Uma história complexa que presenteia fãs de heróis e espionagem, o filme surpreende de diversas formas, sendo a maioria, positivas.
Depois dos eventos de Nova Iorque, quando os Vingadores se reuniram para enfrentar uma ameaça espacial, Steve Roger, o Capitão América (Chris Evans), volta à sua rotina, treinando e atuando em operações para a SHIELD. Porém, um velho inimigo atua infiltrado, a HYDRA, uma ameaça às forças de defesa de todo o mundo.
Como filme de herói, Capitão América o Soldado Invernal deixa um pouco a desejar, depois do que vimos em Vingadores e Thor, achamos que faltam um pouco de luzes e outros efeitos aqui, mesmo assim o filme não deixa a peteca cair tão facilmente.
O filme funciona muito melhor como uma trama de espionagem e sua história complexa tem um roteiro bem escrito, com poucos diálogos expositivos, e situações bem dirigidas que valorizam as histórias e adiciona um certo tom de complexidade e maturidade. Ao contrário dos heróis super poderosos, aqui vemos um herói que tem mais coragem d que força dando o melhor de si para salvar o máximo de pessoas possíveis, quando juntamos a isso uma série de situações bem elaboradas, passamos a nos importar com muitas personagens e entendemos o quão perigoso é o novo inimigo.
Com um visual simples e trilha sonora minimalista, voltada mesmo para o suspense que a espionagem requer, e com subidas intensas nos momentos de ação, posso dizer que o trabalho permite que foquemos no mais importante, que é a história.
Para quem gosta de ação, em alguns momentos o filme deixará a desejar, pois há apresentação e desenvolvimento de personagens relevantes para o enredo e até mesmo para o Universo Marvel. E se o filme terminar e você sentir que não entendeu alguma coisa, saiba que é absolutamente normal, nem tudo foi revelado logo de cara, e alguns pontos não são esclarecidos tão facilmente, precisando que se puxe um pouco da memória fatos ocorridos em outros filmes, e também que se conheça um pouco do universo Marvel fora do cinema para entender referências.
Review
Capitão América – O Soldado Invernal
Capitão América – O Soldado Invernal é um filme de herói que se segura, mas brilha mesmo como uma boa espionagem. Expande o universo para além de vilões espaciais super poderosos, mostrando que a Terra corre perigo não só de criaturas extraterrestres mas também terrestres. É um filme que divide opiniões, podendo ser frustrantes para quem gosta da ação desenfreada dos heróis e vai agradar muito quem gosta de um suspense, investigação e até mesmo ação policial.
PROS
- Excelente filme de espionagem
- História razoavelmente complexa e envolvente
- Direção excelente
- Boa apresentação de personagens
- Bons efeitos visuais
CONTRAS
- Em alguns poucos momentos a história desacelera ou se torna cansativa