Stephen King é um famoso escritor de livros de terror/suspense. Várias de suas obras já apareceram no cinema e continuam aparecendo. Em alguns casos, esses filmes e séries acabam por não terem boas recomendações ou recepções adequadas mas isso acaba por demonstrar a relevância que seus escritos possui. Mesmo muitos filmes sendo questionáveis, os livros do Stephen King contém elementos bons se forem adequadamente adaptados.
Em 2022, mais um filme é lançado e tem a sua base criada utilizando uma obra de Stephen King. Desta vez o filme é Chamas da Vingança e que conta com o ator Zac Efron. Este filme é um remake de um filme de 1984. Vamos a sinopse e ao trailer do filme.
“Casal faz de tudo para esconder a filha, Charlie, que possui poderes pirocinéticos e está sendo perseguida por uma agência misteriosa”.
Se a proposta do filme era contar uma história de suspense com uma pitada de efeitos especiais, eu diria que não tiveram sucesso. A história do filme eu achei boa mas é mal contada, tem efeitos especiais que eu achei bons e que encaixam nas cenas. Eu não sei ao certo mas parece que faltaram mais elementos nas cenas, talvez diálogos mais elaborados, maior profundidade nos personagens mas, o filme teve um orçamento baixo para alguns padrões (foram US$ 12 milhões de dólares) e a proposta foi “atendida com várias ressalvas comentadas mais abaixo”.
A parte visual atende os conceitos. Os efeitos especiais de chamas são bons e passam a ideia do filme mas poderiam, na minha concepção, terem usado mais ambientes em outros momentos. Eu entendo a relação da história, da filha do casal estar escondida e tal mas parece um pouco que acabaram usando isso como “a desculpa perfeita” mas parece ser preguiça.
Quanto a parte do som … ela atende. A trilha sonora é ok, os efeitos dos sons nas chamas e em outros momentos cumprem seu papel. É o caso do não existe nada memorável e não existe nada que deixa a pessoa encantada ou fascinada.
Quando eu vi que o filme seguia alguma coisa do Stephen King eu resolvi assistir por causa disso e o entretenimento deste filme é baixo. É o típico filme que machuca assistir. A história eu achei boa mas a forma com que foi contada poderia ter sido melhor e mais elaborada. Quando o filme ficou mais atraente visualmente, já dava para suspeitar que o fim estava próximo. As atuações são fracas porque parece que o roteiro não consegue entregar material suficiente para abrir oportunidades.
Quando o filme acabou eu fiquei com um sentimento de que eu podia ter assistido algo melhor. Gastaram um valor de 12 milhões de dólares e entregaram uma experiência que não foi boa. Esse filme é credenciado como suspense e terror mas entregou pouco ou quase nada disso. Esse é o filme que eu não indicaria pra ninguém. Se for pra assistir, é apenas para um grande fã do Stephen King para fazer comparativos das obras para discutir com outros amigos o que foi bom (pouca coisa) e o que foi ruim (muita coisa). Teve alguns poucos momentos bons mas, eu não gostei. Se eu pudesse, eu não teria assistido esse filme e, se junta a mais um monte de filmes baseado na obra do Stephen King que acaba por ser ruim.
Review
Stephen King produziu obras com excelente conteúdo e que dá margem para muitos filmes serem feitos mas, o resultado de alguns desses filmes chega a machucar os fãs. Este filme tem muitos problemas e eu não recomendo você assistir Chamas da vingança de 2022.
PROS
- Bons efeitos especiais
- A história é interessante apesar dos problemas
CONTRAS
- Personagens pouco desenvolvidos
- Atuações ruins por causa do roteiro
- É um filme de suspense/terror que causou pouco destes "sentimentos"
- O trailer soa melhor do que o filme é