Esta semana, no dia 5 de outubro o Windows 11 deve ser oficialmente lançado, mas nem todo computador receberá esta versão inicialmente. Vamos conferir algumas novidades.
Privacidade e segurança digital nunca foi assunto tão popular e presente em tantas pautas quanto atualmente. Grande parte de nossas vidas gira em torno ao acesso de dados, informações e transações que envolvem a internet ou dispositivos eletrônicos, não à toa a privacidade é um dos principais assuntos abordados no Andorid 12, como podemos ver neste artigo aqui. Mas não é só no mobile que temos estas preocupações, por isso o Windows 11 também tem bastante foco em privacidade e segurança, mas além disso, temos outras novidades e vamos listar algumas delas aqui.
Vamos começar pelo visual, a nova roupagem do Windows 11 trará cantos arredondados e a capacidade da interface se adaptar às cores do plano de fundo escolhido pelo usuário. Porém, o que tem mais chamado a atenção é o novo Menu Iniciar, que por padrão vem centralizado na barra de tarefas e não mais à esquerda, como temos hoje, porém, não se preocupe, é possível mudar a posição dele de maneira fácil.
A Microsoft promete que aplicativos de celular rodarão no Windows 11, para isso, será preciso instalar a Amazon App Store através da loja de aplicativos do próprio Windows. A ideia é muito boa, mas, este recurso não estará disponível desde o início, e nem todos os apps do Android parecem funcionar corretamente ainda.
Lembra dos Widgets, aqueles lá do Windows Vista e Windows 7? Pois é, eles ameaçaram ressuscitar no Windows 10 com aquela barra de notícias, mas agora no Windows 11 eles virão novamente repaginados, com mais funcionalidades e prometendo trazer informações mais úteis e mais funcionalidades no futuro. O Microsoft Teams vira integrado ao sistema e permitirá iniciar chats de texto, áudio ou vídeo através da barra de tarefas e as notificações aparecerão individualmente para cada conversa na área de notificações no lado direito da tela.
Além disso, vários aplicativos nativos como o Paint, Gerenciador de Arquivos, e outros receberão mudanças em suas interfaces. O próprio Menu de Contexto, aquele que aparece quando clicamos com o botão direito do mouse em algum lugar também mudou, trazendo menos opções, mas se você precisar, ele tem o “Mostrar Mais Opções” que exibe todas as opções. Além da parte visual, o Windows 11 conta com melhorias internas que tornam o Windows mais rápido, mais leve e mais seguro, segundo a Microsoft.
Com grande foco em segurança, um dos requisitos exigidos para a instalação do Windows 11 é o módulo TPM 2.0 (Trusted Platform Module), um módulo de segurança que não é encontrado em qualquer placa mãe ou processador. Algumas placas podem receber o módulo comprado separadamente, como um pequeno chip que pode ser adicionado manualmente, algumas outras mais moderas já possuem o módulo, porém ele não vem ativo por padrão, mas pode ser habilitado através da BIOS, infelizmente este é o maior limitador para que usuários possam atualizar do Windows 10 para o Windows 11, mas a Microsoft, após receber muitas críticas, parece estar pensando em revisar esta exigência, mas não garante atualizações futuras nem a segurança do sistema, inclusive, a própria Microsoft recomenda que usuários que não possuírem um computador compatível com o Windows 11, que continue no Windows 10, a empresa já informou que continuará com suporte ao Windows 10 até 2025, o que parece ser tempo suficiente para que as pessoas possam adquirir um hardware novo, compatível com o Windows 11.
E aí, se empolgou com este pequeno resumo só de um pouquinho das novidades que chegarão com o Windows 11? Quer saber sobre mais novidades, dicas e tutoriais para em breve dominar o sistema? Quer saber mais sobre o lançamento e atualizações do sistema? Deixei aí nos comentários.