos personagens;
- Abre novas possibilidades para filmes futuros;
CONTRAS
- O filme possui pequenos problemas de ritmo;