Em Maio de 1999 (lançamento no Brasil) surgiu The Matrix. Um filme com uma história envolvente, efeitos especiais e boas atuações dos atores envolvidos. Lembro da atuação de Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving etc. A atuação dessas pessoas foram marcantes mas muito por causa da história sendo contada. Matrix simplesmente teve um enorme sucesso, foi premiado com algumas estatuetas do Oscar e recebeu continuações até que elas terminaram em Novembro de 2003.
Como uma pessoa que gostou do resultado da trilogia, eu sempre esperei por uma continuação. O tempo foi passando e quando eu já não mais acreditava nessa possibilidade, eis que surgiu Matrix Resurrections. Eu fiquei muito empolgado com isso mas ao mesmo tempo um pouco receoso. Como seria o gancho para a história continuar após o que ocorreu em The Matrix Revolutions ?
Essa era a questão que mais me causava receio e posso citar que a história que é apresentada durante o filme, é coesa com os filmes anteriores mas não é nada incrível. Ela funciona como um bom plano de fundo e consegue se sustentar por todo o filme. É claro que ela tem alguns problemas mas citar claramente que é ótimo ou que é uma porcaria fica difícil. No começo do filme, achei bem fraca e esperava maior impacto mas depois comecei a observar que ela funcionava e no final, já estava com um sentimento de que valeu a pena todos os momentos assistidos.
Quando se trata de filme da franquia Matrix, ao menos pra mim, eu espero efeitos especiais, bom visual, uma ótima sonoplastia e boa coreografia nas lutas para trazer a lembrança dos filmes antigos. Esse aspecto, ele foi bem atendido e eu gostei da aplicação. Sem sombra de dúvidas esse ponto eu não tenho do que reclamar.
As atuações mediante a história são boas. Não tem como ir muito além quando o material entregue não ajuda. Eu acredito que atuações ótimas se devem a um excelente ator estar interpretando mediante um bom roteiro, cenas, direção e vários outros aspectos ajudando.
Como entretenimento, Matrix Resurrections cumpre seu papel. É divertido e, pra quem gostou muito dos filmes antigos, é um momento agradável rever Keanu, Carrie e outros personagens/atores e até mesmo os novos atores/personagens são interessantes. Digamos que o que eu assisti, ainda é Matrix.
Agora o conjunto obteve um resultado muito bom. Todos os momentos que eu passei assistindo foram ótimos e têm frases/conceitos que serão lembrados. O filme pode vir a ser revisitado no futuro mas não que se faça necessário tendo em vista que assistir uma vez basta para a maioria das respostas e a parte central ser entendida.
Basicamente este filme de Matrix tenta atingir quem já tem alguma informação a respeito, seja vendo os filmes antigos ou lendo a respeito na Internet ou vendo vídeos. Quem nunca assistiu um filme de Matrix ou nunca teve contato com a franquia e pensa em iniciar neste filme, não faça isso. Não vá ao cinema sem ter um conhecimento prévio ou sua experiência será bem ruim e tenderá a achar o filme um desperdício de dinheiro/tempo.
Review
Apesar da história pouco inspirada que consegue se sustentar, os efeitos especiais estão lá, ver atores/personagens antigos ajuda muito e ver atores/personagens novos importantes para o desenvolvimento do filme é relevante. Com toda a certeza, se você é fã de Matrix, assistiu aos filmes/séries, buscou informações além, você tem que assistir Matrix Resurrections.
PROS
- Efeitos especiais
- Visual/Sonoplastia
- Boa performance nas interpretações
CONTRAS
- Filme feito para quem tem conhecimento prévio
- A história deixou a desejar apesar de cumprir seu papel
- Aproveitamento de alguns personagens é baixíssimo