Ter uma casa inteligente e desfrutar do conforto e segurança que equipamentos e ambientes conectados oferecem já não é uma realidade distante dos brasileiros.
De acordo com a última PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, o número de domicílios com acesso à web no Brasil subiu para 75% em 2017, ou seja, têm como receber dispositivos inteligentes e acompanhar o mundo na popularização desse conceito. O Google Brasil, por exemplo, prevê que até 2021, cerca de 327 milhões de residências no mundo tenham ao menos um aparelho conectado. Para entender esse movimento, José Ricardo Tobias, head da Positivo Casa Inteligente, solução baseada em Internet das Coisas da Positivo Tecnologia, listou 5 razões que justificam ter uma casa inteligente:
1. É fácil – Faça Você Mesmo
A Internet das Coisas (IoT) ainda pode ser complicada para muitos, mas os produtos para tornar a casa inteligente estão cada vez mais fáceis de serem instalados e trazem a proposta “Faça você mesmo”. Não é preciso fazer reformas ou chamar técnicos. É só tirar da caixa, ligar e usar. Os produtos da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, são controlados por um aplicativo. Já o Google oferece o Google Assistente na língua portuguesa para comandar os produtos usando a voz, e também há sinalização de que outras empresas disponibilizarão em breve seu assistente de voz para o mercado brasileiro.
2. É simples – Celular e App: todo mundo tem e sabe usar
No Brasil há 230 milhões de aparelhos celular e, segundo o IBGE, 98% dos acessos à internet são feitos por esse dispositivo. O celular é justamente o caminho mais comum e fácil para controlar produtos para casas inteligentes, por meio de aplicativos. No caso dos produtos da Positivo Casa Inteligente, por exemplo, basta baixar gratuitamente o aplicativo Positivo Casa Inteligente e utilizá-lo como única central de comando para todos os dispositivos conectados da marca.
3. É barato – Preços estão cada vez mais acessíveis
Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) houve queda de 50% nos preços de produtos para casas conectadas nos últimos cinco anos. Hoje, é possível encontrar lâmpadas inteligentes da Positivo Casa Inteligente por R$ 99 e plugs por R$ 129.
4. Gera economia
Uma pesquisa da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside) revelou que a iluminação inteligente é a solução mais pedida por clientes brasileiros (76%). Com uma rede Wi-Fi em casa e internet móvel no celular, é possível, por exemplo, controlar a iluminação ou, com um plug inteligente, acender ou apagar a luz pelo celular.
5. Ajuda na segurança
Câmeras com transmissão ao vivo pelo celular, tablet ou computador, e sensores e alarmes que avisam pelo celular se foram disparados, são apenas alguns exemplos de como uma casa inteligente pode contribuir para a segurança, uma das maiores preocupações dos brasileiros, ao lado de saúde, desemprego e educação.