A animação da Netflix focou no tour mundial de nossa heroína e acrescentou uma trama mais madura em uma jornada de autoconhecimento.
A segunda temporada da animação Carmen Sandiego, da Netflix chegou há algum tempo. Nesta temporada temos o avanço da história da primeira temporada, onde a V.I.L.E. organizão vilã, une forças com a ACME, agência de detetives para tentar pegar a ladra vermelha. A V.I.L.E. tem seus objetivos malignos, mas os mantém escondidos da ACME enquanto utiliza a força policial para obter seus objetivos malignos.
A animação continua belíssima, com seu estilo visual e direção de arte que enchem os olhos. As viagens pelo mundo dão uma passadinha de dois episódios pelo Brasil, mais precisamente Rio de Janeiro, mostrando mais sobre Copacabana, Carnaval e as Comunidades. Depois segue mundo a fora enquanto a trama que se iniciou simples tem seus desdobramentos, personagens novos são adicionados e acabamos tendo uma trama maior costurada nos episódios finais.
São 10 episódios de humor leve, cenas de ação variadas distribuídas em pequenas doses. A trilha sonora é agradável, criativa e não incomoda, mas não chega a ser muito envolvente, é possível que a música de abertura seja a que cause mais nostalgia também a que mais agrade aos novos fãs.
A proposta da animação é, sem dúvidas, transformar a criminosa Carmen em mocinha. Há algumas décadas, quando Carmen Sandiego foi vista pela primeira vez, nós tínhamos que persegui-la em busca de artefatos e solucionar seus crimes, com o tempo ela passou de vilã para anti-heroína, e agora vemos ela se tornar heroína plena, o que condiz com o público-alvo, que são crianças em idade escolar, inclusive há muitos diálogos expositivos, princialmente sobre os destinos de suas viagens, o que deve estimular as crianças (e até mesmo os adultos) a buscar mais informações.
O final da temporada traz revelações importantes e intrigantes, que deixam claras a intenções de criar uma terceira temporada. Aos mais novos, as viagens pelo mundo podem ser um atrativo a mais, já aos mais velhos, fica o desejo de rever a antiga Carmen contracenando com esta jovem Sandiego. E no final, fica o valor do trabalho em equipe sendo focado e fortalecido, aonde Carmen é a personagem principal, mas seus companheiros de equipe têm funções importantes nas soluções de várias missões, e no fim das contas, nos importamos com todos e queremos sempre que se saiam bem.
Review
Carmen Sandiego - Temporada 2
Carmen Sandiego é uma animação leve, não glamoriza o crime, e reforça a importância da amizade e da honestidade, um pouco diferente do que os mais antigos estavam acostumados na animação antiga. É um desenho animado para crianças, e traz tramas infantojuvenil, o que deve agradar seus filhos até a adolescência. É uma boa pedida para aprender um pouco enquanto se diverte.
PROS
- Visual muito bonito;
- A inserção de uma trama interessante não apenas às crianças;
- Traz informações básicas sobre o mundo e estimulam a pesquisa e criatividade.
CONTRAS
- Temporada começa cansativa e demora um pouco para mostrar à que veio;
- Algumas soluções fáceis de roteiro são anticlímax.