Sylvester Stallone, sem sombra de dúvidas, esteve envolvido em grandes filmes que foram lançados e alguns exemplos são: Rocky, Rambo, O Demolidor, Judge Dredd, Os Mercenários e Creed. Esses são só alguns filmes e existem outros filmes menores mas que causaram algum impacto relevante. Então, em 2022, foi mostrado o filme Samaritano, da Amazon com a seguinte sinopse:
“Sam Cleary (Javon “Wanna” Walton), de 13 anos, suspeita que seu vizinho misterioso e solitário, o Sr. Smith (Sylvester Stallone) é, na verdade, o lendário vigilante Samaritano, que foi dado como morto há 25 anos. Com o crime em ascensão e a cidade à beira do caos, Sam toma como sua missão persuadir seu vizinho a sair do esconderijo para salvar a cidade da ruína”.
Se usando heróis grandes já ocorre de criarem produções questionáveis, imagina criar um novo herói. As chances de ocorrer algo como o filme de 1997 protagonizado por Shaquille O’Neal, cujo o título é Steel – O Homem de Aço, sempre me vem na mente. Apesar de tudo, eu resolvi dar uma chance ao filme Samaritano.
A proposta, segundo a minha visão, é um filme de herói simples, conforme pode ser observado na sinopse. O antigo herói levando uma vida comum, sem se intrometer mais nas situações na cidade, mostrando como é o seu dia, algumas pessoas querendo saber onde está o herói até que alguma situação ocorre e ele acaba aparecendo. Esse aqui não é um filme pra ser apreciado como algum da Marvel. É algo muito simples mas que foi feito de um jeito muito bom em conjunto com os elementos posteriores a serem analisados. O filme conseguiu atender a proposta com alguns pequenos deslizes.
O aspecto visual do filme é muito bom. Os efeitos especiais foram bem adicionados nas cenas que, na maior parte do tempo, não tenho reclamação. Em alguns casos ocorrem problemas quando tentaram carregar a mais e aí aparecem alguns problemas mas, isso aqui não é um filme da Marvel que custa 500 milhões de dólares. É um filme que estreou em um serviço de streaming e, ao menos pela minha visão, não teve um orçamento gigantesco para poder ser observado com grande critério esta parte.
A cidade do filme transmite com muita realidade e eficiência. O trabalho do protagonista, as coisas que ele faz, o ambiente sujo de um bairro simples … tudo isso é feito com sucesso e transmite muito bem a ideia do local.
A parte do som do filme cumpriu o papel. As cenas de combate, perseguição etc, funciona muito bem. Não detectei nada que destoe ao ponto de me incomodar muito.
O entretenimento proporcionado foi incrível. A atuação do Stallone e do Walton foram excelentes. Eles realmente fizeram um trabalho digno de elogio. Conseguiram transmitir a ideia de seus respectivos personagens.
A história que foi contada no filme é boa/interessante e pra evitar qualquer tipo de problema, não vou comentar muito mas, as vezes ela é arrastada. As vezes ela poderia engrenar mais rápido e acaba por dar uma aumentada desnecessária no tempo para o desenrolar das coisas. Isso incomoda mas não chegou a ser um fator que diminuiu muito meu interesse no filme.
Em termos de conjunto o resultado é que esse filme acaba por ser enquadrado na prateleira do assista uma vez que será divertido e proveitoso mas uma segunda vez não vejo sendo necessária. É um filme com ação e uma história com momentos bons que valem a pena de serem apreciados ao menos uma vez. É um filme simples, de streaming e, ao que parece, com um orçamento não muito elevado.
Review
Sylvester Stallone conseguiu mais uma vez fazer um bom filme que, desta vez, agrega algo no cenário de filmes "simples" de heróis. O ponto forte é a história, apesar de seu desenvolvimento lento demais em alguns momentos. Não é um filme memorável mas, eu sugiro você assistir ao filme Samaritano.
PROS
- Atuação é muito boa
- História interessante
- Parte visual do filme é muito bem feita
CONTRAS
- A história as vezes enrola muito pra avançar
- Alguns problemas nos efeitos especiais que não comprometem a obra