segunda-feira, 18/03/2024 - 23:06

Política Editorial

The Geek News é um subproduto da empresa Reconhecida.com, uma empresa de comunicação com atuação, inclusive em meio digital.

Com foco no universo Geek, Nerd e Cultura Pop, o The Geek News é um site de conteúdo noticioso que se utiliza de práticas e técnicas jornalísticas para elaborar e produzir seu conteúdo.

Para o Reconhecida, e isso inclui o The Geek News, jornalismo é um ato consciente e responsável de coletar, filtrar, e trabalhar com dados, transformando-os em informação a fim de gerar conhecimento sobre fatos, acontecimentos, eventos, ideias e tudo o que possa levar à reflexão, aprendizado, transformação tanto do indivíduo quanto da sociedade, e narrar isso de forma concisa, coesa, lógica, com isenção e equilíbrio essas histórias e outras narrativas.

Criado em 2017, o The Geek News atua pautado por uma agenda Geek/Nerd e Cultura Pop. Nossa pauta é dinâmica e sempre buscamos evoluir, trabalhando em conjunto com nosso público para trazer materiais atualizados e de seu interesse.

O The Geek News respeita todas as pessoas, tribos e linhas filosóficas, assim como quaisquer outros segmentos da sociedade, respeitando a todos, mas sempre em um esforço consciente para evitar que algum viés se sobressaia, buscando o bom relacionamento e respeito para com todos, e principalmente para com nosso público.

Na apuração, a isenção deve fazer parte de um esforço consciente para garantir a boa qualidade da informação, indo, sempre que possível e necessário, além de apenas ouvir e reproduzir o contraposto, mas passando pela maior quantidade possível de versões e explicações, até que se chegue a uma narrativa clara e abrangente, levando em consideração que, para cada narrativa, fato, etc… podem haver inúmeras versões, pontos de vista etc… O que pode inviabilizar uma apuração mais ampla, o que pode levar para profundas reflexões filosóficas e confundir filosofia com o jornalismo e descaracterizar nossa missão de informar com a de refletir individualmente sobre temas mais reflexivos.

Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido. Ninguém pode ser perseguido por se recusar a participar de uma reportagem; da mesma forma, ninguém pode ser favorecido por fazê-lo.

Todos os jornalistas envolvidos na apuração, edição e publicação de uma reportagem, em qualquer nível hierárquico, devem se esforçar ao máximo para deixar de lado suas idiossincrasias e gostos pessoais. Gostar ou não de um assunto ou personagem não é critério para que algo seja ou não publicado. O critério é ser notícia.

O The Geek News é apartidário, laico, repudia todas as formas de preconceito e seus veículos devem se esforçar para assim serem percebidos.

O The Geek News também é independente de governos e de grupos econômicos, e seus veículos devem se esforçar para assim serem percebidos, sendo assim, decisões editoriais sobre reportagens envolvendo seus anunciantes serão tomadas a partir dos mesmos critérios usados em relação aos que não sejam anunciantes.

Os jornalistas do The Geek News devem priorizar para a utilização da norma culta da língua portuguesa na produção de seu conteúdo, o que não os impede de utilizar de recursos como metáforas, hipérboles, onomatopeias e outros recursos linguísticos quando necessários para transmitir sua mensagem.

Pessoas públicas – celebridades, artistas, políticos, autoridades religiosas, servidores públicos em cargos de direção, atletas e líderes empresariais, entre outros – por definição abdicam em larga medida de seu direito à privacidade. Além disso, aspectos de suas vidas privadas podem ser relevantes para o julgamento de suas vidas públicas e para a definição de suas personalidades e estilos de vida e, por isso, merecem atenção. Cada caso é um caso, e a decisão a respeito, como sempre, deve ser tomada após reflexão, de preferência que envolva o maior número possível de pessoas.

Amizades, patrocínios, apoios, e outros fatores das relações sociais, política e comerciais não devem interferir na conduta ética do jornalista, que terá como prioridade a informação, e a notícia não deve ser ou não publicada por influência destes fatores. Sendo, sempre que necessário, a transferência de pauta para outro jornalista para realizar um trabalho o mais isento e equilibrado possível.

O conteúdo do The Geek News deve se fazer entender, e cabe ao jornalista trabalhar para que isso aconteça, independentemente de ser uma nota, um aviso, uma matéria com humor, um publieditorial etc…

A precisão da informação é algo que traz credibilidade e confiabilidade ao veículo de comunicação, por isso, o The Geek News preza pela checagem de dados e fontes, fazendo amplo trabalho de apuração. Ainda assim, o erro faz parte da natureza humana, e em nossa busca pela perfeição é de se esperar que equívocos ocorram, tão importante quanto saber disso, é saber reconhecer e corrigir tais equívocos, por este motivo o The Geek News tem compromisso com a exatidão das informações e dedicará esforços para maior acurácia do que publicar, fazer análises e em caso de equívocos serem identificados, fazer as devidas correções dando os devidos destaques, a fim de proporcionar a maior exatidão e qualidade ao conteúdo publicado.

Abrir espaço para a comunicação para nosso público consumidor, assim como personagens apresentados em nossas narrativas é uma importante forma para compreender o que é exato, e o The Geek News trabalhará para possibilitar esta interação constantemente fará avaliações e as devidas, quando necessárias, revisões.

A interação do público e personagens não se caracterizará nem será aceita como interferência em pautas, não ditando o que será ou não publicado, mas sugestões poderão ser avaliadas por nossa curadoria para nos ajudar a compreender a dinâmica social, que se caracteriza pela constante mudança. Esta interação é tida com bons olhos, para que não fiquemos estagnados nem criemos zonas de conforto, e assim, possamos evoluir constantemente.

O The Geek News possui compromisso com a notícia e a informação, colocando este acima de preferências pessoais, com isso esperamos respeitar sempre nosso público e trazer a informação de melhor qualidade que conseguirmos.

Bem-vindo de volta!

Entre com sua conta abaixo

Recuperar senha

Por favor, entre seu nome de usuário ou e-mail para recuperar sua senha.