Na conferência da Google na Game Developer Conference (GDC), a gigante das buscas, anunciou o Stadia, sua platafrma de jogos com lançamento já para 2019.
A nova plataforma de jogos da Google se chama Stadia, e tem como principal objetivo aproximar jogadores, criadores de conteúdo e desenvolvedores. Durante a apresentação, foi falado um pouco sobre a origem e evolução dos jogos, culminando diretamente ao ponto principal: Stadia.
O Stadia parece uma evolução do Project Stream, que em 2018 surgiu com a proposta de entregar aos jogadores a experiência de Assassins Creed Odyssey diretamente no Google Chrome, bastando que as pessoas no grupo de testes tivessem acesso à internet de alta velocidade.
O novo Stadia, basicamente consta de um controle que se conecta via Wi-Fi ao datacenter da Google que estará processando o jogo.

Com GPUs dedicadas de 10.7 teraflops, o que equivale a um poder de fogo maior do que se juntar um XBOX One X e um Playstation 4 PRO, fruto de uma parceria da Google com a AMD, Linux e Vulkan, a plataforma Stadia promete aos usuários a possibilidade de jogar em qualquer lugar a 4K, 60fps, e já com planos futuros de expansão para 8K e superar os 120fps.
Se você está preocupado em fazer stream de sua gameplay, o super poder da Google Cloud, cuidará disso, enquanto transmite para sua casa o jogo, também fará a transmissão para o youtube, caso você queira, em até 4K 60fps.
As possibilidades de desenvolvimento do jogo terão crescimento dinâmico no Stadia, segundo o anúncio, quanto mais funcionalidades e desenvolvimento houver em seu jogo, mais recursos serão adicionados dinamicamente ao datacenter, para que seu game não tenha limites. Stadia, o datacenrter é a sua plataforma.
Se você não entendeu ainda do que se trata o Stadia, a frase “O datacenter é a sua plataforma” é o que melhor descreve o “novo console da Google”. Realmente, todo o esforço estará concentrado na nuvem, e você poderá jogar em qualquer dispositivo, graças a uma rede de baixa latência e replicância, que só a Google aparentemente, pode oferecer, atualmente.
Ainda no anúncio, nos foi prometido que, não haverá hacks nem cheat. E foram citadas algumas vezes que, se os games de Battle Royale, atualmente oferecem partidas com 100 jogadores, graças ao Stadia, será possível ter partidas com milhares de jogadores simultâneos.
Outro exemplo do poder do Stadia, é que, você poderá “se juntar” ao jogo, em qualquer momento. Por exemplo, se acabou de assistir um trailer de um jogo no Youtube, você pode encontrar um botão para jogá-lo, ao clicar, não precisará esperar até que o download de todo o conteúdo do game seja baixado, você terá acesso imediato, e poderá continuar a jogatina a qualquer momento, em qualquer outra plataforma, por exemplo, começar a jogar no PC, depois continuar no Celular, e quando chegar em casa, direto pela smartTV.
O Crowd Play e é um recurso do Stadia, que pretende aproximar ainda mais criadores de conteúdo e sua comunidade de fãs, onde, por exemplo, durante uma transmissão ao vivo, o criador pode abrir seu jogo para que os expectadores juntem-se a ele, e caso tenham muitos interessados na interação, é possível que mostre qual sua “posição na fila” para jogar, ou muito mais.
Já o Crowd Share, é a promessa revolucionária para a distribuição de jogos, onde, você poderá distribuir seu game diretamente em conteúdo vinculado na Playstore, Facebook, Discord, Twitter, e várias plataformas e mídia social, onde, basta a interação do usuário com seu conteúdo, e será possível iniciar a jogatina.
E este futuro não está tão distante, o Stadia foi anunciado para 2019, começando pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Europa. Como foi dito durante a conferência, este é só o começo, e no verão (do hemisfério norte), teremos mais novidades, inclusive sobre os títulos que serão lançados.
E você, o que achou deste anúncio? Ansioso? Sua internet vai aguentar? Ou você ainda é adepto de ter um console em casa? Deixe sua opinião nos comentários.